Guarajuba
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
O distrito de Guarajuba situado em Camaçari, é menos movimentada que a Praia do Forte e Arembepe, mas as praias e passeios que integram esses destinos fazem parte do roteiro dos turistas que chegam a Guarajuba. Impossível resistir às belas praias de Guarajuba e Barra do Cajuípe, assim como aquelas um pouco mais distantes em Arembepe e a famosa Praia do Forte. Esta última é parada obrigatória de quem chega na região por abrigar farol, a sede do Projeto Tamar e o Instituto de Baleia Jubarte que leva até espetáculos da natureza nos meses de julho a novembro.
Mais urbanizada, Guarajuba hoje conta com diversas opções de hospedagem nos arredores, como resorts bem estruturados e pousadas aconchegantes. Casas de veraneio para aluguel também estão dentre as opções. Muitas famílias se deslocam até lá para fazer passeios divertidos nas ciclovias, praças e calçadões. Os mais aventureiros apostam na ida até a Reserva de Sagaratiba, onde pode-se realizar trilhas em meio à mata Atlântica ou passeios de cavalo, quadriciclo e bicicleta entre subidas e descidas.
Outro passeio já carimbado é até as ruínas do Castelo do Forte, situado na Praia do Forte. É o único castelo desse porte da América Latina e foi erguido inspirado nas construções europeias do período medieval. É considerada a mais antiga obra de pedra do país e sua construção foi finalizada apenas em 1624 com o neto do fundador. Foi tombado como patrimônio histórico pelo IPHAN.
O que fazer em Guarajuba
Em Guarajuba é possível se banhar nas deliciosas praias próximas à urbanização ou mais afastadas na Barra do Cajuípe. As mais urbanizadas são a praia de Guarajuba, a principal do vilarejo, rodeada de condomínios e barracas que servem saborosos quitutes e a Praia do Forte, um pouco mais distante, mas que já é destaque em beleza em todo o território nacional. Aproveite o tour ecológico e conheça a Reserva de Sapiranga com várias opções de trilhas e banho de rio. Uma parada para as comprinhas artesanais também deve entrar na programação, assim como a visita às ruínas de uma antiga construção militar também deve integrar o roteiro.
Passeios
Além de curtir as belíssimas praias e fazer passeios em meio à reservas naturais, também deve-se reserva um espaço de tempo para fazer comprinhas de artesanato regional e, principalmente conhecer as ruínas do Castello Garcia D´Avilla, considerada a primeira edificação residencial militar do país, conhecido como Castelo do Forte.
Castello Garcia D´Avilla
Esta ruína fica no alto de uma colina e abriga uma pequena capela hexagonal que chama a atenção de quem passa por ali. Completamente preservado, foi tombado pelo IPHAN e tornou-se patrimônio nacional. Em 2002 foi restaurado, mas permanece com as características originais. Vale conhecer as ruínas de fortificação, a capela e um centro de exposições. Fique para o pôr do sol, da onde pode-se apreciar uma incrível vista da Colina de Tatuapara a 68 metros do nível do mar.
Compras
A praia do Forte, além de abrigar centros da baleia jubarte e tartarugas marinhas também é repleta de lojas de artesanato que fica na rua principal. Lá se encontram esculturas de madeira, acessórios como colares e brincos e pinturas.
Passeios Ecológicos
Guarajuba reserva interessantes passeios educativos e ecológicos. Dentre eles está os Instituto Baleia Jubarte e Projeto Tamar que oferece uma verdadeira aula sobre as espécies com demonstração de vídeos explicativos e painéis tecnológicos. Um passeio mais aventureiro pode ser feito na Reserva de Sapiranga a cavalo, bicicleta, a pé ou quadriciclo.
Instituto Baleia Jubarte
O Centro de Pesquisa e Educação Ambiental (CENTROPEA) do Instituto Baleia Jubarte começou a funcionar em 2006. O turista pode visitar e assistir palestras educativas sobre os hábitos dos animais e ver vídeos sobre as baleias. O destaque do local é o esqueleto de uma baleia gigante exposto a todos, assim como lojinha com suvenires. De julho a novembro é possível ver as baleias jubarte ao vivo fazendo acrobacias em alto mar, o espetáculo se dá pela migração das espécies para acasalamento. O Instituto fica na Praia do Forte.
