110 DESTINOS IMPERDÍVEIS para viajar pelo BRASIL: veja os melhores!
O Brasil é um país completo. Todos os tipos de atrações turísticas você encontra aqui. É possível aproveitar destinos de praia, com atrativos históricos, culturais, museus, lugares curiosos e muita natureza.
Para comprovar isso criamos uma lista com 110 destinos imperdíveis de nossas terras e que você pode aproveitar em suas próximas férias. Veja quais são.
REGIÃO NORDESTE DO BRASIL
BAHIA
1- Taipu de Fora – Barra Grande (BA)
Mar sempre verde, águas tranquilas na maior parte de sua extensão e um dos coqueirais mais bonitos que você com certeza encontrará no sul da Bahia. Não deixe de visitar as piscinas naturais na maré baixa e ir até a Lagoa Azul, que fica no Morro do Farol.
2- Praia do Espelho – Trancoso (BA)
Charmosa, é considerada uma das praias mais bonitas do nosso país. O destaque para os visitantes são os passeios nos mirantes, nas falésias e o tour de barco até o Rio dos Frades. Os corais de Caraíva e Corumbau convidam os visitantes para mergulho na maré baixa. Aproveite.
3- Morro de São Paulo – Ilha de Tinharé (BA)
Paraíso de turistas estrangeiros, as praias dessa região guardam muita beleza natural e histórica. Na Quarta Praia você ainda encontra muitas piscinas naturais e um lindo forte para admirar a paisagem da ilha.
4- Ilha de Boipeba – Cairu (BA)
Patrimônio Natural da Bahia reconhecido pela UNESCO, você encontrará algumas das praias mais bonitas do país aqui. No verão a Ilha de Boipeba é bastante movimentada e muitos shows e festivais acontecem por aqui.
5- Itacaré – Bahia
É uma das praias preferidas de surfistas que estão pela Bahia. Itacaré tem atrativos o ano inteiro, com campeonatos de surfe e muita festa acontecendo por suas praias. A natureza também é muito presente aqui, sendo um ótimo destino para trilhas ecológicas.
6- Ilhéus – Bahia
É um destino que mistura história, cultura e natureza. Indicamos a Rota do Cacau e o Tour Jorge Amado, pelos principais pontos contados nos livros do autor. O centro histórico de Ilhéus também tem construções importantes. As praias de Back Door e Batuba são as mais populares.
7- Prado e Cumuruxatiba (BA)
Duas vilas de pescadores que foram áreas indígenas na época do descobrimento. Com um estilo de vida bastante tranquilo, o destino oferece aos seus turistas lindas falésias, uma reserva de Mata Atlântica incrível e lindas praias.
8- Porto Seguro – Bahia
Festa e agito o ano inteiro. Porto Seguro tem atrativo para todo o tipo de turista. É possível curtir nas muitas barracas, com shows e gente animada. Também dá para circular pelo centro histórico e conhecer mais das primeiras construções do Brasil.
9- Arraial D’Ajuda – Bahia
A vizinha mais famosa de Porto Seguro é também um destino badalado, principalmente no verão pelas belas praias. Na Broduei é onde acontecem shows e você pode circular, conhecer pessoas e aproveitar da culinária baiana.
10- Trancoso – Bahia
A vila de Trancoso foi uma das primeiras do Brasil, fundada por jesuítas no século de 1500. Hoje a sua tranquilidade e natureza atraem turistas que buscam um descanso mais requintado nos resorts da região, com muitas praias deliciosas.
Confira as Melhores Praias entre Arraial D’Ajuda e Trancoso.
11- Santo André – Santa Cruz Cabrália (BA)
O pequeno povoado de Santo André mantém um estilo de vida mais rústico, aquele existente desde 1500. As praias da região são tranquilas, com poucas ondas baixa circulação de turistas.
12- Salvador – Bahia
Capital do estado, Salvador é considerada a Terra da Alegria. Aqui é destino para o ano inteiro, mas no verão a cidade ferve, principalmente no período do carnaval. Indicamos passeios como o Farol da Barra, o Centro Histórico, a Igreja do Bonfim e o Solar do Unhão.
13- Chapada Diamantina – Bahia
Outro patrimônio natural do Brasil localizado na Bahia. A Chapada Diamantina é repleta de cachoeiras e lagoas, como a Gruta da Lapa Doce, a Gruta da Pratinha, o Poço Azul, a Cachoeira do Riachinho e muito mais.
14- Praia do Forte – Mata de São João (BA)
Praia de muitas belezas naturais. Dá para aproveitar mares mais agitados e tranquilos na Praia do Forte. Indicamos o passeio pelo centro de artesanato, o Projeto Tamar a colônia de Hippie e o castelo de Garcia D’Ávila.
15- Mangue Seco – Bahia
Cenário que Jorge Amado escolheu para sua obra Tieta e que ganhou notoriedade nacional desde os anos 80. Mangue Seco é uma pequena vila de pescadores rústica, cercada por dunas, coqueirais e mares sempre tranquilos.
16- Ilha de Itaparica – Bahia
Atravessando a Baía de Todos os Santos a partir de Salvador você chega na linda Ilha de Itaparica, queridinha dos baianos. As praias de Ponta de Areia e Aratuba são as mais buscadas por visitantes.
17- Caraíva – Bahia
Aproveitar as barracas que ficam no encontro do rio com o mar é um dos grandes atrativos para turistas que estão por aqui. indicamos que você experimente o pastel de Arraia, especialidade da região. A praia é tranquila e bastante rústica.
