5 motivos para incluir João Pessoa em sua lista de Viagens
A pequena João Pessoa, ou Jampa para os mais queridos, pode não ser uma big metrópole, mas é grandiosa em beleza. O que você encontra por lá é de encantar qualquer turista. Cada cantinho da cidade, a cultura, a gastronomia, as pessoas… tudo é de uma delicadeza feito casinha de boneca. Difícil é conhecer a capital da Paraíba e nunca mais voltar.
Pela cidade há muita praia, muita história e um pôr do sol incrível. Inclusive, este é um dos cartões-postais de João Pessoa, a “Cidade onde o Sol Nasce Primeiro”.
Tímida, a cidade que por vezes fica fora dos roteiros nordestinos, tem muito para mostrar. Como prova disso, listamos 5 motivos – e poderiam ser muito mais – que vão convencer você de colocar João Pessoa na sua lista de viagens para as próximas férias. Confira.
1 – É um destino turístico para o ano inteiro. Tem sol de janeiro a dezembro
Nada de programar suas férias em João Pessoa apenas para os meses do verão. Independente da época do ano que você vai viajar, encontrará o sol “tinindo” – como dizem os nordestinos – e o mar chamativo para aquele banho relaxante.
Claro que alguns passeios se favorecem em algumas épocas. As pequenas ilhas de Picãozinho e Areia Vermelha, por exemplo, só ficam acessíveis em semanas de lua cheia e lua nova. Se esses passeios não podem ficar de fora do seu roteiro, basta se programar com a data certa!
2 – Algumas das praias urbanas mais bonitas do Nordeste
Esqueça a ideia de praias urbanas que você já viu, com muita estrutura e lotação esgotada de turistas ávidos por um bronzeado. Apesar de tranquila, a orla de João Pessoa não deixa a desejar em nada. Você vai encontrar cantinhos bem especiais para passear e poder curtir o mar, a vista e o sol, claro.
A grande vantagem de João Pessoa é que dá para aproveitar muito mais das praias. O sol começa a surgir às 5 da manhã, então além de ganhar umas horinhas do dia, você ainda curte sua praia de forma mais saudável, já que é o horário indicado por dermatologistas para não afetar a pele. Em contrapartida, ele também vai se pôr mais cedo, geralmente às 17 horas.
A Praia de Tambaú é a mais famosa da cidade. Os coqueiros daqui são cenários para muitas fotos e vídeos e você também precisa registrar o passeio no local.
A Praia de Cabo Branco pode ser uma segunda opção urbana bastante popular. Para turistas que desejam ter um contato maior com os moradores de João Pessoa, Cabo Branco é o lugar, pois muitas pessoas praticam exercícios diários na orla e aproveitam o final de tarde nas barracas da praia.
Para quem gosta de mais sossego, indicamos ir para outra praia, pois Tambaú e Cabo Branco são bastante movimentadas, principalmente nos meses de férias. Uma bela opção é a Praia Manaíra, muito tranquila, mesmo em trecho urbano, sendo o local preferido dos pessoenses para prática de esportes.
Também tem a Praia do Bessa, que varia um pouco, sendo parte movimentada e parte bem deserta, ótima para descansar e aproveitar o dia ensolarado de praia.
Outra praia deliciosa em João Pessoa é a Praia do Poço, com águas agitadas ideal para prática de esportes náuticos, como jet ski e windsurf, a orla tranquila, ótima para banho.
Praias dos Arredores
Já saindo um pouco do centro da capital, mas ainda na região metropolitana, no município de Cabedelo, esta a Praia Intermares, na divisa com a Praia do Bessa. O mar de águas cristalinas é ótima pedida para esportes náuticos e nas areias o agito fica por conta dos bares e barracas.
Para quem quer ainda mais sossego, a 17 km de João Pessoa, também em Cabedelo, fica a Praia Formosa, onde muitos moradores tem casas de veraneio. O local possui ótima infraestrutura turística, com muitos hotéis, pousadas, bares e restaurantes.
Além destas, você tem a Praia dos Coqueirinhos e a famosa Praia da Ponta do Seixas. Todas essas praias são muito bem estruturadas, com quiosques bem completos e organizados. A areia fina, clara e limpa, assim como o mar, com águas bem transparentes e em sua maioria, calmas.
Você está conferindo os motivos para incluir João Pessoa na sua lista de viagens. Se está gostando das dicas da cidade, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!
