Porto Seguro
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Berço da história brasileira e um dos primeiros lugares por onde Pedro Álvares Cabral desembarcou com a sua tripulação há mais de 500 anos, Porto Seguro tem história para contar. A cidade é abrigo eclético de praias naturais, riqueza histórica e animação diurna e noturna. Turistas de perfis diversos chegam à região nas mais variadas épocas do ano. Em certos momentos a cidade é tomada por estudantes, no Carnaval foliões tomam conta das ruas e em outros períodos jovens e adultos que buscam agitação e outros que buscam calmaria também tem espaço aqui.
As belíssimas praias de mar azul e areias brancas, circundadas por coqueiros e barracas se destacam em Porto Seguro. Relativamente próximo ao centro estão as praias agitadérrimas com axé alto o dia todo como a Taperapuã, Mundaí e Itacemirim. Já entre aquelas com cenários mais paradisíacos estão a Curuípe, Rio dos Mangues, Ponta Grande e Mutá. Todas essas, principalmente a Taperapuã e Mutá reservam pousadas de frente para a orla. Impossível não se esbaldar nas águas calmas e praticar até algumas atividades como passeio de lancha ou ultraleve.
A cidade alta, no centro histórico, foi tombada como Patrimônio Histórico e abriga charmosas casas coloridas, igrejas no alto de falésia e museus. Em Porto Seguro encontra-se também o Memorial da Epopéia do Descobrimento, área extensa de 20 mil metros entre vegetação típica em um jardim botânico e réplica de embarcação da tripulação de Cabral. Continuando o roteiro de passeios mais tranquilos inclua na programação uma visita à reserva indígena dos pataxós, com direito a trilha, almoço, típico e passeio nas ocas.
Os que buscam festejos devem lembrar-se do Carnaval, Reveillon e Festa de São Pedro com muitos shows e danças. Os interessados por cinema devem aproveitar o Arraial Cine Fest no entorno. Para comer pratos baianos como bobo, acarajé, tapiocas e outras delícias dirija-se à Passarela do Descobrimento onde ficam os melhores bares e restaurantes da cidade, além de caprichados artesanatos locais.
O que fazer em Porto Seguro
As belezas naturais das praias envoltas por recifes, piscinas naturais, restinga, manguezais, coqueiros contribui para que Porto Seguro seja um dos destinos mais visitados do Brasil. Os preços promocionais organizados por agências de turismo atraem visitantes o ano todo em busca de agitação nas praias próximas ao centro com música alta e azaração ou calmaria em praias mais afastadas.
Além disso, Porto também abriga um centro histórico e tanto com igrejinhas, casarios coloniais e museus. Para imergir na cultura local e na história do descobrimento do Brasil vale uma visita à aldeia pataxó. À noite o burburinho dos bares e restaurantes e a possibilidade de comprinhas acontece na Passarela do Descobrimento, na região central.
Centro Histórico
O centro histórico de Porto Seguro é considerado o primeiro núcleo habitacional do Brasil. Destaque para a cidade histórica, a mais antiga do pais, que fica no alto de uma falésia sobre a orla.
Na cidade alta ficam situadas o Marco do Descobrimento de 1503 vindo de Portugal, uma igrejinha rústica de Nossa Senhora da Pena com torre em louça e a Casa de Câmara e Cadeia onde fica o Museu de Porto Seguro, já restaurado com um acervo de objetos indígenas, documentos e vídeos sobre a colonização. Ali também se encontram as ruínas da primeira escola de jesuítas, Igreja São Benedito e Igreja da Misericórdia onde fica o Museu de Arte Sacra. No entorno se encontram casarios coloniais e coloridos que embelezam ainda mais o trajeto.
Veja a galeria de Fotos do Centro Histórico de Porto Seguro
Memorial da Epopéia do Descobrimento
O memorial ocupa um espaço de 20 mil metros, porém apenas 600 metros abriga construções. A beleza do local fica por conta do jardim botânico com vegetação de restinga e alguns marcos históricos.
No Memorial, encontra-se também uma réplica de Nau Capitânia, uma embarcação que trouxe Pedro Alvares Cabral ao Brasil junto de sua tripulação em 1500. O passeio é possível a partir de uma pequena trilha guiada por índios pataxós que explicam sobre a história da colonização e detalhes sobre as plantas encontradas no meio do caminho. Fica na Avenida Beira-Mar, Praia do Cruzeiro.
Veja a galeria de Fotos do Museu do Descobrimento
Reserva Indígena da Jaqueira
Em meio à mata tropical fica situada a reserva de 32 famílias de índios pataxós fundada em 1998 e que preserva até os dias atuais as tradições e costumes de sua tribo.
A tribo situada a 2 km da costa mantém os costumes vivos, assim como o idioma patxohã nos 827 hectares de mata preservada. O passeio na reserva permite uma vivência cultural interessante com explicação da história dos índios, demonstração de rituais, visita às ocas chamadas de kimejis, banho no rio local e trilha na mata com direito à observação de armadilhas de caça elaborados pelos índios e também plantas de propriedades medicinais usadas para cura. Para completar, até um almoço é servido pelos hospitaleiros índios, o menu geralmente é o peixe assado na folha da palmeira. Além disso, aproveite para presentear amigos e compre os belíssimos artesanatos confeccionados pelas mulheres da tribo.
Praias de Porto Seguro
Das mais agitadas com axé bombando dos altos falantes das barracas e pessoas que se trombam na areia na alta temporada às mais tranquilas e semi desertas, afastadas do centro da cidade.