18- Abrolhos – Bahia
Parque Nacional Marinho do Brasil, Abrolhos tem como atrativo os seus mares sempre tranquilos e convidativos para a prática de mergulho. O arquipélago possui cinco ilhas vulcânicas que você pode conhecer cada umas delas em passeios de barco.
SERGIPE
19- Aracaju – Sergipe
Pequenina, Aracaju traz uma mescla de cultura, culinária e belezas naturais para as suas férias. É daqui que saem os passeios para os Cânions do Xingó e para a Foz do Rio São Francisco. Indicamos que você também conheça a Croa do Goré e a Passarela do Caranguejo.
20- Cânions do Xingó – Sergipe e Alagoas
O passeio até os Cânions do Xingó leva o turista a conhecer parte das águas da Hidroelétrica do Xingó. O passeio inclui parada em pontos estratégicos para mergulho. Você precisa tirar um dia inteiro para essa atração.
21- Foz do Rio São Francisco – Sergipe e Alagoas
Também é feito em um passeio de barco que pode sair de Sergipe ou Alagoas. Além de observar a mata e o encontro das águas do rio com o mar, o turista também pode fazer paradas em pontos, como o vilarejo de Piaçabuçu.
ALAGOAS
22- Maceió – Alagoas
É a capital do estado, com uma das orlas mais belas do Brasil. Indicamos um passeio até a Praia do Francês e até a Praia do Gunga, as duas principais da cidade. Visite também o Museu de História Natural, a Feirinha de Artesanato de Pajuçara e o Museu do Esporte.
23- São Miguel dos Milagres – Alagoas
Pequena, São Miguel dos Milagres atrai turistas o ano inteiro em busca de suas praias. Conheça a Praia do Toque, as piscinas naturais da região, faça a Rota Ecológica na Praia do Riacho e vá até o Mirante Alto do Cruzeiro.
Reserve seu hotel ou pousada em São Miguel dos Milagres aqui!
24- Japaratinga – Alagoas
A cidade de Japaratinga tem uma população que não alcança os 10 mil habitantes. Isso traz uma graça ainda mais especial para o passeio. Vá até o Pontal do Boqueirão, o Mirante Aruanã e curta a praia principal de Japaratinga.
25- Maragogi – Alagoas
O Caribe Brasileiro é paraíso de quem busca águas tranquilas e um mar propício para mergulho. Os parrachos e as trilhas ecológicas são passeios obrigatórios para qualquer turista.
PERNAMBUCO
26- Fernando de Noronha – Pernambuco
A ilha mais desejada do nosso país também é cheia de atrativos naturais para curtir nas férias. Você pode aproveitar os diversos pontos de mergulho e as trilhas ecológicas da reserva. Da Baía do Sancho até a dos Porcos você também encontra praias lindas.
27- Recife – Pernambuco
Capital do estado, traz duas lindas faixas da orla para aproveitar, como a Praia de Boa Viagem e Piedade. O Centro Histórico da Cidade, cercado pelo Rio Jaguaribe também possui prédios incríveis como o Museu Cais do Sertão, o Paço do Frevo e o Centro de Artesanato de Pernambuco.
28- Olinda – Pernambuco
Assim como Recife, Olinda também detém de um patrimônio histórico muito grande. São igrejas seculares, além de outros prédios, como o Museu do Mamulengo, o Museu Regional de Olinda e o Largo do Varadouro.
29- Porto de Galinhas – Ipojuca (PE)
Porto de Galinhas é a praia turista mais visitada do estado. Com imensas piscinas naturais, a antiga colônia de pescadores é também a sede do Projeto Tamar e ajuda a contar um pouco da história do estado com suas pequenas igrejas e alguns prédios antigos.
30- Tamandaré – Pernambuco
Vizinho a Porto de Galinhas você segue até Tamandaré, com lindas praias. A Praia dos Carneiros é a mais famosa e mais movimentada. Tamandaré é destino certo para o verão pernambucano.
PARAÍBA
31- João Pessoa – Paraíba
Jampa é a capital do estado e uma das menores do país. Alguns atrativos se destacam por aqui, como o Farol do Cabo Branco, o Mercado de Artesanato Paraibano, o Museu Casa do Artista Popular e muitos outros.
32- Conde – Paraíba
Aqui foi um sítio que cresceu e se tornou uma linda cidade. Conde tem praias lindas e desertas, ideais para quem gosta de lugares tranquilos. Você pode ir até Carapibus, Praia do Coqueirinho, Praia de Tabatinga e muitas outras.
RIO GRANDE DO NORTE
33- Natal – Rio Grande do Norte
Natal é a segunda menor capital do Brasil, mas guarda uma infinidade de atrativos para suas férias. Visite as praias urbanas como Areia Preta, Redinha e Ponta Negra. Conheça também pontos turísticos como o Aquário Natal, o Centro de Turismo de Natal, o Museu Câmara Cascudo e muito mais.
34- Tibau do Sul – Rio Grande do Norte
Tibau do Sul fica a poucos quilômetros de Natal e permite que você desfrute de lindas praias, como a da Pipa, a do Madeiro e a do Amor. Além dessas há outros pontos como as Dunas de Cacimbinha, o Museu Clidenor de Lima Galvão, a Lagoa de Guaraíras e muitos outros.
