Roteiro de 3, 5 e 7 dias por JERICOACOARA e região
Perguntar quantos dias são ideais para conhecer a região de Jericoacoara, no Ceará, é algo bem subjetivo. O destino tem muito o que oferecer para seus turistas e, quanto mais tempo você tiver disponível para cá, mais encontrará o que fazer. Levando em conta quem tem apenas 3, 5 ou 7 dias em Jeri, criamos um roteiro inteligente. A partir das nossas dicas dá para conhecer toda a região e os seus principais pontos turísticos. Aproveite!
Roteiro de 3 dias em Jericoacoara e Região
Um final de semana em Jericoacoara é o suficiente para conhecer a vila. Alguns cantinhos que você consegue chegar a partir de pequenas e médias caminhadas devem ser prioridade neste primeiro momento.
Dia 1 – Conhecendo a vila de Jericoacoara
A vila de Jericoacoara mantém-se basicamente a partir de duas ruas: a Rua do Forró e a Rua Principal. Aqui estão os comércios do local, a grande parte de hotéis, hostels e pousadas, algumas casas de veraneio e bares que à noite ficam completamente lotados. Para esse primeiro dia que você chega em Jeri, nós indicamos um passeio por toda a vila para você conhecer os pontos de venda de artesanato, as casinhas que são uma graça, além de outros atrativos que destacam a cultura e a história da pequena cidade.
É comum, nesses passeios a pé, encontrar cancioneiros, contadores de causos e outros artistas locais que se apresentam em praças, ruas, bares e restaurantes, destacando o que a região tem de mais próprio: história! É uma forma interessante e divertida até, para conhecer como se formou a vila de Jericoacoara e porque o destino é tão desejado por todos.
Para terminar seu dia, dedique o final da tarde para a Duna do Pôr do Sol. Você encontrará muitas dunas e outros pontos para ver o sol se pôr, mas esse cantinho é tradicional e bem especial.
Vale lembrar que o sol em toda a região Nordeste começa a se pôr a partir das 17h horas, então é bom chegar cedo para pegar um cantinho bom para sentar. Outra dica fundamental: dê preferência à calça. A região venta bastante e se você vai se saia ou short pode sentir um incômodo dos grãos de areia batendo na sua perna. A sensação é de pequenas fagulhas tocando a pele.
Já à noite, aproveite a Rua do Forró para escolher uma casa onde bandinhas de forró pé de serra se apresentam para dançar bastante!
Dia 2 – Muita Praia
A Praia de Jericoacoara é a que você provavelmente terá mais acesso durante seus dias por aqui. É possível pegar um passeio de bugue para outros litorais, mas se não tiver tempo – ou não quiser investir nisso, não tem problema! A região do centro de Jeri é muito linda e tem uma praia que você vai gostar com certeza.
Indicamos, então, você tirar esse segundo dia de viagem para curtir bastante essa praia. Dá para explorar os diferentes pontos dela, pois há alguns com barracas e outros totalmente desertos. Independente do ponto que você escolheu ficar, o mar é sempre quentinho e calmo. Quem viaja com crianças aproveitará bastante, pois há muitas piscinas em toda a extensão dessa costa.
Atenção apenas para as lanchas e surfistas que visitam o local. Como não há tanta onda no mar, eles geralmente ficam mais próximos da areia!
Dia 3 – Passeio de bugue e cavalo
Cartão-postal de Jericoacoara, a Pedra Furada, não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem, concorda? Então, usaremos o terceiro dia para conhecer esse lugar. Você pode fazer o trajeto a pé, se gostar de caminhar à beira mar. Ainda assim, indicamos contratar um bugueiro que levará você para conhecer toda a região até a pedra e ainda circulará pelas dunas da cidade. Você pode trocar o passeio de bugue pelo de cavalo, caso ache mais divertido ou atraente.
No primeiro caso é possível alugar um bugue com ou sem motorista, mas a segunda opção só indicamos para quem já tem experiência de andar sobre dunas, pois evita acidentes. No segundo caso, os donos dos cavalos disponibilizam o passeio em grupo ou individual. É preciso, nos dois casos, tomar dois cuidados importantes. É indicado que você só contrate passeios feitos por profissionais devidamente regulamentados para a sua segurança. Observe, também, as condições do animal ou do veículo contratado. Em caso de dúvida ou insegurança, evite pagar pelo serviço.
Se preferir, você pegar um passeio completo de um dia até as Lagoas, que vamos descrever abaixo.
Você está conferindo uma sugestão de roteiro de 3, 5 e 7 dias por Jeri! Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!
