16 praias brasileiras PARADISÍACAS que parecem o Caribe
O litoral brasileiro é todo banhado pelo Oceano Atlântico e possui cerca de 2.095 belas praias. Com ou sem ondas, com água em diversas tonalidades de cores e tipos de areias, nos arrecifes, baías e ilhas, conseguimos fazer o impossível: selecionar 12 praias brasileiras paradisíacas como o Caribe!
E mesmo com muito mais belezas espalhadas pelos Estados brasileiros, elas já são ótimos motivos para planejar as próximas férias e usufruir locais verdadeiramente inesquecíveis. Veja.
1 – Praia do Sancho – Fernando de Noronha – PE
A Baía do Sancho – ou Praia do Sancho – já recebeu dois prêmios como melhor praia do mundo pelo Travellers Choise, do site de viagens TripAdvisor. A escolha é feita pelos próprios viajantes e mesmo quando não está em primeiro lugar, figura entre os cinco primeiros.
Para chegar até ela é preciso comprar ingresso para o Parque Nacional Marinho, chegar por uma trilha ou de bugue a uma passarela de material reciclado e que leva até o mirante. A vista é de tirar o fôlego e se emocionar com tanta beleza. As nuances da água de azul intenso e verde claro, as areias brancas, as matas e rochas são de puro êxtase.
Para sair do mirante e chegar até a areia, é preciso descer uma escada íngreme e colada as rochas. Mas a aventura vale a pena. Quem faz mergulho se depara com uma vida marinha riquíssima.
Outra forma de chegar à praia é de barco, que não chega até a areia, mas aguarda o mergulho dos turistas.
2 – Cumuruxatiba – BA
Falésias e coqueirais emolduram a Praia de Cumuruxatiba, que fica no distrito do mesmo nome, no município de Prado, no sul da Bahia. Para chegar até ela é preciso ir de carro por uma estrada de terra, para, em seguida, caminhar por um outra estradinha estreita.
A vegetação rasteira dá um clima de praia de deserta, que se confirma pela baixa frequência de turistas. Há belos recifes que aparecem com a maré baixa. A Praia de Cumuruxatiba é extensa, de areia compacta e dourada, com águas esverdeadas e calmas, excelentes para o mergulho.
O clima do local é rústico, caracterizado por um píer de madeira semi-destruído, algumas casas para pescadores, mesas e bancos feitos com tocos de madeira. Nas proximidades há bares e restaurantes que mantém a simplicidade do local, mas na própria praia não há nenhum tipo de construção e nem comércio.
A variação da maré e os rios que encontram a praia deixam veias de água limpa pela areia.
3 – Praia dos Carneiros – Tamandaré – PE
Repleta de coqueiros e construções coloniais, contornada por águas cristalinas e calmas, a Praia dos Carneiros é uma das maiores belezas do litoral de Pernambuco.
Localizada em Tamandaré, é rústica na medida certa, não sendo uma praia comercial. Porém, possui quiosques, restaurantes, bangalôs e pousadas que compõe com a boa infraestrutura local. Não há tumulto mesmo em alta temporada e o clima sempre é de uma praia deserta.
Para chegar até ela de carro, é preciso pegar uma estrada com 5 quilômetros de asfalto e 5 de terra, deixando o carro no estacionamento. Caso não queira gastar e deseje se exercitar, pode deixar o carro na Praia de Tamandaré e ir a pé pela praia, numa caminhada deliciosa de 40 minutos.
A igrejinha branca e singela de São Benedito chama atenção na beira da Praia dos Carneiros, pela beleza de sua simplicidade e por ser emoldurada de coqueiros, dando um ar ainda mais romântico.
4 – Praia do Farol – Arraial do Cabo – RJ
Segundo o INPE (Instituto de Pesquisas Espaciais), a Praia do Farol é a mais perfeita do Brasil, baseado na qualidade da areia e da água. Ela é, sem dúvida, a mais bonita de todas as belezas de Arraial do Cabo. Protegida pela marinha por uma reserva ecológica, suas cores são do intenso branco da areia ao azul do mar.
É preciso ir de barco e o trajeto é rápido, com imensas belezas naturais no caminho. É perfeita para o mergulho, com um aquário natural rico em vida marinha.
Tem 1 quilômetro de areia, com pequenas dunas e uma figueira centenária que sobressai no meio de tantas belezas.
