Itacaré
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Por mais isolada que Itacaré tenha sido no passado, devido ao acesso dificultoso por estrada de terra, hoje as ruas asfaltadas trouxeram mais civilização à antiga vila de pescadores e com isso também atraíram mais visitantes. Atualmente, a cidade já se tornou polo de turistas no verão que se deslumbram com as belas praias que dispõem nos arredores. Praias para todos os gostos: de águas fortes para surfistas no centro como a Resende e Tiririca, como àquelas mais desertas e de águas calmas como a famosa Prainha (eleita uma das dez praias mais bonitas do Brasil), Havaizinho e Engenhoca. Muitas outras fazem parte desse circuito contemplativo. Por mais que algumas praias não sejam as mais indicadas para banhos por apresentarem forte correnteza e pedras no meio do caminho, vale uma visita para apreciar o pôr do sol. Os amantes de caminhadas ficarão entorpecidos com as trilhas em meio à mata fechada e cachoeiras, realmente uma aventura e tanto.
E por falar em cachoeira, este é um dos principais atrativos da cidade. Algumas quedas d´água que vão de quatro a vinte metros de altura fazem a cabeça dos aventureiros de plantão que podem apenas relaxar na água ou praticar esportes como o rafting, caiaque, canoagem, arvorismo e rapel. É uma experiência para a vida e uma oportunidade que merece ser aproveitada por quem passa por ali. Fugindo um pouco das paisagens naturais, vale apreciar o cenário bucólico do centro histórico com casarões antigos do século 20 da época do cacau e que hoje dão lugar a charmosos bares e restaurantes, além de lojas de artesanato. Assim, a atração noturna é garantida nesses lugares, principalmente na rua Pituba e Londônio Almeida. As praias também organizam luaus e festas de forró e reggae para os que querem esticar à noite até o nascer do do sol.
No quesito gastronomia a cidade se destaca com os rústicos e decorados casarões que servem saborosos pratos baianos e frutos do mar fresquinhos. Outras comidas também se encontram nos restaurantes de culinária nacional e internacional. Hotéis luxuosos e resorts se espalham em alguns bairros específicos, inclusive o primeiro hotel seis estrelas do Brasil. Para os caseiros e menos exigentes, uma dica é seguir para as pousadas confortáveis e a preços atrativos que coexistem.
O que fazer em Itacaré
As exuberantes praias que se escondem nos arredores e cantos de Itacaré são só parte dos atrativos que a cidade oferece. Porém, não há como negar que este é um dos pontos fortes do lugar. As incríveis praias são sinônimo de beleza natural, com recifes, pedras, coqueiras, areia extensa e piscinas. Todas, sem exceção, preservam cenários praticamente intocados. Até as mais frequentadas, ao centro encontram-se perfeitamente belas e bem mantidas. Se arrisque em algumas trilhas e conheça as paias mais afastadas em propriedades privadas.
O passeio inesquecível pode ficar ainda melhor se optar por conhecer o turismo de aventura praticando alguns esportes nos rios e cachoeiras que se espalham na imensidão da mata. Para completar, curta a noite com as tradicionais comprinhas artesanais e o burburinho dos bares.
Cachoeiras
Além das praias com paisagens exuberantes, Itacaré também abriga cachoeiras deliciosas para banhos, lugares propícios para práticas de alguns esportes como rafting, caiaque e rapel. Uma delas tem incríveis 20 metros de queda de água, outra é menor, porém possui 15 metros de largura de muita água para se banhar em meio à vegetação nativa.
Cachoeira do Cleandro
Apesar do cansaço que chegar nessa cachoeira causa, uma coisa é certa, o arrependimento vai passar longe. Isso porque a queda das águas chegam a 20 metros de puro frescor, com inúmeros saltos que desembocam em piscinas naturais ideais para banhos tranquilos e contemplação. O percurso inclui uma hora de caiaque mais dez minutos de caminhada.
