7 DUNAS DO BRASIL DE TIRAR O FÔLEGO
Por definição, em geografia física, duna é uma montanha de areia criada a partir de processos eólicos, sujeitas a movimentação e mudanças de tamanho. Nada que chame atenção, não é mesmo? Mas, quando conhecemos as dunas pessoalmente, vemos que elas são muito mais que uma simples definição geográfica. Elas fazem parte de um cenário incrível, seja ele árido, com vegetação exuberante, perto de rios ou mares, que formam paisagens de tirar o fôlego.
No Brasil existem várias dunas com belezas raras, como as dunas dos Lençóis Maranhenses, de Mangue Seco e de Genipabu. E não para por aí. De norte a sul é possível apreciar estas maravilhas da natureza. Veja 7 dunas brasileiras para se encantar. Você não vai resistir!
Lençóis Maranhenses
Considerado um dos cartões-postais do Brasil, Lençóis Maranhenses é um paraíso de areia e água no interior do Maranhão. A 250 km de São Luís, está Barreirinhas, uma cidadezinha pacata que perde toda a tranquilidade na alta temporada, embalada pelos motores dos veículos 4×4 que fazem um vai-e-vem dos passeios ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O Parque, conta com uma área de 156 mil ha, com dunas de até 50 metros de altura, com areias branquinhas e finas, que formam lagoas de água cristalina, ora azul turquesa, ora verde esmeralda. Uma fantástica paisagem que se torna mais bela de julho a setembro, quando chove e as lagoas ficam cheias.
A Lagoa Azul é uma das mais visitadas, uma imensa piscina de água cristalina e, como o nome diz, azul cercada de dunas branquinhas e altíssimas, paisagem única. A Lagoa Bonita exige um esforço para passar por uma duna de 40 metros de altura, mas que é recompensado pelo banho refrescante nas águas tranquilas. Assim, por todo o Parque existem centenas de outras lagoas que são um oásis em meio a um belo deserto arenoso. Passear de jipe ou sobrevoar os Lençóis são passeios obrigatórios na região.
Links relacionados
- Galeria de Fotos dos Lençóis Maranhenses
- Imagens 360° dos Lençóis Maranhenses
- Conheça mais sobre os Lençóis Maranhenses, no Maranhão
Dunas de Jericoacoara
Jericoacoara, a 300 km de Fortaleza, no Ceará, é sinônimo de praia paradisíaca. A pacata vila de pescadores, com ruas de areia e sem iluminação, torna-se um dos destinos mais lindos do Brasil para conhecer, fama que já atravessou vários oceanos. Porém atravessar Jijoca e Jeri para chegar em Jericoacoara não é fácil. São 23 km de muito sacolejo pelas dunas enormes e de areias fofas da região. Mas, o balanço compensa. Jericoacoara mantém o ambiente rústico e a natureza quase intocável do Parque Nacional que hoje a protege. São cerca de 200 km² de dunas de areias douradas, lagoas de águas cristalinas e mangues, formando uma paisagem incrivelmente bela.
Na praia central de Jericoacoara está a Duna do Pôr do Sol, imponente no cenário, onde, todos os dias no final da tarde, visitantes e moradores se reúnem no alto dos seus 30 metros de areia para apreciar o espetacular por do sol no mar. Experiência inesquecível.
Links relacionados
Dunas de Genipabu
Águas mornas e cristalinas das lagoas formadas pelas dunas de areia clara em meio da Mata Atlântica. Estas são as belezas de Genipabu, um dos destinos mais visitados no nordeste brasileiro. A 25 km de Natal, no Rio Grande do Norte, está Extremoz, um município pequeno, considerado área de preservação ambiental, devido às dunas que já foram cenários de novelas globais como Tieta (1989), O Clone (2001) e Flor do Caribe (2013). As dunas de Genipabu são móveis, cujas areias são movimentadas pelos ventos constantes, transformando a paisagem. Um cenário um pouco diferente a cada visita ao local.
Devido ao cenário bastante parecido com o Oriente Médio, o passeio de dromedário com o traje típico árabe virou febre e todo mundo quer uma foto e passar por esta divertida experiência.
