10 PASSEIOS imperdíveis de GRAMADO E CANELA
Gramado e Canela, na Serra Gaúcha, têm diversos pontos turísticos maravilhosos, que atraem visitantes de todo país e do exterior.
As cidades ficam distantes entre si apenas 11 quilômetros, isto é, juntinhas. Assim, é possível conhecer tudo por ali na mesma viagem de férias.
Entre ótimos restaurantes, confortáveis hotéis e pousadas, e cenários que parecem de cinema, há muito o que fazer nessa região encantada do Rio Grande do Sul.
Hoje, selecionamos os 10 passeios imperdíveis que você deveria fazer quando visitar Gramado e Canela. Anota aí!
1. Caminhar pelo centro de Gramado
Gramado já foi considerada a cidade mais europeia do Brasil. Suas ruas limpas, floridas e decoradas são um encanto! Sendo assim, o primeiro passeio da nossa lista é caminhar pela cidade, sem pressa, e descobrir tudo o que ela tem de melhor.
A arquitetura diferenciada já chama atenção. São casas e prédios no estilo alpino, com madeira e pedras.
Passeie pela Av. Borges de Medeiros (ela corta toda cidade) desde o seu início, passando pelo Lago Joaquina Rita Bier, a rotatória com a Estátua do Kikito (premiação do Festival de Cinema de Gramado), siga para a Praça das Etnias e a Rua Torta logo à frente, faça um curva e chegue mais ao centrinho, onde está a Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, o Relógio com Termômetro (foto obrigatória em todo inverno!), o Palácio dos Festivais e a Rua Coberta atravessando a rua.
Pelo centro há muitas lojas de artesanato, principalmente couro e lã, além das marcas de chocolates, licores e outras delícias regionais.
Se der fome, é só escolher um dos excelentes restaurantes de Gramado, comer um belo churrasco, no inverno um foundue, ou tomar um chocolate quente para aquecer do frio do inverno.
2. Andar de pedalinho no Lago Negro
O cartão-postal de Gramado vem logo em segundo da nossa lista, afinal, quem resiste ao passeio em seu entorno e também nas suas águas.
Ao redor do Lago Negro há uma trilha agradável e bem fácil de percorrer. Quem estiver com crianças, ou quiser ainda fazer um tour romântico, é só alugar um pedalinho e navegar pelas águas observando as hortênsias e a vegetação do entorno.
3. Conhecer o Mini Mundo
Se você estiver viajando com crianças, o Mini Mundo é um dos lugares que elas adoram. Mas, falando sério mesmo: você também irá adorar!
Imagine cidades, castelos, monumentos, aeroporto, vias férreas, e toda a população em miniatura, formando cenas do cotidiano. Imaginou? Pois é o que você encontrará no Mini Mundo.
O Mini Mundo fica próximo ao Lago Joaquina Rita Bier (onde há a apresentação do Natal Luz). Portanto, pode adicionar essa parada no seu tour pela cidade.
4. Aprender sobre o chocolate e, claro, degustar!
Um dos passeios mais deliciosos tanto em Gramado quanto em Canela é a visita às fábricas de chocolate.
São várias marcas que oferecem um tour, mas é no Reino do Chocolate que você aprenderá a história do cacau de uma maneira bem lúdica, em uma floresta encantada!
A PÁSCOA é uma ótima época para visitar Gramado e Canela. Veja por que!
O passeio é rápido e explicativo. Você também passará pela fábrica e verá a delícia sendo produzida.
Ao final, chega a hora de degustar as maravilhas, em diversos formatos e tipos: chocolate quente, torta de chocolate, barras de chocolate, bombons,… tudo que um chocólatra sempre sonhou!
5. Se divertir em um dia gelado do Snowland
Se você gosta de um mundo gelado, aqui é um dos passeios que você precisa fazer!
O Snowland é um parque temático de inverno, que possui pista para esqui e tubing no alto de uma colina coberta de neve. A área dentro do parque é como se fosse uma aldeia alpina, muito agradável a uma temperatura média de -2°C.
A entrada é paga e dá direito a patinar no gelo e deslizar nos escorregadores de neve. O esqui e snowboard são pagos a parte, e tem aulas e instrutores sempre prontos a ensinar.