35- Galinhos – Rio Grande do Norte
Pequeno cantinho do estado, acessível apenas de balsa. Galinhos é daqueles cantos que você se sente em casa. Vila de pescadores, com suas ruas de estradas e uma praia com mar sempre tranquilo e cristalino.
36- São Miguel do Gostoso – Rio Grande do Norte
Bucólica, a cidade de São Miguel do Gostoso tem pouco mais de 10 mil habitantes e uma reserva natural como poucas no Brasil. Você pode conhecer as praias locais, como Ponta do Santo Cristo, Praia do Cardeiro, Praia da Xepa e outras. Daqui é possível partir em um passeio para Galinhos também e conhecer dois pontos no mesmo dia.
Confira dicas desse lugar delicioso que é São Miguel do Gostoso
37- Dunas do Rosado – Rio Grande do Norte
As Dunas do Rosado ficam na Praia de Ponta do Mel, bem próxima de Mossoró. O cenário é bastante rústico, mas completo para todos os turistas. Além das dunas de areia, a praia é cercada por imensas falésias.
38- Maracajaú – Maxaranguape (RN)
Os parrachos de Maracajaú atraem milhares de turistas o ano inteiro para cá. Para chegar aqui você precisa pegar um catamarã, que fica no portinho local. É possível mergulhar e fotografar os peixinhos coloridos que vivem nessa região.
39- Serra de Martins – Rio Grande do Norte
A serra fica no município de mesmo nome, guardando uma reserva ecológica e histórica muito importante para o estado. É para cá que o potiguar vem aproveitar seu inverno e você também pode conhecer. No alto da serra é possível avistar um Cristo Redentor, similar ao do Rio de Janeiro.
CEARÁ
40- Jericoacoara – Jijoca (CE)
Jeri é cercada por dunas e mantém aquele clima da vila de pescador que aqui um dia foi. Há passeios indispensáveis pela região, como a Pedra Furada, a Árvore da Preguiça, a Lagoa Azul e a Lagoa do Paraíso. Indicamos que você contrate um bugueiro para circular por todos esses atrativos e também faça o passeio de jangada.
41- Canoa Quebrada – Aracati (CE)
Canoa Quebrada mantém um estilo de vida mais alternativo. Os atrativos naturais por aqui também são completos. Com falésias que cercam toda a costa, você pode aproveitar a praia de ponta a ponta em passeios de buggy, jangada ou cavalo.
42- Fortaleza – Ceará
É a capital do estado, cheia de cultura e artesanato. Visite o Mercado Central, a Igreja da Sé, a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção e muitos outros pontos turísticos de Fortaleza. Não deixe de ir na Feirinha da Beira Mar e aproveitar as barracas da Praia do Futuro.
PIAUÍ
43- Delta do Parnaíba – Parnaíba (PI)
Compreende cinco cidades: Barra de Tutoia, Barra do Caju, Barra do Igaraçu, Barra das Canárias e Barra da Melancieira. Considerando essa ordem, você conhece toda a reserva ecológica que compreende o Delta do Parnaíba. São muitos espelhos d’água, rios e praias que formam o destino. Indicamos o passeio até o Porto dos Tatus e o tour tradicional pelo Delta do Parnaíba.
MARANHÃO
44- São Luís – Maranhão
Capital do estado, a Ilha do Amor guarda um centro histórico muito importante e bonito. Visite também a Casa do Maranhão, a Catedral da Sé, o Museu de Artes Visuais o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, entre outras atrações. Das praias que merecem destaque estão a do Calhau, a Uapon Açu e a de São Marcos.
45- Lençóis Maranhenses (Via Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão)
As duas principais portas de entrada para o parque guardam as mais belas piscinas e lagoas naturais da região. Santo Amaro do Maranhão ainda mantém aquele estilo mais rústico, com quase todas as suas ruas ainda de areia, além as casinhas coloridas e dos animais que passeiam pelas ruas. Barreirinhas oferece um maravilhoso passeio pelo Rio Preguiça e um sobrevoo pela cidade.
Confira um Roteiro de 3, 5 e 7 dias pelos Lençóis Maranhenses
46- Alcântara – Maranhão
A cidade guarda algumas praias do estado que merecem a sua visita: Baronesa, Itatinga, Praia do Barco, Araoca, São Marcos e o Largo de São Matias.
REGIÃO NORTE DO BRASIL
TOCANTINS
47- Jalapão – Tocantins
O Parque Natural é um dos mais desejados do país. Indicamos o passeio até a Ilha da Canela, descer o Rio Novo de caiaque, ir até o Fervedouro do Soninho, conhecer a Serra do Espírito Santo, tomar banho na Cachoeira Velha e Lilian, além de curtir o pôr do sol em diversos mirantes pelas trilhas do Jalapão.
PARÁ
48- Belém – Pará
A capital do estado tem um turismo mais tímido, mas há muitos pontos para aproveitar por aqui. o Mercado Ver o Peso é o cartão-postal de Belém. Vá também até Forte do Castelo de Belém, ao Museu Paraense Emílio Goeldi, pegue um barco na Estação das Docas para conhecer alguns pontos da cidade e também não deixe de ir até o Mangal das Garças.
49- Alter do Chão – Santarém (PA)
Alter do Chão é um braço do Rio Tapajós que se tornou um dos caribes brasileiros. É destino turístico o ano inteiro. Para chegar até aqui é preciso fazer uma travessia de barco que já é um passeio incrível. Vá até a Ponta do Cururu, a Praia do Pindobal e a Ponta de Pedras, consideradas as praias mais bonitas da região.
