10 MELHORES PRAIAS DE ITACARÉ (BA): fotos e dicas que ninguém te conta
Entre a serra e o mar, Itacaré é um dos destinos mais badalados da chamada Costa do Cacau. Bem no meio da Bahia, ao sul de Salvador, a pequena cidade de menos de 30 mil habitantes já foi parte de Ilhéus, e encanta os turistas que chegam lá com suas praias maravilhosas e natureza de tirar o fôlego – graças à Mata Atlântica ainda preservada na região.
Num primeiro momento é comum achar que Itacaré é como qualquer outro destino litorâneo do Nordeste, no estilo rústico e sossegado de vila de pescadores. Mas a exuberância da sua costa, aliada ao incrível ecossistema das redondezas e ao clima meio hippie vigente ajuda a tornar a experiência dessa viagem única.
Antiga aldeia indígena, reduto de jesuítas e vilarejo de pescadores, Itacaré ganhou o status de cidade ainda no século 18 – antes era parte da Capitania de Ilhéus. No centro do maior polo de cacau do Brasil, viu a agricultura também se tornar parte importante do local. Com uma história tão rica. E no século 20 foi ‘descoberta’ pelo turismo graças ao seu litoral belíssimo e ao clima de paz que reina por lá – tudo que se deseja nas férias.
A cidade ainda oferece boa estrutura para os visitantes. Quem procura hotel ou pousadas em Itacaré não fica na mão, com muitas opções – e ainda mais campings, hostels e casas de veraneio para alugar. A gastronomia também é de ótimo nível, com opções para todos os gostos e destaque para a culinária baiana, como não poderia deixar de ser.
Então não há desculpa: planeje a viagem, arrume as malas e conheça as melhores praias de Itacaré.
1- Praia de Jeribucaçu
Uma das praias imperdíveis de Itacaré, Jeribucaçu é favorito dos surfistas com suas ondas fortes.
Chegando de trilha nela já se avista a pequena enseada repleta de coqueiros quase dentro do mar.
Para quem gosta de água doce, o rio de mesmo nome deságua ali e permite aquele refrescante banho para tirar o sal do corpo – e ali perto ainda há a Cachoeira da Usina.
São poucas, mas boas, as barracas na areia.
Para chegar, é preciso pegar a estrada que vem de Ilhéus e entrar quando a sinalização aponta por 3 km adentro. Depois, mais meia hora de caminhada pela mata. Ou então pode ser uma boa contratar passeios até lá com agências de viagem; táxis também levam até o começo da trilha.
2- Praia de Itacarezinho
Apesar do nome no diminutivo, Itacarezinho é uma das maiores praias de Itacaré com seus 3,5 km de extensão.
Localizada ao sul da cidade, é preciso entrar da BA 001 em uma estrada particular que leva até ela – e no caminho já há um mirante arrebatador para te deixar com vontade de chegar logo naquele cenário do mar quase engolindo os coqueirais intermináveis ao longo da costa.
O mar é propício tanto para o surfe quanto para o mergulho, com muitos corais e até cavernas subaquáticas para os mais experientes.
No cantão norte ainda há uma cascatinha para se refrescar na água doce. O local também é ponto de reprodução de tartarugas marinhas, que visitam esse paraíso entre setembro e março para a desova.
Quem vai para lá também não perde a chance de fazer uma longa caminhada pelo belo litoral. Existem bares e restaurantes para atender o público.
3- Praia da Engenhoca
Quer uma praia pequena, reservada e praticamente deserta? Vá para a Engenhoca.
É mais um point de surfistas em Itacaré, principalmente para o longboard, mas não recebe muita gente.
Uma linda trilha parte do km 12 da BA 001 e leva até lá, com visual incrível no caminho.
A estrutura é pequena, com poucas barracas oferecendo comes e bebes, mas um resort de luxo está em construção no local.
4- Praia do Havaizinho
A mesma trilha que leva para a Engenhoca também pode chegar na Praia do Havaizinho em um desvio no trajeto.
Cheia de pedras e recifes, fica com a faixa de areia bem grande na maré baixa, mas curtinha na alta.
Apesar das ondas fortes, não recebe muitos surfistas. É um dos recantos mais sossegados da região, uma jóia ainda intocada e com pouca estrutura.
E com sua beleza incomparável é sempre considerada uma das mais belas praias de Itacaré.