5 – Praia do Espelho – Trancoso – BA
A Praia do Espelho fica em Trancoso, na Bahia e faz parte da Costa do Descobrimento, sendo a mais bela de todas as maravilhas da região. Sua água é azul com reflexos esverdeados, calma como uma piscina, com falésias brancas e avermelhadas, riozinhos que deságuam no mar e muitos coqueirais.
No alto da falésia, indo pelo Condomínio Outeiro das Brisas, é possível ver toda a extensão da praia e sua beleza sem igual. A praia é especial tanto no sol, que reflete tons esverdeados no mar, como à noite, onde a luz traz reflexos prateados a água.
Faça um passeio em 360 graus pela Praia do Espelho clicando aqui.
Com ótimas e aconchegantes pousadas, a Praia do Espelho e um dos destinos mais desejados para quem vai à Bahia. Os melhores restaurantes também fazem parte das hospedagens, apesar do local ter alguns espalhados pela praia.
A Praia do Espelho fica entre Caraíva e Trancoso, mas para chegar o melhor caminho é ir até Arraial d’Ajuda, seja de carro ou para pegar um ônibus. Mesmo fazendo muito sol durante todo o ano no Nordeste, evite ir de março a maio, pois é a época que mais chove na região.
6 – Praia do Patacho – Porto de Pedras – AL
Areias claras, águas translúcidas e muitos coqueiros foram a beleza da Praia do Patacho. Difícil destacá-la como a mais bonita, diante de outras tão belas ao redor. Mas, com a maré baixa, é preciso andar quilômetros pela areia para chegar as águas calmas da piscina natural. E então o visual fica imbatível.
Embora pouco explorada e com o aspecto de praia deserta e naturalmente rústica, seu acesso não é difícil, porém não há sinalização – aí o GPS se faz necessário! Ela faz parte da Rota Ecológica e, se precisar, é só pedir informação aos locais que eles indicam o caminho.
Confira a ROTA ECOLÓGICA: o charme do litoral norte de Alagoas
Não há vendedores ambulantes nem bares ou restaurantes na praia, apenas poucas construções de pescadores e pousadas. O ideal é comer nos restaurantes das hospedagens e permanecer na praia curtindo o visual paradisíaco!
Para quem gosta de conhecer mais a região e saber sobre a fauna local, passeios de jangada levam até o Projeto Peixe-Boi Marinho, que podem ser vistos muito próximos.
Evite visitá-la de maio a agosto, por chover bastante na região.
7 – Lagoa Azul – Ilha Grande – RJ
A piscina natural de azul intenso tem um fundo com muita areia, cercada por rochas. A Lagoa Azul fica na Freguesia do Santana e entre duas ilhotas em Ilha Grande, Rio de Janeiro.
Para chegar até lá, somente de barco. É um lugar muito badalado e ponto certo de paradas de embarcações, onde os turistas podem mergulhar nas belas águas calmas.
Ao seu redor, estão as ilhas do Macaco, Comprida, Pombas, Redonda, Arpoador e Aroeira. Seu nome original é Praia do Sul de Fora, mas o apelido de Lagoa Azul foi inspirado no filme do mesmo nome e por ter seu cenário paradisíaco, semelhante ao da história.
O único comércio fica num charmoso barco – restaurante de frutos do mar, que também vende drinks e bebidas variadas. Faz serviços de entrega por uma lancha até o local onde está o banhista. Praticidades do paraíso!
Você está conferindo as 16 praias brasileiras mais paradisíacas e que parecem o Caribe. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!
8 – Península de Maraú – Bahia
Apelidada de “Caribe Baiano”, a Península de Maraú tem a Praia de Taipu de Fora, de uma beleza sem igual e absolutamente mágica. Toda a região é excepcional, que mistura o manguezal da Baía de Camamu com as águas translúcidas da costa, formando um cenário de cinema!
São quilômetros de praia de areia fina, avermelhada e cheia de coqueirais que não só deixam o lugar ainda mais bonito, como dão sombra aos visitantes. A vida marinha é rica e é possível apreciar os peixes mesmo na margem, principalmente na maré baixa, quando há formação de piscinas naturais, ideais para mergulho e prática de snorkel, além de SUP.