AMAPÁ
50- Macapá – Amapá
Localizada na ponta Norte do Brasil, já na divisa com a Guiana Francesa, Macapá é pequena, mas bastante charmosa. O turismo aqui ainda não é tão intenso, o que deixa o destino ainda mais atrativo. Visite a Fortaleza de São José de Macapá, o Museu Sacaca e o Parque Nacional Montanhas Tumucumaque.
RORAIMA
51- Parque Nacional do Monte Roraima
Na divisa entre o Brasil, Venezuela e Guiana, o Monte Roraima se tornou nos últimos anos um destino muito procurado por brasileiros e estrangeiros. O parque tem pontos que chegam a quase 3 mil metros de altitude e trilhas de todos os níveis. Só é possível percorrer o parque caminhando ou com veículo 4×4, mas limitando-se a alguns pontos.
AMAZONAS
52- Presidente Figueiredo – Manaus (AM)
Presidente Figueiredo é um dos principais pontos para quem deseja partir para os parques nacionais estaduais do Amazonas. Aproveite a Gruta da Judeia, a Cachoeira Santuário, a Pedra do Reino, a Cachoeira Iracema e a Caverna do Maroaga.
53- Manaus – Amazonas
Capital do maior estado brasileiro, Manaus traz ótimas opções de passeios para seus turistas, além de ser ponto de partida para os tours pela Floresta Amazônica. O encontro do Rio Negro com o Rio Amazonas pode ser observado através de um passeio de catamarã. Vá também até o Teatro amazonas, o Palácio Rio Negro e aproveite a Praia de Ponta Negra.
RONDÔNIA
54- Porto Velho – Rondônia
A pequena capital também não é tão explorada turisticamente, mas guarda muitos pontos turísticos maravilhosos ara seus visitantes. Destacamos a Praça das Caixas D’águas, a Catedral Sagrado Coração de Jesus, o Museu Palácio da Memória e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, cartão-postal da cidade.
ACRE
55- Rio Branco – Acre
Rio Branco foi tirada de muitos mapas turísticos do Brasil, mas por aqui há muitos atrativos incríveis e naturais para se visitar. Conheça o Parque Nacional da Serra do Divisor e o Parque Ambiental Chico Mendes, que são duas reservas naturais únicas no Brasil. O Parque Tucumã, o Maison Uyeno e a Casa de Chico Mendes também não pode ficar de fora do seu roteiro.
REGIÃO CENTRO OESTE DO BRASIL
DISTRITO FEDERAL
56- Brasília – Distrito Federal
A capital do Brasil não chama atenção apenas pelo seu polo político. Há alguns passeios que todo visitante precisa fazer: conhecer o Mirante da Torre de TV, que é gratuito e dá uma visão completa de todo o Eixo Monumental, passear pela feirinha que fica na parte baixa da torre, ir até o Estádio Mané Garrincha, passear de barco pelo Lago Paranoá, conhecer o museu Catetinho e fazer um tour de ônibus panorâmico pelo centro.
GOIÁS
57- Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – Goiás
Conhecido como o Berço das Águas, a Chapada dos Veadeiros é um dos maiores parques naturais do Brasil. compreende sete cidades e, além de todas as suas belezas naturais, lagoas e trilhas, o parque é considerado o maior destino místico do país por ficar sobre uma imensa placa de cristal de quartzo e, por isso, atrair energia cósmica para a sua terra. Alto Paraíso é a principal cidade do parque.
58- Pirenópolis – Goiás
Uma mistura de cultura, história e religião, Pirenópolis fica entre Brasília e a Goiânia, podendo ser visitante em um passeio de um dia. O Parque Nacional dos Pirineus é o principal atrativo da cidade. Visite também a Cachoeira do Abade, a Estrada de Vegafogo, a Rodas do Tempo, o Pico de Pirineus, o Museu do Divino, a Cachoeira dos Dragões, da Usina Velha e de Santa Maria.
59- Caldas Novas – Goiás
Cidade das fontes termais, além de muitas trilhas e lagoas, Caldas Novas traz uma infinidade de hotéis com parques aquáticos e piscinas naturais. O destino é ótimo para quem está viajando com crianças.
MATO GROSSO DO SUL
60- Bonito – Mato Grosso do Sul
Destino natural, a cidade de Bonito ganhou notoriedade pelas suas cachoeiras e lagoas de águas cristalinas. A Gruta do Lago Azul é a mais famosa da região. Visite também o Aquário Natural, a Serra da Bodoquena, a Estância Mimosa, o Aquário de Bonito, o Projeto Jibóia, a Gruta São Mateus, a Praia da Figueira, entre outros.
61- Corumbá – Mato Grosso do Sul
Corumbá é outro atrativo natural do Mato Grosso do Sul, com lagos, cachoeiras e alguns prédios históricos. O Câceres Lake é o cartão-postal da cidade, que com suas águas azuis encanta todos os visitantes. Aqui também é a porta de entrada para o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense, onde é possível aproveitar passeios pela floresta, como trilhas e travessias de barco.
PANTANAL MT e MS: o que fazer nesses dois destinos ecológicos do Brasil
Você está conferindo 110 DESTINOS IMPERDÍVEIS para viajar pelo BRASIL: só os melhores! Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!