Links relacionados
Dunas da Joaquina
Impossível visitar Florianópolis, a Capital Catarinense, sem ficar encantado com as Dunas da Joaquina. As dunas estão espalhadas pelas praias da cidade, em especial as praias da Joaquina, dos Ingleses, do Santinho, Moçambique, Campeche, Armação e Pântano do Sul. Entretanto, a mais famosa de todas as dunas é a da Joaquina, que divide a Praia de mesmo nome, Joaquina, da Lagoa da Conceição. Lindo ponto para apreciar as belezas da cidade, um dos locais mais visitados em Florianópolis. Na duna da Joaquina nasceu o Sandboard, ou ‘surf de areia’, em 1986, esporte onde os praticantes descem as dunas em pé sobre pranchões de madeira. Na época a prática era utilizada para ensinar surf aos iniciantes e se tornou famoso mundialmente, hoje com muitos adeptos.
Links relacionados
- Galeria de Fotos das Dunas da Joaquina
- Imagens 360° de Florianópolis
- Conheça mais sobre as Dunas da Joaquina, em Florianópolis
Dunas de Piaçabuçu
As dunas de Piaçabuçu ficam em uma região de preservação, na Foz do Rio São Francisco, em Alagoas. O acesso a esta região é muito restrito, feito apenas com veículos 4×4 e agências autorizadas. Mas, o passeio vale a pena, pois é uma das dunas mais intocadas do Brasil. Passando por um lindo coqueiral e uma floresta de restinga, chega-se a entrada das dunas de Piaçabuçu. O jipe para e a trilha agora é caminhando por 250 metros até as belíssimas areias douradas, que formam 21 km de extensão de dunas, com alturas de mais de 40 metros. No local é possível praticar o ‘ski-bunda’, ‘ski-pança’, ‘ski-mix’, ‘duplo deck’ ou todas as formas criativas de descer de dunas altíssimas até as belezas lagoas, formadas pelas chuvas de maio a setembro. Um verdadeiro paraíso escondido em Alagoas.
Links relacionados
- Galeria de Fotos das Dunas do Rio São Francisco
- Imagens 360º da Foz do São Francisco
- Conheça mais sobre a Foz do Rio São Francisco
Mangue Seco – BA
Mangue Seco, a 200 km de Salvador, já na divisa com Sergipe, ficou conhecida por ter sido cenário da novela Tieta, no ano de 1989. No local, os moradores ainda guardam fotos e recordações das filmagens com os atores famosos. E Mangue Seco teve motivo para ser escolhida palco da novela de Jorge Amado: belezas naturais incríveis! Nos cerca de 30 km de praias, as areias brancas e fofas tem movimento constante e formam mirantes de onde é possível ter observar as belezas da região. Coqueiros e cajueiros são cobertos pelas dunas, transformando o cenário, como se uma cidade toda estivesse soterrada. O passeio de bugue é imperdível, levando aos diferentes pontos de dunas, com paradas para apreciar toda beleza. E em uma das paradas para descanso, não deixe de provar o Aratu, crustáceo típico do local, servido pelos pequenos restaurantes espalhados pelo trajeto. O acesso a Mangue Seco é via barco, atravessando o Rio Real a partir de Pontal, de onde saem as embarcações de turismo.
Links relacionados
- Galeria de Fotos de Mangue Seco, na Bahia
- Imagens 360º de Mangue Seco
- Conheça mais sobre Mangue Seco, na Bahia
Dunas de Siriú
Garopaba, a 90 Km de Florianópolis, é famosa por suas belas praias que lotam de veranistas na alta temporada. Além das Praias de Ferrugem, Gamboa e Ouvidor, de águas tranquilas e mornas no verão, Garopaba abriga as Dunas de Siriú, que atraem muitos turistas, especialmente os praticantes de sandboard. Localizadas a 9 km ao norte de Garopaba, as Dunas de Siriú possuem quase 5 km de extensão e são consideradas uma das melhores formações para prática do ‘surf de areia’. Para dar uma ajudinha na subida da enorme duna foram construídos 100 degraus de madeira. Com isso, ficou mais fácil chegar ao topo das dunas para apreciar as belezas das praias ou simplesmente descer. Os esportistas e turistas agradecem!
Links relacionados
- Galeria de Fotos das Dunas de Siriú, em Garopaba
- Imagem 360º de Garopaba
- Conheça mais sobre Garopaba, em Santa Catarina