5- Praia do Resende
A Praia do Resende é mais uma de Itacaré em que os coqueiros dominam a paisagem e os surfistas marcam presença na água. E com a vantagem de ficar mais perto do centro da cidade, com o acesso a partir de uma trilha curta no Caminho das Praias – o nome da rua principal.
Apesar disso, ela é bem tranquila, com um gramado onde muita gente aproveita para deitar e piscinas naturais no cantão direito entre as pedras.
Existem alguns poucos quiosques para comida e bebida e muitos capoeiristas também aparecem por ali – para performances e aulas, principalmente no verão.
Você está conferindo as 10 MELHORES PRAIAS DE ITACARÉ (BA): fotos e dicas que ninguém te conta. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!
6- Praia da Ribeira
Com acesso também pelo Caminho das Praias, a Praia da Ribeira definitivamente é uma das mais bonitas de Itacaré.
Toda rústica, cheia de árvores ao redor de sua faixa de areia não muito grande e mar ótimo para um mergulho. E o Rio Ribeira, que desemboca ali, forma algumas cascatas e uma piscininha que faz a alegria dos banhistas.
Por ser perto do centro, fica mais cheia em finais de semana, feriados prolongados e no verão em geral. Para quem gosta de aventura, a tirolesa que passa por cima da praia é imperdível.
7- Prainha
E se você quer fugir do agito da Praia da Ribeira, vá a Prainha. Basta seguir a trilha que sai dela atravessando a Mata Atlântica por pouco mais de meia hora – em meio a ribeirões e cachoeiras. E aí chega-se a uma das praias mais exuberantes não só da Costa do Cacau ou da Bahia, mas de todo o Brasil.
Uma boa pedida é fazer o passeio guiado das agências de turismo locais, já que existem bifurcações e pouca sinalização no caminho.
A praia é uma enseada mínima com dois morros nas pontas e muito verde ao redor – só vendo para entender a beleza incrível do local.
Uma boa é se hospedar na vizinha São José, que conta com alguns dos melhores hotéis em Itacaré.
8- Praia da Concha
Ao contrário da ambientação rústica e isolada da Prainha, a Praia da Concha é uma das mais bem estruturadas da região – e sem ficar devendo na beleza.
Algumas das mais simpáticas pousadas em Itacaré ficam por lá por exemplo, fazendo dela uma ótima alternativa para se hospedar.
O Rio de Contas se encontra com o mar, que também tem águas bem calminhas – e tudo isso torna possível avistar inúmeras pessoas remando em caiaques e stand up paddles.
Bem cheia em finais de semana e na alta temporada, ainda tem como ponto alto o mirante da Ponta do Xaréu, com o melhor pôr do sol da cidade.
9- Praia do Siriaco
Considerada o ponto mais reservado do litoral de Itacaré, a Praia do Siriaco tem acesso pela praia da Ribeira após 15 minutos de trilha, aproximadamente. Mas, apesar da curta distância, é melhor procurar um guia ou uma agência de viagem para ir até lá.
Deserta e com faixa de areia bem pequena, toda a mata ao redor da baía torna o visual um dos mais belos da cidade.
São muitas as pedras na beira do mar e há até uma caverna que se revela na maré baixa – habitada por inúmeros morcegos. Definitivamente é uma aventura inesquecível ir até a praia e aproveitar o sossego do isolamento dela.
10- Praia da Tiririca
A última da lista – mas não menos interessante – é a Praia da Tiririca, maior ponto de surfe na cidade.
Pertinho do centro e com dois costões “abraçando” o mar em seus cantos, fazendo com que as ondas sejam grandes sempre. Por essas e outras, pode ser considerada até mesmo o melhor point do litoral baiano para surfar. A praia está sempre cheia de praticantes do esporte, incluindo algumas etapas de campeonatos oficiais.
Para os que querem apenas curtir o sol e o mar, a Tiririca mantém a beleza de suas vizinhas e também tem seu riachinho desaguando por ali para garantir a água doce.
Há uma boa estrutura de serviços, incluindo pousadas, e vale a pena a visita para admirar a paisagem.
***
Agora difícil será escolher a ordem para visitar tanta praia linda em Itacaré, não é mesmo?
Esquecemos algum praia de Itacaré que você quer colocar na lista? Deixe seu comentário!