MATO GROSSO
62- Chapada dos Guimarães – Mato Grosso
As cachoeiras da Chapada dos Guimarães são as mais famosas do Brasil. A Véu de Noiva, com seus 86 metros de queda d’água, encanta qualquer visitante. Você pode explorar o Parque Nacional através das inúmeras trilhas e aproveitar ainda mais os atrativos naturais local. Vá ate a Caverna Aroe Jari, a Gruta Lagoa Azul, Caverna do Kiogo Brado, o Mirante do Centro Geodésico e o Morro dos Ventos.
REGIÃO SUDESTE DO BRASIL
RIO DE JANEIRO
63- Paraty – Rio de Janeiro
Paraty é uma cidade que mistura história, cultura e natureza. As praias da região são uma das mais belas do Rio de Janeiro. Indicamos que você conheça a Praia do Cachadaço, a praia central de Paraty, a Praia do Pontal, a Praia da Jabaquara, entre outras. Entre os atrativos, queremos destacar a Igreja e o Museu de Arte Santa Rita, a Casa do Papel, a Praça da Bandeira, a Casa da Cultura e todo o Centro Histórico de Paraty.
64- Trindade – Rio de Janeiro
Quem vai até Paraty também deve dar um pulinho em Trindade. Por aqui você também encontra lindas praias e cachoeiras, como a Praia do Sono e o Saco do Mamanguá. A Cachoeira Pedra que Engole é a mais visitada da região. Para quem gosta de trilha a da piscina do Caixa d’aço é a mais popular. Visite também o centro histórico, que tem casinhas coloridas e que contam muito do período colonial brasileiro.
65- Penedo, Visconde de Mauá e o Parque Nacional de Itatiaia (RJ)
Penedo mistura um pouco de tudo. A culinária da cidade é um dos seus cartões-postais por trazer uma mistura das colônias de imigrantes suecos, alemães e escandinavos que ainda vivem por aqui. A cidade também guarda lindas cachoeiras, como a Poção do Rio das Pedras e as Três Cachoeiras. É aqui que também está a Casa do Papais Noel das terras cariocas.
Visconde de Mauá foi uma pequena vila de imigrante e se tornou uma das principais cidades históricas do Rio de Janeiro. Além de curtir algumas das vilas que são preservadas, você também pode aproveitar as cachoeiras como a do Escorrega, ir até o Vale Encantado, visitar o Museu Duas Rodas e passar uma tarde no Parque Ecológico Cachoeiras do Santuário.
O Parque Nacional do Itatiaia foi o primeiro a ser inaugurado no Brasil e ainda é o mais visitado. O Pico das Agulhas Negras é o cartão-postal do destino, que tem 2,791 metros de altitude e podem ser desbravados em trilhas mais complexas. Para quem não tem tanta experiência com longas e difíceis caminhadas, pode aproveitar a Parte Baixa, que é uma região do parque com cachoeiras, lagoas e pequenas trilhas.
66- Arraial do Cabo – Rio de Janeiro
Arraial do Cabo atrai turistas o ano inteiro que buscam aproveitar essas águas sempre transparentes, calmas e ótimas para banho. Entre as praias da região que indicamos passeio, estão a Praia do Forte, a do Pontal do Atalaia, a Prainha, a do Foguete, a das Dunas e muitas outras.
67- Cabo Frio – Rio de Janeiro
A Arraial do Cabo você segue para Cabo Frio. Aqui também é possível encontrar lindas praias como a Praia do Forte, a Peró, a Praia das Conchas, a Praia Brava, entre outras.
68- Búzios – Rio de Janeiro
Também na Região dos Lagos, a cidade de Búzios vem com lindas praias e pequenas ilhas para você aproveitar. A Praia da Armação é a principal, mas você também pode conhecer a Praia da Ferradura, a Praia do Canto, a Praia da Tartaruga, a Praia Azeda e muitas outras.
69- Ilha Grande – Rio de Janeiro
Além das praias, Ilha Grande tem um Parque Estadual com diversas atrações para seus visitantes. Você também pode fazer uma trilha até o Bico do Papagaio. Não deixe de conhecer o Aqueduto, a Praia do Pouso, a Praia Preta, a Praia Vermelha, a Lagoa Azul e muitas outras.
70- Angra dos Reis – Rio de Janeiro
Angra dos Reis além de ter lindas praias, é ponto de partida para pequenas ilhas da região. Não deixe de ir até a Cachoeira da Feiticeira, a Praia do Laboratório, a Bica da Carioca, a Praia do Dentista, a Praia Preta e muitas outras. A região também é cheia de piscinas naturais incríveis e acessíveis apenas com barco
10 Motivos para visitar a região dos LAGOS no RIO DE JANEIRO
71- Cidade do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro
A capital carioca tem muitos atrativos e praias para se aproveitar nas férias. A Lapa e a Escadaria Selaron, são dois pontos do centro do Rio de Janeiro que não podem ficar de fora do seu roteiro. Visite também o Forte de Copacabana, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Jardim Botânico, o Boulevard Olímpico, o Parque da Tijuca, além das praias urbanas como Leblon, Copacabana e Ipanema.
72- Niterói – Rio de Janeiro
Já para chegar em Niterói você desfruta de um passeio incrível. A Ponte Rio-Niterói, leva os turistas até pontos como a Praia de Icaraí, o Solar do Jambeiro, o Palácio dos Correios, o Costão de Itacotiara, o Museu de Arte Contemporânea, o Parque da Cidade, entre outros. Indicamos que você aproveite ainda a orla de São Francisco.