Cachoeira de Tijuípe
Esta cachoeira é menor em quedas d´água, mas não em beleza. Os poços dispostos por toda a extensão são formados pelos quatro metros de queda de água. Perfeito para levar a família.
Cachoeira do Noré
Nesta cachoeira é possível se aventurar e realizar o cascading e o rafting. São mais de dez metros de queda d´água com muitas pedras.
Praias de Itacaré
Itacaré é conhecida na Bahia principalmente pelas belas praias que abriga. São inúmeras, em sua maioria, rodeadas de imensos coqueiras e pedras, o que contribui para a paisagem selvagem que se percebe na primeira pisada na areia. As mais desertas, afastadas do centro, exigem caminhadas que vão de 15 a 40 minutos em meio à mata fechada, cachoeiras ou propriedades particulares. Já outras mais urbanizadas no centro, são perfeitas para encontrar amigos e apreciar as delícias oferecidas pelas barracas.
Praia da Costa
Esta pequena praia possui areia branca rodeada de altos coqueiros que oferecem sombra aos preguiçosos turistas. Apesar da bela paisagem que já se admira ao longe, não é indicada para banhos devido à correnteza. Não espere por companhias, ambulantes e barracas, pois a praia é praticamente deserta e sem infraestrutura
Veja a galeria de Fotos da Praia da Costa
Praia da Concha
Por ser próxima do centro, é uma das praias mais movimentadas com barracas e pousadas no entorno. Porém, na baixa temporada recebe poucos visitantes. Não é das mais propícias para banhos devido ao rio de Contas que cruza as águas tornando-as turvas. É possível fazer passeio de caiaque e apreciar o belo pôr do sol.
Veja a galeria de Fotos da Praia da Concha
Praia da Ribeira
Situada no Caminho das Pedras, a praia tem seu acesso a partir do trajeto de carro. Selvagem, é emoldurada pela mata Atlântica, abriga um rio e recebe turistas aos finais de semana.
Veja a galeria de Fotos da Praia da Ribeira
Prainha
Do ladinho da Praia da Ribeira, é um dos cartões postais de Itacaré por ser considerada uma das mais bonitas de toda a região. É rodeado por suntuosos morros exibindo toda a beleza da mata Atlântica. A areia extensa e branca é envolta por coqueirais e as ondas são ótimas para surf. Fica situado dentro de uma reserva particular da onde é possível chegar após uma trilha que percorre cachoeiras. Ao todo são 40 minutos de caminhada que passam em um piscar de olhos por causa da bela distração paisagística.
Engenhoca
Surfistas e turistas frequentam essa praia de águas cristalinas e piscinas naturais. O visual fica ainda mais charmoso com a existência de coqueirais e morros. Para chegar, são apenas 15 minutos de caminhada.
Itacarezinho
Apesar do nome no diminutivo, esta praia é extensa, com coqueiras e morros compondo a paisagem ao fundo. É uma das mais desertas de Itacaré, tem recifes, cascata de água doce e é ponto de desova de tartarugas marinhas. Para chegar à praia é preciso percorrer um trilha que leva meia hora.
Praia do Resende
Afastada a 1 km do centro, é possível após 20 minutos de caminhada. As enseadas trazem muitos banhistas para curtir as águas refrescantes, a sombra dos coqueiros, a areia fina para caminhadas e as muitas barracas que servem caprichosos petiscos. A praia recebe tanto banhistas quando surfistas.
Veja a galeria de Fotos da Praia do Resende
São José
Esta praia é puro requinte. Além de ficar localizada em uma área de proteção ambiental, é rodeada por luxuosos hotéis e mansões. A praia em si é bem tranquila com coqueiros, piscinas naturais e areia branca. O acesso é possível através uma trilha íngreme que exige disposição de sobra.
Praia da Tiririca
Movimentada praticamente o ano todo, recebe surfistas quase que diariamente. A área pequena da praia é serpenteada por pedras e barracas com almofadões coloridos e esteiras rústicas para descanso. Fica a meia hora do centro.