Projeto Tamar
A sede nacional do Projeto Tamar fica situada na Praia do Forte desde o começo dos anos 80. O projeto tem inúmeras bases espalhadas por outras praias da Bahia. Porém, a praia do Forte é a principal região de desova de tartarugas marinhas. A visitação é aberta aos tanques, lojas, aquários e o Museu da Tartaruga com painéis interativos, vídeos explicativos e exposição de cascos de tartaruga de diferentes espécies. Fica em frente ao farol na Praia do Forte.
Reserva de Sapiranga
A reserva se destaca por abrigar sete trilhas diferentes bem sinalizadas que podem ser percorridas a pé, de quadriciclo, bike ou a cavalo. Ao longo do caminho não é difícil se deparar com algumas espécies de animais nativos e a rica fauna e flora. Ao final do passeio está o rio Pojuca ideal para banhos relaxantes. É indicado levar repelente para insetos, alimento e água para hidratação durante a jornada.
Cavalgada
O roteiro a cavalo percorre as dunas e praias do entornou, a Reserva de Sapiranga ou leva até o Castello Garcia D´Avilla dependendo da vontade do turista.
Mergulho
Os mergulhos nas águas cristalinas de Guarajuba podem ser rasos apenas com máscara snorkel ou mais profundos com cilindro em meio a recifes, naufrágios e corais coloridos.
Quadriciclo
Um tour de quadriciclo garante mais emoção ao turista. Leva até trilhas ecológicas na Reserva de Sapiranga, Lagoa de Açu e Castello Garcia D´Avilla. Os percursos levam cerca de 1h30.
Praias de Guarajuba
Guarajuba abriga belíssimas praias, dentre elas a mais urbanizada que leva o nome do distrito com vários quiosques e condomínios ao redor, a Barra do Cajuípe, 10 km mais distante com a presença do rio que banha o mar e a conhecida Praia do Forte com farol e sede do Projeto Tamar que fica no vilarejo ao lado.
Praia do Forte
A 14 km de Guarajuba, esta praia é uma das referências da região por abrigar um farol, o Castelo Garcia D´Avilla, o Instituto Baleia Jubarte e a sede do Projeto Tamar. Além disso, o cenário bucólico abriga águas encantadas e ótima infraestrutura de restaurantes, café e pousadas.
Praia de Guarajuba
A tranquilidade se faz presente nesta praia que é a principal do distrito. Abriga coqueirais, areia fofa e mar cristalino e azul que forma piscinas naturais na maré baixa. Ao redor estão alguns condomínios, assim como uns quiosques, o que torna a orla urbanizada.
Veja a galeria de Fotos de Guarajuba
Praia da Barra do Cajuípe
Um pouco mais distante ao sul está essa praia com belezas que vão de dunas a coqueirais. Ali acontece o fenômeno do encontro do rio com o mar que pode ser observado em passeios de caiaque na água doce ou salgada.
Quando ir à Guarajuba
A melhor época para curtir Guarajuba plenamente é viajando no verão ou outras estações amenas.
Assim, poderá aproveitar todas as praias com suas dunas claras e a água cristalina esverdeada sem se preocupar com o frio.
Porém o movimento se intensifica nessa época do ano. Evite os meses de abril a junho quando chove mais na região.
Como Chegar em Guarajuba
De avião:
O aeroporto mais próximo de Guarajuba é o de Salvador.
De carro:
De Salvador siga pela Estrada do Coco até Guarajuba. Deve-se pegar a Linha Verde no sentido Bahia-Sergipe.
De ônibus:
De Salvador utiliza a empresa Expresso Linha Verde para chegar até o destino. Confira os horários de partida no site da empresa.
Informações Úteis de Guarajuba
Distâncias: Salvador – 83 km / Camaçari – 63 km.
Informações turísticas – (71) 3621-6600
Bancos: Banco do Brasil e Bradesco.
Mais infos no site: http://www.bahia.com.br/