Melhores atrações do Rio de Janeiro para crianças
O destino mais visitado do país não deixa a desejar quando o viajante busca um roteiro feito sob medida para as crianças. Além dos pontos turísticos tradicionais, como Cristo Redentor e Pão de Açúcar, a Cidade Maravilhosa sabe muito bem como atender às exigências da criançada.
Parquinhos de diversão em praias e parques, planetário, parque aquático, zoológico, festas de rua exclusivas para a molecada e muito mais fará com que sua viagem em família seja inesquecível.
Baixo Bebê no Leblon
Em meio ao grande movimento das praias do Rio de Janeiro há um cantinho muito especial reservado para os pequenos, o Baixo Bebê. Localizado na Praia do Leblon, em frente à rua General Venâncio Flores, o local conta com uma área de brinquedos, guarda-sol, quiosque que serve comes e bebes e até mesmo trocador. Para deixar o passeio ainda mais agradável para a criançada, alugueis de piscinas de plástico dos mais diferentes tamanhos estão disponíveis no local que, com uma mangueira, são enchidas com água doce.
Por ser todo cercado, a estrutura garante mais segurança e tranquilidade para as famílias. Para os que não quiserem colocar o pé na areia, há também brinquedos disponíveis bem ao lado do quiosque, no calçadão.
Jardim Botânico
O grandioso Jardim Botânico da Cidade Maravilhosa é parada obrigatória para as famílias que viajam para o Rio com crianças. Além de ser garantia de um dia repleto de passeios agradáveis pela natureza, com direito a orquidários, jardim japonês, lagos e palmeiras imperiais, o local atende muito bem a criançada com seu equipado parquinho.
São balanços, escorregadores, casinhas de bonecas, tanques de areia e muito mais que fazem as famílias perderem a noção da hora. Lá há também um bar para comprar água, refrigerante e petiscos. No Café Botânica, enquanto se mata a fome com um sanduíche, os pequenos se divertem vendo o lago com tartarugas.
Rio Water Planet
Localizado em Vargem Grande, na Grande Rio de Janeiro (cerca de uma hora de percurso para quem parte de Copacabana sentido zona Oeste), está o Rio Water Planet, um dos parques aquáticos mais belos do mundo. São 42 atrações aquáticas dentre as quais dezenas foram feitas sob medida para o público infantil – incluindo um complexo independente exclusivo para crianças de 2 a 6 anos.
Rio lento, piscina de ondas com mais de 18 tipos diferentes de ondulações, toboáguas, rio bravo de 275 metros de extensão, corredeiras e escorregas fechados de alta velocidade são algumas das atrações que o parque oferece. Além disso, o complexo conta com lanchonetes, restaurantes e centro de conveniência. É garantia de diversão para toda a família e crianças de qualquer idades.
Planetário do Rio
O Rio de Janeiro oferece aos seus pequenos visitantes uma viagem pelo espaço. Isso mesmo, um delicioso passeio pelas estrelas e planetas. Disponível para crianças a partir de seis anos, com sessões divididas por idades, as apresentações duram 35 minutos e a projeção no teto do auditório e suas poltronas reclináveis garantem o clima do tour espacial. A criançada se diverte enquanto participa de uma verdadeira aula de astronomia. O planetário está localizado no bairro da Gávea.
Lagoa Rodrigo de Freitas
Localizado no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas está o Parque dos Patins, recheado de atrações para os pequenos. Dentre ao opções está o aluguel de quadriciclos – bicicletas de quatro rodas que comporta crianças sentadas no banco da frente – ou também de bicicletas, pedalinhos e brinquedos como pula-pula, cama elástica ou ainda aluguel de triciclos motorizados.
Por ali também estão quiosques que servem diferentes tipos de comida e alguns contam, inclusive, com música ao vivo. Vale a pena conferir e passar um agradável fim de tarde no local.
Blocos e bailes de Carnaval e de pré-Carnaval
Se a visita ao Rio de Janeiro for programada para as vésperas do Carnaval ou ainda durante os dias da folia, é bom saber que é possível sim participar da festa acompanhado da criançada. A cidade oferece blocos e bailes de Carnaval e de pré-Carnaval feitos especialmente para os pequenos.
O mais conhecido é o Gigantes da Lira, primeiro bloco infantil do Rio, que leva para as ruas de Laranjeiras o gigante boneco Bobo da Corte – símbolo do bloco – palhaços, equilibristas e o casal de mestre-sala e porta-bandeira sobre pernas de pau.
Para participar dos cortejos basta estar no local e hora marcados – os blocos infantis, em sua maioria, acontecem pela manhã – e, claro, usando fantasias. Agregue ao pacote serpentinas e confetes que fica fácil de imaginar que a escolha do passeio agradará muito os pequeninos.
Parque Quinta da Boa Vista e Zoológico
Na zona Norte do Rio está o imenso Parque Quinta da Boa Vista que, além de uma grandiosa área verde destinada ao lazer e à pratica de esportes ao ar livre, abriga também o zoológico da cidade.
Antigamente estavam ali os jardins do Palácio Imperial de São Cristóvão, antiga residência da família Real brasileira, e quem visita o parque passa por lugares preservados da época. São lagos, grutas – inclusive que permitem caminhadas em seus interiores – e mirantes. Famílias aproveitam o clima agradável para fazer piqueniques, o que garante a diversão da garotada. O antigo palácio é hoje o Museu Nacional de História Natural.
O zoológico faz parte de todo o complexo e vale a visita. São animais de diferentes espécies e muita área verde. Girafas, rinocerontes, gorilas, leões e tigres são alguns dos exemplos de peso que farão os pequenos vibrarem.
Domingo na orla da praia
Todos os domingos a avenida da Orla fica fechada para carros deixando todo esse espaço – começando no Leblon, passando por Ipanema, Copacabana e chegando até o Aterro do Flamengo – para os pedestres aproveitarem o dia.
Trata-se de uma ótima opção para um passeio em família, seja fazendo uma caminhada para admirar a vista da Cidade Maravilhosa, seja alugando bicicletas. As crianças também aproveitam o espaço para correr, brincar, andar de patins, patinete e skate.
O tradicional do Rio de Janeiro
A companhia das crianças para turistar pela cidade não tira em nada a liberdade de um passeio pelo roteiro tradicional da capital fluminense. Pelo contrário, as crianças são mais do que bem-vindas no Cristo Redentor e nos bondinhos do Pão de Açúcar, por exemplo, já que a estrutura de ambos são preparadas para recebê-los.
A dica aqui é chegar cedo para os passeios, já que por serem muito concorridos, quanto mais tarde, maiores são as filas. Se esperar em filas gigantes já é uma atarefa difícil para adultos, imagina para uma criança. Porém, as vistas compensam, claro, e de tão linda, até mesmo a molecada fica deslumbrada.