73- Serras Cariocas – Rio de Janeiro
Petrópolis é o destino serrano carioca mais procurado por turistas. Por aqui você encontra muitos prédios históricos e imperiais, já que a cidade era refúgio da família imperial portuguesa. Visite o Museu Imperial, passeie de charrete pelo centro histórico, além de aproveitar parte do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
Saindo de Petrópolis você pode seguir até Teresópolis e aproveitar também as atividades locais. Parte também do Parque da Serra dos Órgãos pode ser curtida também desse ponto. Não deixe de ver o Mirante do Soberbo e fazer o Tour da Cerveja.
Nova Friburgo é cercada por uma reserva da Mata Atlântica, onde você pode aproveitar as trilhas e cachoeiras da região. O Jardim do Nêgo é o ateliê de um artista plástico local que se tornou um parque verde muito visitado por turistas e você precisa conhecer. Vá também até a Pedra do Cão Sentado e curta a Cachoeira Véu de Noiva.
Itaipava é a última serra da nossa lista e também é completa por sua natureza e suas construções. A culinária por aqui tem uma presença mais forte do que nas outras serras. O Tour da Cerveja também existe por aqui e indicamos que você faça, assim como visite os mirantes da região.
ESPIRITO SANTO
74- Itaúnas – Conceição da Barra – Espirito Santo
Itaúnas é destino de verão de capixabas e se você está pela região também precisa conhecer. Visite o Parque Estadual de Itaúnas, com mais de 3 mil hectares de reserva natural, trilhas, lagoas e muito mais. Desça também pelo Rio de Itaúnas de caiaque em uma aventura que só há por aqui. Conheça as praias do Riacho Doce, a Praia de Gesuel e a Praia da Costa Dourada.
75- Guarapari – Espirito Santo
Guarapari é outro destino de férias do povo capixaba. Além da culinária que tem uma presença muito forte, principalmente com pratos que utilizam frutos do mar, você também pode curtir as praias. Queremos destacar as praias de Areia Preta, Setiba, Bacutia, Enseada Azul, Meaípe, Três Praias, Castanheiras e outras.
76- Serra Capixaba – Espirito Santo
As serras capixabas têm uma beleza natural como poucas no Brasil. Castelo e Domingos Martins são os dois destinos mais procurados por turistas, principalmente aqueles que gostam de trilhas e cachoeiras. Passeie pelo Parque Estadual da Pedra Azul (1822 metros de altura), pela Rota do Lagarto, faça a festa experimentando uma deliciosa polenta em Venda Nova e explorar o Parque Estadual do Forno Grande.
MINAS GERAIS
77- Cidades Históricas de Minas Gerais
Tiradentes é a primeira cidade da nossa lista e queremos destacar alguns pontos turísticos para suas férias. Visite a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Museu Padre Toledo, a Casa de Cultura Tiradentes e o Museu de Santana.
Em Ouro Preto e Mariana podem ser visitadas no mesmo dia. Aqui você pode conhecer o Museu da Inconfidência, a Praça Tiradentes, a Igreja de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja de São Francisco do Assis, a feirinha das duas cidades, a Mina de Passagem e muito mais.
Em São João Del Rei queremos destacar o Centro Histórico da cidade, que conta muito do período colonial brasileiro. Você também pode passear de Maria Fumaça até Tiradentes, ir até a Rua das Casas Tortas e muito mais.
Sabará é pequena, mas guarda muitos atrativos para os turistas. As igrejas predominam por aqui. As principais são: a de Nossa Senhora do Ó, a de Nossa Senhora da Conceição, a de Nossa Senhora do Carmo e a de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Conheça também o Museu do Ouro.
Congonhas é igualmente pequena como Sabará e um Patrimônio Mundial declarado pela Unesco. O Museu da Arte Sacra, o Santuário do Bom Jesus do Matosinho e a Romaria do Senhor de Bom Jesus de Matosinhos são os principais pontos turísticos da cidade.
78- Canyons de Furnas em Capitólio – Minas Gerais
Considerado o Mar de Minas Gerais, os Canyons têm imensas e belas quedas d’água. Passeios de barco podem trazer o turista para aproveitar essa região, com paradas estratégicas para mergulho e fotos.
79- Belo Horizonte – Minas Gerais
Uma das maiores cidades históricas do Brasil, Beagá tem pontos incríveis como a Praça do Papa, o Museu Mineiro, o Centro de Arte Popular, o Museu do Ouro, a Casa JK, o Mercado Central, a Catedral da Pampulha e muitos outros.
80- Brumadinho (MG) – Instituto Inhotim
Um dia inteiro de passeio por aqui é suficiente para aproveitar bastante o Instituto Inhotim. Faça paradas estratégicas nas galerias, nos jardins, o Largo das Orquídeas e experimente os restaurantes dentro do parque.
81- São Tomé das Letras – Minas Gerais
Destino preferido dos mochileiros que querem passar alguns dias mais isolados de grandes cidades. São Tomé das Letras é cercado de cachoeiras e lagoas incríveis. Conheça a Pedra da Bruxa, o Mirante da Pirâmide e aproveite as divertidas áreas de camping da cidade.
82- Monte Verde – Minas Gerais
A cidade mistura natureza e história para seus turistas. Você pode experimentar um pouco da culinária alemã e italiana, que é muito presente aqui. Conhecer o centro e observar as casinhas coloniais sempre charmosas. Pode também fazer o Tour do Chocolate, da Cerveja e da Geleia. As trilhas do Parque Ecológico Verner Griberg são as mais famosas da região e valem a pena experimentar.