3 – João Pessoa é, por completo, um Patrimônio Histórico Nacional
A cidade de João Pessoa foi tombada em 2007 pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, sendo considerada um Patrimônio Histórico Nacional. Foi a terceira capital a ser fundada no Brasil, ganhando esse nome em homenagem ao político João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, candidato a vice-presidente do Brasil na eleição de Getúlio Vargas. Ele foi assassinado em Recife, no ano de 1930, o que deu origem também a outro movimento importante de nossa história, a Revolução de 30.
É no Centro Histórico da cidade que está o complexo barroco mais antigo do Brasil. Localizado entre os bairros do Centro e Varadouro, você encontrará prédios antigos, mas muito bem conservados, que contam não apenas a história da capital paraibana, mas também do nosso país. Parte das grandes revoluções brasileiras, principalmente pela independência, tiveram João Pessoa como cenário.
Estando no centro, não deixe de conhecer a arquitetura barroca da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Igreja da Misericórdia, a Praça Antenor Navarro e o antigo Hotel Globo. Este último foi, inclusive, o primeiro grande hotel da cidade e guarda até hoje, peças de art-déco e art-noveau das décadas de 20 e 30.
São muitos outros prédios localizados no Centro Histórico de João Pessoa que merecem alguns minutos de visita. O Convento de Santo Antônio e a Igreja de São Francisco, ambos todos decorados com azulejos portugueses que têm desenhos representativos da Paixão de Cristo; nesse mesmo local você encontra um imenso cruzeiro, considerado o “Maior Monumento Barroco da América Latina”.
Visite também o antigo prédio da Faculdade de Direito, a primeira da cidade, para conhecer um pouco dos registros políticos e históricos de João Pessoa. O prédio fica na Praça João Pessoa, onde também está o prédio da Assembleia Legislativa, moderno e imponente, contrastando com o prédio do Tribunal de Justiça e o do Palácio da Redenção, antigas arquiteturas guardadas ainda dos primeiros anos da cidade.
4 – Curtir o pôr do sol mais diferente do Brasil na Praia do Jacaré
Se tem algo que todos os turistas que chegam aqui querem ver de perto é o pôr do sol na Praia do Jacaré. Esse é o mais famoso de todo estado e o mais diferente de todo o Brasil. Tudo porque, todos os dias, o músico Jurandy do Sax encanta o final da tarde com um lindo instrumental do Bolero de Ravel.
O local é uma praia fluviomarinha, formada pelas águas do Rio Paraíba com o Oceano Atlântico com muitos mangues, sendo, por isso, imprópria para banho, mas ideal para curtir o final de tarde. A dica é chegar bem cedo. As 16 horas já tem gente no lugar querendo uma mesinha para desfrutar petiscos locais e uma cerveja bem gelada, enquanto admira o momento. É um espetáculo cultural e natural muito bonito de se ver.
Apesar de sair um pouco do centro de João Pessoa, você não terá dificuldades em chegar até o ponto turístico. Ele fica na parte norte da cidade e tem transportes públicos que passaram pela BR e deixam você um pouco mais próximo, sendo preciso apenas fazer uma pequena caminhada ou pegar outro transporte. Como é um passeio comum, vai ser bem fácil encontrar vans na orla de João Pessoa fazendo esse trajeto por valores bem acessíveis.
5 – Sentir-se mais próximo da natureza
João Pessoa é considerada a cidade com mais qualidade de vida do Nordeste. Na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Eco 92, a cidade foi citada pelas suas áreas verdes e recebeu o título de “Segunda Capital mais Verde do Mundo”. Se você gosta de natureza e aproveitar parques ecológicos, terá alguns passeios bem interessantes para fazer.
O Parque Solon Lucena é o mais conhecido de todos. Traçado pelo paisagista Burle Marx, você encontra jardins inteiros de bambus e palmeiras imperiais. No centro do parque há um lago redondo e onde muitas pessoas vão para fazer caminhadas ou ficam apenas observando a paisagem.
Outro parque para ser visitado em João Pessoa é o Parque Arruda Câmara. Se você está viajando com crianças, elas vão adorar o passeio. Aqui há o Bica, um jardim zoobotânico, com uma fonte imensa de água potável totalmente natural. Também é possível ver animais em mais de 80 espécies diferentes, além de algumas plantas típicas da Mata Atlântica.
Como terceira opção de um passeio mais ecológico, indicamos o Jardim Botânico Benjamim Maranhão. Aqui você encontrará uma imensa reserva natural da Mata Atlântica, sendo inclusive, uma das maiores do país. É para o Jardim Botânico que vão os turistas que gostam de se aventurar em trilhas ecológicas, mas você também pode ir apenas para aproveitar a paisagem.
E então, quando nos encontramos em Jampa? Sabe também de outros locais que merecem entrar nessa lista? Deixa seu comentário e compartilha a sua dica com a gente!