Veja a galeria de Fotos da Praia da Tiririca
Jeribuaçu
Esta praia entra no combo das mais desertas. Tranquila, abriga inúmeros coqueiros e piscinas naturais para banhos relaxantes. Fica dentro de propriedade particular, por isso, é preciso caminhar por cerca de 40 minutos até chegar ao ponto de entrada.
Havaizinho
Como o nome já denuncia, esta é uma praia perfeita para realizar o surf. Com ondas fortes abriga também recifes e alguns coqueiros dispostos ao longe. Os vários morros ao redor servem de mirante natural, causando uma bela vista aos que se arriscam. As pedras presentes no mar avisam que banhos não são indicados.
Praia Patizeiro
A longa faixa de areia torna-se propícia para lagartear ao sol. O mar calmo se mistura com o rio Tijuípe tornando o banho uma experiência relaxante. Deserta, chega-se após uma hora de percurso a partir de Itacarezinho.
Praia São José
Esta bela praia permite o vislumbre do encontro do rio com o mar. O acesso é possível após 15 minutos de caminhada a partir da Prainha. Já se for hóspede de um resort ali localizado basta caminhar alguns passos.
Praia do Siriaco
Apesar de ficar próxima ao centro, esta pequena praia costuma ser deserta. Isso porque abriga vegetação densa e pedras no meio do caminho impossibilitando caminhadas. A trilha para se chegar até a praia é de mata fechada.
Vida Noturna em Itacaré
O agito se encontra tanto nas barracas de praias mais urbanizadas quanto nos bares e restaurantes que abrem assim que o sol se põe. Seus belos casarões antigos recebem clientes aos montes nos feriados e finais de semana para a melhor combinação de todas: comer, beber e conversar.
Na praia da Concha costuma ter um forró pé de serra à noite, surpreendendo e convidando desavisados a arriscar uns passinhos. Já no centro, na rua Pituba, na orla da Coroinha e na rua Londônio Almeida a festa é garantida com muita música ao vivo e quitutes à vontade. Ao fechar os restaurantes, pessoas se dirigem às casas de danças até o sol raiar.
Compras em Itacaré
O artesanato também é forte em Itacaré, assim como as outras principais cidades da Bahia. Os artesãos expõem seus trabalhos nas lojinhas nas ruas do centro atraindo a atenção de visitantes.
Artesãos que sempre lá viveram ou àqueles que percorrendo o estado se apaixonaram por Itacaré e nunca mais saíram ficam dispostos em alguns lugares do centro para ofertar seus produtos.
Dentre a variedade se destacam as bolsas, camisetas pintadas à mão, pinturas em telas e joias com pedras preciosas. Para encontrar as lojas dirija-se à rua Londônio Almeida e Caminho das Praias.
Quando ir à Itacaré
De agosto a fevereiro é o período de seca na região de Itacaré, por isso evite viajar nesse período. Caso queira agitação viaje no verão quando a cidade costuma receber inúmeros visitantes. Os surfistas devem ir no mês de julho quando as ondas estão mais agitadas. O movimento fica menor nos meses entre abril e junho e depois de agosto a novembro, por isso é a melhor época para economizar e curtir as praias desertas.
Como Chegar em Itacaré
De avião:
O aeroporto de referência é o de Ilhéus, que fica a 65 km de Itacaré.
De carro:
Partindo das regiões norte ou sul do país siga pela BR-101 até Itabuna, depois BR-415 até Ilhéus e depois BA-001 até Itacaré.
De ônibus:
As empresas Águia Branca, São Geraldo e Novo Horizonte são as que realizam o percurso até Itacaré. De Ilhéus a companhia é a viação Rota.
Informações Úteis de Itacaré
Distâncias: Itabuna – 106 km / Salvador – 256 km / Jequié – 258 km / Feira de Santana – 323 km.
Informações turísticas – (73) 3251-2134
Rodoviária – (73) 3251-2200
Bacos: Banco do Brasil.