83- Serra da Canastra – Minas Gerais
As cachoeiras e as trilhas são os principais atrativos daqui. Algumas você pode, inclusive, fazer com veículo 4×4 ou bike.
84- Diamantina – Minas Gerais
Diamantina mistura cultura, história e natureza, com lindos atrativos para seus visitantes. Indicamos que você circule pelo Centro Histórico da cidade e conheça alguns prédios como as igrejas, as casas do Muxarabiê, o Museu do Diamante e outros pontos. Vá até Biribiri e explore o Parque Estadual, conheça também a Feira do Mercado Municipal e a Gruta do Salitre.
85- Poços de Caldas – Minas Gerais
As águas de Poços de Caldas são o cartão-postal da cidade. As fontes atraem turistas o ano inteiro, em busca de saúde, beleza e ecoturismo. Aqui também estão instaladas algumas fábricas de cristais, permitindo que o visitante compre produtos únicos. Faça o passeio de teleférico até a Serra São Domingos!
SÃO PAULO
86- Ilhabela – Litoral Norte de São Paulo
O Parque Estadual de Ilhabela é o maior atrativo da cidade. Por aqui também há lindas praias, das mais agitadas até as mais desertas. Destacamos a Praia do Julião, a Praia Grande, a Praia do Curral, a Praia do Veloso e a Praia do Pinto.
87- Ubatuba – Litoral Norte de São Paulo
As praias e as reservas naturais são os grandes atrativos de Ubatuba. As praias do Sul, como Domingas Dias e Lázaro, são mais procuradas por famílias. A Praia do Félix, Itamambuca, Praia Vermelha e Puruba são as mais conhecidas da região.
88- Brotas – São Paulo
Considerada Capital da Aventura, Brotas tem uma diversidade de atrativos naturais incríveis. Conheça o hotel fazenda Areia que Canta, o Recanto das Cachoeiras, o Ecoparque Cassorova, a Cachoeira do Saltão e a das Três Quedas. Para quem viaja com crianças, o Parque dos Saltos e a Poção Brotas são os melhores passeios.
89- Campos do Jordão – São Paulo
Um dos destinos de inverno mais disputados do Brasil. Campos do Jordão oferece passeios como o Parque Amantikir, a Ducha de Prata, o Mosteiro de São João, o Teleférico, o Morro do Elefante, a Gruta dos Crioulos e o Tour pelas Fábricas de Chocolate.
90- São Sebastião – Litoral Norte de São Paulo
Além das lindas praias, São Sebastião também atrai turistas pela sua culinária muito rica. A Praia de Maresias é o cartão-postal da região.
91- Guarujá – Litoral Sul de São Paulo
Guarujá disputa com Santos a cidade litorânea mais agitada de São Paulo. Por aqui você encontra muitas praias como a Branca, Camburi, Pitangueiras, Enseada e a praia central da cidade. Não deixe também de conhecer o Acqua Mudo, um dos maiores parques aquáticos do país.
92- Praia Grande – Litoral Sul de São Paulo
Também muito agitada o ano inteiro. Praia Grande destaca-se pelos esportes praticados na praia, como surfe e stand up paddle. Visite também a feirinha de artesanato da cidade, a Fortaleza de Itaipu e o Palácio das Artes.
93- Santos – Litoral Sul de São Paulo
Além das lindas praias, Santos tem muito para mostrar aos seus turistas. Visite o aquário da cidade, o Museu do Café, os jardins da orla, a Laje de Santos, o Jardim Botânico Chico Mendes. No final do dia, não deixe de curtir o pôr do sol na praia!
REGIÃO SUL DO BRASIL
PARANÁ
94- Ilha do Mel – Paraná
O acesso até a Ilha do Mel, que é feito apenas de barco, já é um passeio incrível. Do outro lado da costa, aproveite as praias de Encantadas, Grande e Fortaleza. Vá até o Farol das Conchas e aproveite as trilhas que tem ao redor da ilha.
95- Foz do Iguaçu – Paraná
Além do Parque Nacional do Iguaçu, onde você aproveita as cataratas mais famosas do país, curta também outros passeios. Faça o Macuco Safari, vá até o Parque das Aves, conheça o Lago de Itaipu no passeio de catamarã e faça uma visita no tempo budista.
96- Curitiba – Paraná
A capital do estado também tem muito o que oferecer para seus turistas. O Jardim Botânico é o cartão-postal da cidade. Vá também até o Teatro Ópera de Arame e ao Museu Oscar Niemeyer. Faça o passeio de trem até Morretes e também conheça outros parques da cidade, como o Barigui, o Tanguá, o Bosque Alemão e o Bosque do Papa João Paulo II.
SANTA CATARINA
97- Serra Catarinense – Santa Catarina
Urubici é considerada a cidade mais bonita do estado. O ecoturismo é o que predomina por aqui. Você pode aproveitá-la em um passeio único com São Joaquim. O Morro da Igreja é o principal atrativo dessa região.
Bom Jardim da Serra as curvas das estradas até lá proporcionam um passeio incrível e cheio de aventura. O principal atrativo da região é a Serra do Rio do Rastro.
Bom Retiro foi uma região de sítios e chácaras, que hoje guarda passeios incríveis. Visite o Museu da Língua Portuguesa, a Pinacoteca, a Estação da Luz e o Museu de Arte Sacra.
