PISCINAS NATURAIS de PAJUÇARA: beleza que surge com a maré baixa
O cartão-postal mais antigo de Maceió, as piscinas naturais de Pajuçara seguem a mais de 50 anos encantando turistas de alagoas e do mundo.
A Praia de Pajuçara, junto as Praias de Ponta Verde e Jatiúca, formam os pontos mais visitados da capital alagoana. Localizada a apenas 3 km do centro de Maceió, a Praia de Pajuçara possui ótima infraestrutura turística, com muitos hotéis, casas noturnas, bares e restaurantes espalhados pela orla, além de muitas barracas à beira-mar.
Pajuçara em tupi significa ‘Terra dos Espinhos’, pelos inúmeros corais existentes na região que formam a Costa dos Corais, se estendendo de Alagoas a Pernambuco, a segunda maior barreira de arrecifes do mundo.
Mas, é quando a maré baixa, que surge o maior atrativo de Pajuçara: as piscinas naturais.
Localizadas a cerca de 2 km da costa, as piscinas naturais são como grandes aquários de águas cristalinas e transparentes, repletas de muitos peixes coloridos e outras espécies marinhas, que nadam e vivem tranquilamente entre os corais.
Para chegar até as piscinas, rústicas jangadas ficam à disposição dos turistas em frente ao hotel Radisson e levam cerca de 15 minutos para atravessar o belo mar de águas calmas até as piscinas naturais.
Pajuçara ganha destaque no quesito social, pois algumas jangadas estão adaptadas para o acesso das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, via projeto Jangada Acessível, de 2010, do arquiteto Jorge Luiz, oferecendo conforto e segurança para todos os visitantes.
Nas piscinas há opção de mergulhar com snorkel, ou tomar um delicioso banho, com a água morna e transparente batendo apenas na altura do peito, entre os corais e peixinhos.
Além das belezas naturais, os turistas contam com o serviço das jangadas-bar, que oferecem pratos regionais como lagostas e camarões, alem de bebidas, servidas em bandejas flutuantes para que o turista desfrute cada momento do passeio com total comodidade.
Então, quando for a Maceió já sabe: as Piscinas Naturais de Pajuçara é passeio obrigatório na capital alagoana.