Dicas para arrumar as malas para suas férias
Chegou o grande dia da viagem e agora vem a parte que mais deixa os viajantes preocupados: como colocar todas as peças dentro da mala. Para os mais práticos e que não gostam de levar muitas peças, tudo pode se resolver com uma mala de mão ou mochila. Contudo, há aqueles mais precavidos e que não dispensam uma bagagem mais recheada. Para os dois casos há facilidade na organização da mala, basta apenas conhecer as dicas certas. Veja!
Tenha a mala certa para você
Não adianta querer uma mala pequena se o seu perfil de viajante é aquele que gosta de mais volume. Então comece comprando o modelo de mala que de fato será mais próprio para todas as suas viagens, mesmo que isso custe um pouco mais. Dessa forma você terá a certeza que não haverá o perrengue de ter que amassar suas peças ou levar diversas bolsas extras porque todos os pertences não se acomodaram na mala corretamente.
Leve em conta também outros fatores:
- A mala é somente para você ou para a família inteira? Há modelos “jumbo” e que comportam bagagem de até 4 pessoas.
- Malas retangulares são bem mais espaçosas do que malas ovais. Isso porque dá para acomodar melhor as roupas nos cantinhos da peça e, consequentemente, você consegue levar mais coisas importantes.
- Pense na possibilidade de ter dois tipos de mala em casa: a mala para viagens longas e aquela mala menor, para viagens menores.
Escolhido o tamanho e o tipo certo de mala para você, agora é começar a arrumá-la!
Quantidade de peças para o tempo certo de viagem
Arrumar a mala levando em conta o tempo de viagem, faz toda diferença. Se você é um viajante mais prático e que preza por menos bagagem, conte com um conjunto de roupas para cada 2 dias de viagem. Do contrário, um conjunto por dia, levando em conta – nos dois casos – uma semana de férias.
Se o período for maior do que esse, a dica é buscar por lavanderias próximo à sua hospedagem para evitar excesso de bagagem. Imagina se a sua viagem engloba os 30 dias de férias? Não dá para levar 3 conjuntos de roupas, concorda? Então nesse caso tenha como base uma semana completa que dá muito certo!
Tenha sempre uma lista em mãos
A melhor forma de organizar qualquer coisa na sua vida é através de listas. Caneta e papel na mão para começar a decidir o que vai levar na sua viagem! Agora que você já sabe a quantidade certa de peças que deve levar para as férias, tenha isso como base para listar o que vai e o que não vai na mala.
Anotar também vai evitar que algum item importante fique de fora. Divida a lista em partes como: roupas, calçados, higiene, maquiagem, joias, etc. Assim você também tem um controle maior do que vai entrar na mala. Comece a anotar tudo com pelo menos 2 dias de antecedência, pois caso falte algo ou uma peça de roupa esteja suja, dá para providenciar nesse intervalo de tempo.
Tipo de Viagem e escolha das peças corretamente
Se você vai viajar para o Nordeste em pleno verão, por exemplo, com certeza uma camisa de frio será uma peça dispensável na sua mala. A probabilidade de usar essa roupa será praticamente nula. Então leve em consideração o seu tipo de viagem para escolher as roupas, sapatos e acessórios corretos.
Vai viajar com intenção de curtir todas as baladas da cidade? Leve mais roupas para a noite! Gosta de escalar ou fazer trilhas? Opte por peças leves e práticas! Essas questões são bem relevantes para decidir a bagagem certa e evitar peças desnecessárias apenas fazendo volume na mala. Esse espaço você pode deixar reservado para as lembrancinhas que vai trazer para casa!
Itens frágeis e sapatos
Para esses objetos só existe uma forma de organizar melhor dentro da sua mala que inclui saquinhos protetores. Hoje já é possível comprar pacotes com 6 ou até mesmo 10 saquinhos de viagem e que ajudam bastante na organização. Se você quiser pode fazê-los em casa também, usando TNT!
Aos mais práticos, aqueles sacos de supermercado também valem nesse momento! O melhor é que você poderá descartá-los logo quando chegar ao destino e guardar novos para a volta. Evite totalmente deixar vidros de perfume, creme, sapatos, roupas íntimas e qualquer outra peça mais delicada solta na mala e sem proteção.
Colocando ordem na mala!
Chegou a hora de arrumar de fato a sua mala. Seguindo o passo a passo abaixo, você fará isso rapidinho. Veja.
Passo 1 – lençóis e toalhas devem ser colocados no fundo da mala. Por serem mais volumosos, eles também ajudam a firmar ainda mais a base da sua bagagem. Você pode também deixar uma toalha de fora para colocar no final da arrumação, mas é optativo.
Passo 2 – organize todas as peças em jeans. Os jeans são também mais volumosos e não devem ser dobrados tantas vezes.
Passo 3 – a partir daqui você deve organizar as peças em camadas, de acordo com a facilidade que elas ficam amassadas. Roupas que amassam menos vão ficando embaixo daquelas que amassam mais. É uma regra bem simples e fácil de seguir.
Passo 4 – após acomodar todas as roupas, organize de um lado as peças íntimas e do outro as bolsas com itens de higiene e sapatos.
Com isso sua mala estará muito bem organizada e sem nenhuma dificuldade!
Gostou das dicas? Conta pra gente como você arrumou sua mala e se deu tudo certinho!