As formações de corais que a cercam, incrementam a beleza do lugar e, mesmo com a sua paz e calmaria, o Bar das Meninas tem bastante animação e alugam também equipamentos para mergulho.
Clique aqui e faça um tour virtual em 360 graus pela Península de Maraú.
Para chegar até Taipu de Fora é preciso ir até Camamu, que é bem próxima de Barra Grande, primeira praia da Península.
9 – Praia de Castelhanos – Ilhabela – SP
O Estado de São Paulo também possui praias paradisíacas e a considerada mais bonita de todas é a Praia de Castelhanos, na Ilhabela. O acesso já é uma aventura, pois é preciso cortar a ilha numa estrada de 22 km, no meio da Mata Atlântica do Parque Estadual de Ilhabela. O acesso é restrito a motos, bicicletas e carros 4×4 ou a pé, através de difíceis trilhas.
Mas, a dificuldade de chegar vale a pena ao se deparar com 1,5 km de areias claras, mar aberto de ondas fortes na maior parte da praia, mas que também tem águas mais calmas e tranquilas. A cor do mar é azul claro, que faz um lindo contraste com a areia.
No canto direito da praia há uma trilha que leva a um mirante, onde se avista toda a praia e a romântica forma de coração num de seus pontos.
Os moradores são da comunidade caiçara. Há bares e quiosques bem rústicos, aluguel de tour onde jipes fazem o trajeto até a ilha. Não há nenhum tipo de hospedagem, a não ser um camping simples e com pouca estrutura.
10 – Praia da Lagoinha – Bombinhas – SC
Toda a região de Bombinhas vale a visita, mas a Praia da Lagoinha se destaca diante de tanta beleza. Ela fica no costão direito da praia de Bombinhas e é ótima para o mergulho.
Sua piscina natural de águas cristalinas, mostram uma grande variedade de vida marinha, colorida e das mais variadas espécies. Mesmo sem mergulhar, é possível ver os peixes na superfície.
As águas sem onda são irresistíveis e o ambiente inspira tranqiilidade e paz. Cercada de mata, o tom verde contrasta com as águas azuis, a areia fina e clara e o costão rochoso.
Há pouca infraestrutura, com algumas pousadas, residências e bares. Mas, por não ser longe do centro urbano fica lotada na alta temporada, sendo o recomendado chegar cedo para pegar um lugar ao Sol!
Clique aqui e faça um passeio virtual por Bombinhas em 360 graus.
O melhor acesso é mesmo a pé, pela passarela da Praia de Bombinhas e atravessando a Prainha e a Praia do Embrulho.
11 – Praia do Amor – Tibau do Sul – RN
A Praia do Amor, localizada em Tibau do Sul, pertinho de Pipa, até tem ondas que atraem alguns surfistas, mas seu principal público mesmo é de família e casais apaixonados! O cenário é mesmo de filme, pois a forma da praia é de coração, daí o nome de Amor. A mata local e as falésias a cercam, deixando ainda mais aconchegante e bonita.
O mar é esverdeado e a areia dourada, de faixa larga e extensa. E a vista a partir das falésias é incrível.
A maré baixa transforma o espaço numa piscina natural sensacional, ideal para banhos e mergulhos.
Menos badalada que praias vizinhas, a Praia do Amor é destino frequente de casais em lua-de-mel, que fazem juras de amor (ou pedidos de casamento!) com o fundo de coração. O local é considerado de sorte para quem deseja encontrar um amor ou concretizar o que já tem. Então, já sabe, né?
Para chegar a Praia do Amor pode-se antes a partir da Praia do Centro quando a maré está baixa, ou pela escadaria próxima ao estacionamento do final da rua principal. Há comercio local com barracas e poucos vendedores ambulantes.
12 – Praia de Ipioca – Maceió – AL
A Praia de Ipioca é deserta, com areias brancas e fofas, água azul turquesa e sem ondas, coqueiros, e bancos de areia que formam piscinas naturais ótimas para o mergulho. O local é de uma beleza que a faz ser conhecida como a mais bela de Alagoas.
É das praias com menos turistas, apesar de toda sua exuberante beleza e também da proximidade com a capital – a Praia de Ipioca fica a apenas 24 km do Centro de Maceió.