Você está conferindo os 10 PASSEIOS imperdíveis de GRAMADO E CANELA. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide toda família para curtir esse encanto!
6. Descer os 927 degraus até a base da Cascata do Caracol
Tudo bem, você não precisa descer os 927 degraus, pois realmente exige grande esforço e força nas pernas! Mas, você precisa ir até o Parque do Caracol e ver o maior cartão-postal de Canela, a linda Cascata Véu de Noiva, com seus 131 metros de altura.
O cenário é realmente magnífico, com a queda d’água em meio ao paredão rochoso e muita vegetação.
Você também pode ver tudo do alto, pelo mirante e pelo teleférico (são os bondinhos aéreos que ficam no Parques Da Serra, logo adiante do Parque do Caracol), que oferece uma vista bem de frente à cascata.
As crianças adoram circular no trenzinho do Caracol que para em uma pequena vila e conta a história da imigração italiana e alemã para a região.
Sem dúvida um dos cenários imperdíveis da Serra Gaúcha.
7. Saborear o apfelstrudel com chá no Castelinho do Caracol
Depois do passeio à Cascata Véu de Noiva pode bater aquela fome. E no retorno, a ótima pedida é parar no Castelinho do Caracol.
O local é uma das construções mais antigas preservadas de Canela (data de 1913 e 1915) toda feita em madeira e sem uso de pregos, só por encaixes. A arquitetura em si já é uma atração, mas o melhor está dentro!
O local serve um dos melhores apfelstrudel do Brasil! A “torta” de maçã (que não é bem uma torta) é um dos doces típicos alemães e austríacos e é verdadeiramente uma delícia! Servido com chá de maçã fica irresistível! (vá e depois nos conte o que achou!)
8. Andar de super carro
Para os apaixonados por carros e que querem ter aquele prazer de dar uma volta em uma Ferrari, um Lamborghini ou um Camaro, o Super Carros é o lugar em Gramado!
O museu abriga uma coleção de carros sensacionais e não é só para ver. Nesse caso, você também pode dirigi-los! Que tal?
Você escolhe o carro e um instrutor vai te explicar tudinho sobre o possante para que você possa assumir o volante e realizar aquele desejo de acelerar (não muito!) pelas ruas da Serra Gaúcha. O valor do passeio depende do carro e um termo de responsabilidade é assinado antes. Mas, vale a pena!
9. Visitar a Aldeia do Papai Noel
Outro passeio imperdível em Gramado para quem viaja com crianças. A Aldeia do Papai Noel é um parque temático onde tudo remete ao Natal. Tem até as casinhas mobiliadas e decoradas para encantar e levar a magia do final do ano para todos os dias.
O Papai Noel e sua equipe ficam lá também, a espera dos visitantes na sua casa, ou na fábrica de brinquedos!
No parque dá para circular bastante, passear de trenzinho e curtir uma tarde bem agradável em meio aos jardins do Parque Knorr, onde está a aldeia.
Não deixe de curtir o visual do Vale do Quilombo a partir do parque.
10. Saborear um café colonial
E, para fechar nossa lista de passeios imperdíveis em Gramado e Canela, nada melhor que saborear um maravilhoso café colonial.
Não é um simples cafezinho! A mesa é farta e conta com bolos, tortas (doces e salgadas), diversos pães, queijos, salames, frios, geleias, biscoitos, sucos, chocolate quente, enfim, todas os quitutes saborosos que você pode querer!
Alguns locais são bastante conhecidos, como o Bela Vista Café Colonial, o primeiro do estilo no Brasil. Há também o Gramado Café Colonial, o da Família Ramm, o Coelho Café Colonial, entre outros que você poderá escolher no seu tour.
Uma coisa é certa: não saia de Gramado e Canela sem provar todos os sabores de lá!
***
Então, malas prontas para curtir os melhores pontos turísticos de Gramado e Canela? Temos certeza que esses passeios não faltarão na sua lista!
Tem algum outro que você foi e acha imperdível? Comenta aí abaixo! Vamos adorar saber sua opinião.