Roteiro de 5 dias em Jericoacoara e Região
Com mais dois dias de viagem, reservamos passeios pela região que você com certeza vai adorar.
Dia 4 – Litoral Leste
Nesse dia, indicamos que você o dedique para as lagoas que formam o Litoral Leste de Jericoacoara. Há diversas formas que chegar até aqui, mas alugar um bugue e ir pela areia é um atrativo a mais. Uma dica muito importante é sempre reservar o seu passeio com antecedência. Além de ser muito procurado, é bom sair bem cedo para poder aproveitar bem todas as lagoas. Do contrário, você apenas as verá de passagem, sem dispensar algumas horinhas para bons mergulhos.
O bugueiro com certeza passará pela Pedra Furada, mas você pode seguir, já que a conheceu no dia anterior. Ele também irá sugerir parar no Parque Nacional, que merece alguns minutos para registrar o momento. A chamada Árvore da Preguiça também é uma parada obrigatória para aquela foto de lembrança.
A Praia do Preá será a sua primeira parada do Litoral Leste de Jericoacoara. Depois siga para a Lagoa Azul e termine o dia na Lagoa do Paraíso. Aqui, vale aproveitar o pôr do sol.
Muitos bugueiros oferecem o roteiro inverso ao que indicamos, começando pela Lagoa do Paraíso, passando pela Lagoa Azul e terminando na Praia do Preá. Vale a pena fazer assim também, mas você acaba pegando a primeira lagoa muito lotada e pode não aproveitar tanto.
Dia 5 – Jangada, Windsurfe e Kitesurfe
O quinto dia você pode tirar para se divertir em um passeio de jangada por toda a costa, praticar windsurfe ou kitesurfe pela região. Dá para contratar os passeios e aulas no centro da vila de Jericoacoara, mas as atividades geralmente acontecem na Praia do Preá. O valor cobrado pelas empresas geralmente também inclui o deslocamento até lá, que já é por si só um atrativo.
Por mais que você não seja adepto, vale muito a pena e é bastante divertido. Existem grupos de todas as idades e você encontrará o ideal, com certeza.
O passeio de jangada tem duração de aproximadamente 3 horas e faz parada em alto mar, onde existem alguns bancos de areia para mergulho. Quanto mais baixa estiver a maré, mais divertido será o seu passeio, pois há mais paradas.
Roteiro de 7 dias por Jericoacoara e Região
Com uma semana dedicada ao paraíso que é Jericoacoara, você pode aproveitar ainda mais as praias da vila e dar um pulinho em outras duas cidades vizinhas que são igualmente lindas.
Dia 6 – Tatajuba e região
Toda a região da Praia de Tatajuba guarda mares lindos e uma costa bem deserta. Para quem gosta de tranquilidade, vai se apaixonar por esse cantinho. É possível chegar aqui através de bugue ou quadriciclos. Para quem viaja sozinho, indicamos o segundo meio de transporte, por ser também o mais barato. De Jericoacoara para Tatajuba é preciso atravessar o mar em uma balsa, então prefira contratar passeio já com tudo pago. Não dá para correr o risco de chegar na travessia e não ter mais barcos.
Tatajuba tem muitas piscinas naturais – já falamos delas neste outro post, se você viaja com crianças, elas com certeza adorarão tudo por aqui. A paisagem local também é muito bonita e natural. Há algumas casas de veraneio e restaurantes, mas você não encontrará uma estrutura como em Jeri.
Dia 7 – Mundaú, Flexeiras e Guajiru
No seu último dia de viagem, indicamos conhecer três praias que ficam um pouco distantes do centro de Jericoacoara, mas que são igualmente lindas. Mundaú, Flexeiras e Guajiru ficam no município de Trairi, onde você consegue chegar de balsa ou de carro 4×4 a partir de Jericoacoara.
Todas as três praias são muito bem estruturadas, permitindo também que você durma em pousadas, hotéis ou hostels, caso não queira ou precise voltar para Jeri – já que esse é seu último dia de viagem e daqui dá para seguir em direção à Fortaleza, que fica mais próximo que Jeri.
Este é uma sugestão de roteiro de 3, 5 e 7 dias por Jericoacoara, mas você pode alterá-lo à vontade para permanecer mais tempo na sua atração preferida, como nas Lagoas Azul e do Paraíso.
Jeri é um paraíso ecológico belíssimo, que certamente você não vai querer sair de lá!
Aliás, todo o litoral cearense é lindo! Você pode conferir as 10 melhores praias do Ceará para aproveitar mais o estado inteiro!