Arembepe
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
A rústica aldeia hippie, próximo à capital, fica no distrito de Camaçari. Fica na região privilegiada da Costa dos Coqueiros em que as praias são famosas no mundo todo pelas belezas que resguardam e a preservação que permanece constante. E foi isso que atraiu uma grande quantidade de hippies nos anos 60, quando um movimento iniciado ao redor do mundo se instalou no Brasil, especificamente em Arembepe. Nesse período, a vila teve o seu auge, recebendo visitas influentes como a cantora Janis Joplin, o cineasta Roman Polanski, o escritor Paulo Coelho, o cantor Mick Jagger, Raul Seixas, Tim Maia e os Novos Baianos que se encantaram com a harmonia da natureza.
Um pouco diferente desse passado, a cidade está mais tranquila, com menos visitas ilustres e algumas poucas visitas de curiosos, desbravadores e surfistas. Algumas pousadas e hotéis foram construídas no entorno com o objetivo de atender a uma pequena demanda de visitantes, assim como os poucos bares e restaurantes erguidos no entorno. A baixa infraestrutura até mesmo nos dias atuais se explica pela necessidade e a preocupação que os nativos tem em manter a paisagem preservada. Hoje, são cerca de 40 cabanas onde vivem 80 moradores como se estivessem ainda na década de 60.
Um passeio pelas casinhas é imprescindível, assim como no centro de artesanato, onde alguns hippies marcam presença com objetos, roupas e acessórios elaborados artesanalmente com propriedades da natureza como matérias-primas. Vale também o passeio de canoa no Rio Capivara que leva a algumas trilhas interessantes do outro lado do rio e permite banhos na água relaxante. Lembre-se de conhecer a base do Projeto Tamar ali alocada, com criadouro de ovos de tartaruga que ao nascer são soltos no límpido mar azul.
O legado hippie do local se mantém aceso em noites de lua cheia, quando festas nas praias e luaus acontecem para exaltar o movimento. Em janeiro a festa dura três dias e reúne grupos culturais que realizam apresentações de shows em memória do Festival Woodstock, um movimento de contra-cultura da época. O evento é também uma oportunidade de arrecadar livros e alimentos para a comunidade carente.
O que fazer em Arembepe
As belezas de Arembepe já encantou muitos hippies ao redor do mundo e até famosos como Janis Joplin e os Novos Baianos no século 60. O período de descoberta do local intocado foi agitado no passado, já hoje a região se mantém pacata e com cenários intocados. Bastam alguns passos para contemplar as rústicas cabanas de nativos, o elogiado artesanato local, o Rio Capivara que contorna a vila ideal para banhos e as piscinas naturais com recifes. As praias abrigam, além de belezas naturais, uma base do Projeto Tamar, da onde são criadas tartarugas de diferentes espécies.
Passeios
Os passeios alternativos não são muitos, uma vez que as praias são os principais atrativos e o que mais agrada aos turistas da região. Porém, vale a pena um passeio pela aldeia em meio às casinhas coloridas, a visita ao Projeto Tamar, Arte Nossa, o Centro de Artesanato e um banho no Rio Capivara.
Projeto Tamar
Próximo a área central está o Projeto Tamar com tanques repletos de espécies de tartarugas, dentre elas: verde, cabeçuda, oliva e de pente. Enquanto dura o verão é o período de soltura dos filhotes ao mar sempre as 17h.
Aldeia Hippie
Reserve um tempo para fugir da praia e caminhar pela aldeia, entre as casinhas coloridas e simples dos moradores, conversar com nativos sempre dispostos a contar histórias de como a aldeia costumava ser no passado e conhecer o Centro de Artesanato com a exposição de acessórios e esculturas. A caminhada não é longa pela pequena vila, após 1,5 km percorridos é hora de retornar.
Veja a galeria de Fotos da Aldeia Hippie
Arte Nossa
O artesanato de influência hippie ainda é forte na aldeia. Artistas se reinventam usando matérias-primas diferentes para suas produções, como cabaças, madeiras usadas e materiais reciclados que dão forma a oratórios e luminárias, móveis e mosaicos, respectivamente.
Açu do Capivara
O Rio Capivara cruza a região e é um dos principais atrativos da região. O local é ideal para banhos relaxantes e também para a prática de pesca. No entorno, se encontram trilhas que podem ser percorridas. Pode-se atravessar o rio de canoa até o outro lado, onde vários caminhos levam a cenários interessantes. É indicado a presença de guia para realizar o passeio.
Praias de Arembepe
As praias de Arembepe é o que mais atrai turistas e surfistas. Tranquilas, repletas de belezas naturais, águas com recifes, dunas e com base do Projeto Tamar são perfeitas para passeios em meio à natureza longe de qualquer burburinho e influência urbanística
Praia de Arembepe
É a praia mais central e urbanizada, possui ondas mansas, dunas e recifes que formam piscinas naturais. É também chamada de Piruí mais próximo do sul onde é completamente deserta e com ondas boas para surf. Ao norte fica situado a sede do Projeto Tamar.
Veja a galeria de Fotos de Arembepe
Praia de Jauá
Com orla urbanizada, essa praia é destino dos surfistas devido às ondas fortes que abriga. Mas, banhistas também surgem na maré baixa quando há piscinas naturais perfeitas para banhos. Aos finais de semana fica mais cheia por causa da vinda de moradores da capital que tem casas de veraneio espalhadas pela orla.
Praia de Interlagos
Situada dentro de um condomínio, tem o acesso livre pela praia do Piruí. As ondas fortes são propícias para surf.
Praia da Barra do Jacuípe
A praia é entrecortada pelo Rio Jacuípe, onde pode-se praticar alguns esportes náuticos à vela. A orla rodeada de coqueiros e a água agitada atrai turistas em excursões.
Praia Genipabu
Demarcada por coqueiros suntuosos que cobrem a orla, areia clara e recifes, a praia fica situado dentro de condomínios fechados. É possível chegar por caminhada a partir da praia da Guarajuba.
Quando ir a Arembepe
A melhor época para curtir Arembepe plenamente é viajando no verão ou outras estações amenas. Assim, poderá aproveitar todas as praias com suas dunas claras e a água cristalina esverdeada sem se preocupar com o frio.
Quanto à movimentação, não há ressalvas para viajar a Arembepe, o local costuma estar sempre deserto, a não ser pelos poucos moradores que ali vivem. Agora, caso queira respirar um pouco de cultura, vale se programar para uma visita em janeiro quando acontece o FICA (Festival Internacional de Cultura Alternativa). Nesse período, movimentos alternativos do mundo todo se reúnem para prosear, recitar poemas, cantar cantigas, apresentar peças e monólogos e outras intervenções artísticas.
Como Chegar em Arembepe
De avião:
O aeroporto mais próximo da aldeia é o de Salvador.
De carro:
De Salvador siga pela Estrada do Coco até Arembepe, são 58 km. Deve-se pegar a Linha Verde no sentido Bahia-Sergipe até Lauro de Freitas e depois Camaçari.
.
De ônibus:
De Salvador utiliza a empresa Expresso Linha Verde para chegar até o vilarejo. Confira os horários de partida no site da empresa.
Informações Úteis de Arembepe
Distâncias:
Salvador – 58 km / Praia do Forte – 34 km / Feira de Santana – 126 km / Aracaju – 289 km.
Mais infos no site: www.bahia.com.br