O local tem um restaurante, a Barraca do Hibiscus, que vende petiscos e bebidas, com charmosos pufes e tendas para os clientes. Há uma cobrança de entrada para usufruir do conforto oferecido, inclusive com música ao vivo, massagens e relaxamento. Fora esse local, a Praia de Ipioca não possui comércios, sendo tranquila e deliciosa para passar seus dias de férias!
13 – Praia da Atalaia – Fernando de Noronha – PE
Olha aí o paraíso de novo na nossa lista! Fernando de Noronha tem praias incríveis e mais uma entra na nossa lista de praias que parecem o Cariba. A Praia da Atalaia é de entrada restrita, por ser área de preservação de várias espécies marinhas, mas o visual é deslumbrante!
O mergulho de snorkel é controlado por guias locais, mas é possível nadar pertinho de vários peixinhos coloridos e grandes tartarugas marinhas! Um passeio inesquecível!
Para visitar a praia é preciso agendar antecipadamente, portanto, quando estiver planejando a sua viagem para Fernando de Noronha, não esqueça de incluir Atalaia na programação e já agendar o dia do passeio!
14 – Praia do Gunga – Barra de São Miguel – AL
Cartã0-postal de Alagoas, a Praia do Gunga é uma das praias mais requisitas e desejadas do Estado. Com belos coqueirais emoldurando a orla, Gunga tem águas tranquilas, cristalinas e mornas o ano inteiro e ainda conta com uma ótima infraestrutura turística com bares, restaurantes, pousadas e hotéis.
Chegar lá não é complicado, só demora um pouco. A partir de Barra de São Miguel sai um barco que faz um trajeto passando pela Lagoa do Retiro, que, por sí só, já é passeio lindo e agradável.
Chegar por terra é mais complicado, pois passa por uma fazenda de coqueiros – que emolduram toda a paisagem. Precisa pedir permissão de entrada – afinal é uma propriedade privada -, mas no geral não há problemas de atravessar a área.
Se for de bate-e-volta a partir de Maceió, confira sempre a tábua da maré, pois com ela baixa há a formação de piscinas naturais que deixam a Praia do Gunga ainda mais linda!
Quer ver mais? Clique aqui e veja imagens em 360 graus da Praia do Gunga.
15 – Piscinas Naturais de Porto de Galinhas – PE
Dentre as várias piscinas naturais do Brasil que parecem o Caribe, as de Porto de Galinhas chamam atenção pela quantidade de turistas que a visitam. Certamente é um dos destinos mais badalados do Brasil e mais lindos também!
Porto de Galinhas conta com ótima infraesturura turística, excelentes restaurantes e bares, e muitas opções de hotéis e pousadas. Várias agências de viagens promovem os passeios, assim, ninguém fica sem conhecer nada!
O passeio de jangada até as piscinas é rapidinho e feito apenas na maré baixa, quando é possível de fato descer em alto mar mergulhar e curtir todo o visual encantador dos corais e rica vida marinha. Quem gosta de mergulho, os snorkel geralmente são alugados na própria jangada, ou antes do passeio na agência.
Complementando ainda o passeio é possível ir até a Praia de Maracaípe e conhecer o Projeto Hippocampus, de preservação do interessante cavalo-marinho. Além do conhecimento adquirido, a beleza do lugar será inesquecível!
16 – Galés de Maragogi – AL
E, claro, não poderia faltar na nossa lista o lugar que já conhecido como Caribe Brasileiro: as Galés de Maragogi!
As Galés, como são chamadas uma das piscinas naturais da região, são maravilhosas e atraem centenas de turistas todos os meses, não importa a estação. O passeio de barco até lá dura, em média, 3 horas, sendo que os mergulhos podem ser longos para todos curtirem bem a paisagem e as águas mornas e cristalinas de Maragogi.
Maragogi tem ótima infraestrutura turísticas, com resorts, hotéis e pousadas aconchegantes, além de muitas opções de bares e restaurantes. São várias agências de serviços turísticos para receber, orientar e realizar os passeios. Turistas bem servidos e com toda comodidade no paraíso!
Além dessas piscinas naturais, Alagoas, Bahia, Pernambuco possuem várias outras! Além de ilhas como Boipeba e Morro de São Paulo! Difícil escolher entre tantas belezas, não é?
***
E então, conseguiu escolher a praia brasileira paradisíaca mais linda? São todas maravilhosas! Planeje sua viagem para conhecer cada uma delas! Boa viagem!