Urupema não tinha um turismo muito explorado até poucos anos. São quase 1500 metros de altitude e você pode aproveitar uma cidade simples e bem charmosa. O Morro das Antenas e a Cascata que congela são os cartões-postais.
Rio Rufino tem atrativos naturais como a Cascata Alto da Serra, o Vale das Cachoeiras, a Cachoeira Rio do Tigre e a Pedrinha da Cruz.
Lages é a cidade serrana mais popular de Santa Catarina. O patrimônio do município está em sua natureza. Visite a Fazenda Pedras Brancas, o Adventure Park, experimente as delícias do Pão do Pedro e curta os prédios históricos do centro.
98- Cânions de Santa Catarina e Rio Grande do Sul
O Caminho dos Cânios de Santa Catarina leva você a conhecer lugares incríveis. São 15 municípios que, além da sua natureza incrível, ainda possui atrativos culturais e históricos que vale a pena ver de perto. A maior parte dessas cidades são formadas de imigrantes italianos, então aproveite a culinária local! Visite os parques naturais, como o Aparados da Serra e o da Serra Geral. Itambezinho é a porta de entrada dos dois parques.
99- Garopaba – Santa Catarina
As praias são os principais cartões-postais de Garopaba. Vá até a Praia da Ferrugem, a Praia do Rosa, a Praia do Ouvidor, a Praia do Silveira, a Praia do Siriú, Gamboa, da Barra. Aproveite também as trilhas e pratique voo livre pela região.
100- Balneário Camboriú – Santa Catarina
É o balneário mais famoso do Brasil. O Parque Unipraias é o atrativo mais procurado por turistas. Faça o passeio de Teleférico, pratique arvorismo e outras atividades na atração. Curta também as praias e não deixe de visitar o Beto Carrero World.
101- Florianópolis – Santa Catarina
Capital do estado, por aqui há muito o que fazer. Curta bastante as praias como Jurerê, dos Ingleses, a Ponta das Canas, Lagoinha, Brava, Daniela, Canasvieiras e muitas outras. Passeie pelo Centro Histórico, vá até o Mercado Central, a Casa da Alfândega e o Palácio Cruz e Sousa.
102- Ilha do Campeche – Florianópolis – Santa Catarina
Essa é a única ilha do Brasil tombada como um patrimônio paisagístico e arqueológico. As águas daqui são quase sempre calmas e muito transparentes. Faça passeios de escuna pela ilha, conheça as fortalezas, as vilas açorianas e as praias, como a Joaquina, da Galheta da Lagoa e outras.
103- Bombinhas – Santa Catarina
As praias de Bombinhas são uma das mais movimentadas do estado. Conheça as praias de Mariscal, a Ilha do Arvoredo, Lagoinha, Bombas, do Ribeiro, Quatro Ilhas e outras. Faça também a trilha do Morro do Macaco.
104- Guarda do Embaú – Palhoça – Santa Catarina
As praias com muitas ondas acabam trazendo muitos turistas para cá. Aproveite as praias da Pinheira, a Prainha, de Cima e Pedras Altas. Faça a trilha da Pedra do Urubu e desfrute a Cachoeira da Zanela e o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.
105- Blumenau – Santa Catarina
É a cidade tem uma grande influência da cultura alemã. A festa da Oktoberfest é o cartão-postal do município. Vá até a Rua XV de Novembro e visite as antigas construções, visite a Vila Itoupava, faça o tour pelas cervejarias artesanais e conheça o Museu da Cerveja. Não esqueça o Parque da Serra do Itajaí e o Museu Hering.
106- Pomerode – Santa Catarina
Pomerode é considerada a cidade com maior influência alemã no Brasil. Assim como em Blumenau, por aqui você encontra muito da culinária e da construção desse país. Visite o Pórtico do Imigrante, o Portal Sul, a Rota do Enxaimel, o Teatro Municipal, Osterbaum, o Museu Casa do Imigrante, o Museu do Marceneiro e a Praça Torgelow.
RIO GRANDE DO SUL
107- Porto Alegre – Rio Grande do Sul
A capital do estado tem um centro histórico completo e cheio de prédios que contam as antigas revoluções do Brasil. Aproveite também os parques verdes da cidade. O principal é o Parque Farroupilhas, onde acontece uma feira tradicional todo domingo. Faça também um passeio pelo Rio Guaíba e pela Usina do Gasômetro. Conheça a Casa de Cultura Mario Quintana, o Mercado Central, o Museu Iberê Camargo e outros prédios importantes.
108- Gramado
A cidade de inverno tem uma das festas de natal mais famosas do Brasil. Visite pontos como a Rua Coberta, o Lago Negro, o Mini Mundo, o Reino do Chocolate, o Parque do Caracol, a Snowland, entre outros pontos.
109- Canela
Partindo de Gramado, você chega em Canela rapidamente e pode aproveitar também os diversos lugares daqui. Parte do Parque do Caracol também está localizado aqui. Não deixe de ir ao Parque da Ferradura, o Alpen Park, passear no Bondinho do Parque da Serra, no Parque da Cachoeira e fazer um Bus Tour.
110- Torres – Rio Grande do Sul
Torres é o destino litorâneo do Rio Grande do Sul. A cidade é bastante desenvolvida e as praias predominam. As principais atrações são a Praia da Guarita, o Morro do Farol, a Ilha dos Lobos e o Parque Estadual de Itapeva.
***
Você agora tem muitos destinos no Brasil para aproveitar suas próximas férias. O que achou deles? Comente!