AS 10 MELHORES PRAIAS DO BRASIL!
De norte a sul, o Brasil é repleto de cenários tão diferentes entre si que nem parece que estamos no mesmo país. Não há dúvidas de que aqui há muito a ser explorado, mas com mais de 7 mil quilômetros de litoral é de se esperar que a preferência dos brasileiros seja curtir uma boa praia.
Pode ser num bate e volta, num feriado prolongado ou até nas férias de verão, o que todos queremos é relaxar no melhor estilo sombra e água fresca ouvindo o barulho do mar.
Então prepare a cadeira de praia e guarda sol, pois vasculhamos o litoral brasileiro em busca das melhores e mais lindas praias do nosso país e o resultado está nesta lista das 10 melhores praias do Brasil.
1- Baía do Sancho (Fernando de Noronha – PE)
Fernando de Noronha é, sem dúvidas, um pedacinho do paraíso que temos a sorte de fazer parte do nosso país. A Baía do Sancho representa a ilha muito bem, com suas águas transparentes que são perfeitas para o mergulho, areia branquinha e uma vasta vegetação. O acesso a ela pode ser feito por barcos de passeio ou através de uma escada que começa em um alto penhasco, oferecendo uma vista maravilhosa do mar. É importante notar que durante a época de desova das tartarugas marinhas, que vai de janeiro a julho, a praia fica interditada das 18h às 06h.
- Galeria de fotos da Baía do Sancho
- Imagens 360° da Baía do Sancho
- Conheça mais sobre Fernando de Noronha
2- Baía dos Porcos (Fernando de Noronha – PE)
Outro exemplo claro de que Fernando de Noronha deve estar na sua lista dos destinos brasileiros a conhecer é a Baía dos Porcos. Com uma vista belíssima do Morro Dois Irmãos, cartão postal inegável da ilha, a Baía dos Porcos é uma das praias onde não se pode chegar de barco. O acesso é feito através de uma trilha que começa na Cacimba do Padre e a caminhada vale a pena. Na maré baixa, suas águas cristalinas formam piscinas naturais onde é feito o mergulho com snorkel.
- Galeria de fotos da Baía dos Porcos
- Imagens 360° da Baía dos Porcos
- Conheça mais sobre Fernando de Noronha
3- Praia do Espelho (Trancoso – BA)
O litoral sul da Bahia é um grande polo turístico do Estado e a Praia do Espelho, em Trancoso, se destaca entre tantas outras belas praias da região. Sua paisagem é digna de cartão postal, com um mar azul clarinho, vastos coqueirais verdes e imensas falésias que nos surpreendem não só pelo tamanho, mas principalmente por sua coloração branca. Durante a maré baixa, os corais represam as águas claras do mar e formam piscinas naturais que revelam a rica vida marinha que ali habita.
4- Praia do Patacho (Porto de Pedras – AL)
No litoral norte de Alagoas, a 10 quilômetros de São Miguel dos Milagres, está a Praia do Patacho, que consideramos a mais bonita da região. Quase deserta, a praia reúne as melhores paisagens do litoral alagoano: águas calmas, verdes e límpidas, corais que formam piscinas naturais incríveis e uma grande faixa de areia branquinha. Outra característica marcante é que durante a maré baixa é possível caminhar alguns quilômetros mar adentro sem que a água ultrapasse os seus joelhos.
5- Praia do Leão (Fernando de Noronha – PE)
Ainda em dúvida se deve conhecer Fernando de Noronha? A Praia do Leão resolve. Seu nome é devido a uma ilha próxima que parece ter o formato de um leão-marinho. Além de uma paisagem que dispensa comentários, a praia é uma das preferidas das mamães tartarugas, que ali desovam seus filhotes de janeiro a junho. Um programa muito especial é oferecido pelo Projeto Tamar, que supervisiona os turistas que desejam presenciar os primeiros passos e o primeiro mergulho das tartaruguinhas.
- Galeria de fotos da Praia do Leão
- Imagens 360° da Praia do Leão
- Conheça mais sobre Fernando de Noronha
6- Lagoinha do Leste (Florianópolis – SC)
Para chegar na Lagoinha do Leste é preciso bastante disposição. Mas não desanime, pois a caminhada que dura uma hora a partir de Pântano do Sul é mais do que recompensada por seu cenário paradisíaco. Quem gosta de aventuras e quer tirar belas fotos da paisagem pode optar pela segunda trilha que leva à Lagoa, com duração de quase três horas desde a Praia do Matadeiro. A praia em si tem suas águas agitadas e atrai surfistas em busca de boas ondas, mas quem gosta de sossego pode ficar na beira da tranquila lagoa, formada pelas águas do riacho.
7- Lopes Mendes, Ilha Grande (Angra dos Reis – RJ)
Não é à toa que Lopes Mendes é a praia mais famosa de Ilha grande: paisagem irretocável, repleta de grandes pedras, areia fininha e um mar que mescla os mais belos tons de azul e verde, com ondas que atraem surfistas do mundo inteiro. Como é proibido atracar em Lopes Mendes, os barcos ficam na Praia dos Mangues, a cerca de 20 minutos de caminhada. Quem gosta de trilhas pode partir da Vila do Abraão e desbravar a região em mais de 2 horas de passeio.
8- Bonete (Ilhabela – SP)
Para chegar na praia mais bonita de Ilhabela é preciso pegar uma trilha de cerca de 15 quilômetros a partir do ponto mais ao sul da ilha, no bairro de Sepituba. A pequena e paradisíaca Praia do Bonete faz parte do Parque Estadual de Ilhabela, uma área de preservação da Mata Atlântica e ali é impossível não se sentir em comunhão com a natureza.
9- Praia dos Carneiros (Tamandaré – PE)
A Costa dos Corais é uma das maiores barreiras de corais do mundo inteiro, começando na cidade de Tamandaré, em Pernambuco, e terminando quase 200 quilômetros depois, em Maceió. A Praia dos Carneiros tem piscinas naturais que revelam a vida marinha que habita nestes corais e atrai turistas curiosos com seus equipamentos de mergulho. A paisagem é completa por um grande coqueiral que se espalha pela extensão da areia e por um rio de águas claras que encontra mais à frente o mar.
10- Praia de Ipanema (Rio de Janeiro – RJ)
A última praia de nossa lista é certamente a mais famosa e dispensa qualquer tipo de apresentação. Imortalizada pela bela canção de Vinícius de Moraes e Tom Jobim, Ipanema mantem o charme que adquiriu nos idos da década de 1960 e até hoje é ponto de encontro de cariocas e turistas. No fim da tarde, vale a pena subir nas pedras do Arpoador e admirar o sol que se põe atrás do Morro Dois Irmãos.