Estas são as praias de Porto Seguro: para todos os gostos, estilos e propósitos. É possível se divertir nas praias de Taperapuã, Mundaí e Itacemirim ou encontrar calmaria e descanso em Curuípe, Rio dos Mangues, Ponta Grande e Mutá. Banana boat, ultraleve, passeios de lancha, barco e caiaque também pode ser praticados, assim como caminhadas nas longas faixas de areia.
Taperapuã
A mais badalada praia de Porto Seguro, Taperapuã é envolta por pousadas e barracas de praia. Para aproveitar o agito do dia a praia reserva shows e música alta o dia todo.
A água do mar costuma ser calma, boa para banhos. Algumas atividades esportivas como o vôlei, caiaque e futebol de areia podem ser praticados. A praia fica a 7 km do centro.
Praia de Mundaí
Esta praia fica mais próxima do centro, a cerca de 4 km. Lá também costuma ser um destino agitado com muitos quiosques e pessoas disputando espaço na areia na alta temporada. Alguns coqueiros imensos trazem sombra para alívio dos turistas. Aqui, as barracas também ecoam música alto o dia todo, especialmente axé. Mais tranquilidade pode ser encontrada em quiosques mais afastados do burburinho que tocam blues e rock para gostos mais refinados.
Veja a galeria de Fotos da Praia de Mundaí
Praia de Itacimirim
Dentre todas, esta é a praia mais extensa de Porto Seguro. Fica a quase 4 km do centro. Na maré baixa, é comum formarem-se piscinas naturais. A piscina é envolta por verde e quiosques que tocam muita música e oferecem petiscos e drinks saborosos.
Veja a galeria de Fotos da Praia de Itacimirim
Praia de Curuípe
Curuípe marca o início do trecho de águas calmas e semi desertas. Apesar de ser a mais próxima do centro da cidade, não é das mais movimentadas. Umas poucas barracas ficam dispostas servindo água de coco e outros alimentos. A praia é muito frequentada para caminhadas.
Veja a galeria de Fotos da Praia de Curuípe
Rio dos Mangues
Pode-se dizer que esta praia ganha no quesito beleza. Reúne em seu entorno coqueiros e manguezais. As piscinas naturais formadas na praia são de um verde exuberante que convida a um banho relaxante. O local é perfeito para caminhadas, caiaque e até ultraleve para os mais aventureiros. Fica a 8 km do centro.
Ponta Grande
O cenário paradisíaco fica a quase 10 km do centro de Porto. É uma das menos frequentadas do entorno, mas não é por falta de beleza, pois a praia abriga mar calmo e límpido, pedras na costa, coqueiros, algumas poucas barracas e serviços como banana boat, passeios de lanchas e caiaques.
Praia Mutá
Está é a última praia de Porto Seguro, fica na divisa com o município Santa Cruz Cabrália. Por ficar bem afastada é pouco frequentada por turistas, mas é o local ideal para quem busca calmaria. As águas são mornas e cristalinas indicadas para passeios de barcos e prática do ultraleve.
Veja a galeria de Fotos Praia Mutá
Vida Noturna em Porto Seguro
O agito noturno é tão intenso quanto de dia. Enquanto que de dia a badalação fica por conta das barracas de praia, à noite o centro com bares e restaurantes em cada esquina ganham movimentação, assim como as barraquinhas de pratos típicos e artesanato.
No centro, a Passarela do Descobrimento também conhecida como Passarela do Álcool é o lugar que abriga os principais estabelecimentos comerciais, principalmente os gastronômicos. Lá, as charmosas construções coloridas dão lugar a bares com música ao vivo, restaurantes e até lojas de produtos variados.
Nas proximidades também se encontram casas noturnas como Alcatraz, Ilha do Pirata e Transilvânia com música até o sol raiar. Algumas barracas também organizam festas na praia, luaus e apresentações de axé principalmente na alta temporada. Alguns barzinhos mais boêmios reservam MPB aos clientes
Compras em Porto Seguro
Para se esbaldar nas compras, Porto Seguro tem um espaço garantido: Passarela do Descobrimento. Além do burburinho de bares e restaurantes, é lá que fica a concentração de boutiques e lojas com produtos e suvenires, além de barracas de artesanato.
Não é preciso andar muito para encontrar variedades interessantes de lembranças e presentes, como camisetas com frases criativas, chapéus de couro e palha, chaveiros, colares, pulseiras e brincos, produtos de praia como esteiras e cangas e objetos de decoração. O comércio na Passarela do Descobrimento fica aberto até meia noite.
Quando ir a Porto Seguro
Para aproveitar o sol apenas evite os meses de julho e agosto quando aumentam as chuvas na região. Todos os meses restantes fazem muito sol na cidade.
A agitação rola solta quase o ano todo em Porto Seguro, isso porque a cidade é um dos lugares com melhor custo-benefício na Bahia e pacotes promocionais.
Porém, se quiser evitar ainda mais burburinho nas praias e centro histórico, evite viajar em outubro e novembro, período que a cidade fica repleta de estudantes que viajam durante a semana do “saco cheio” para comemorar a formatura antecipadamente. Para apreciar algum festejo, pode-se ir no Carnaval, conhecido como Carnaporto, em que as comemorações chegam a durar mais de uma semana.
Eventos
Em Porto Seguro, alguns festivais se destacam na cidade. Além do Carnaporto que acontece em fevereiro, toma conta das ruas o Pedrão, festa com shows musicais em lembrança à São Pedro e o Arraial Cine Fest, um festival de exibição de curtas e longas cults.
Arraial Cine Fest
Este festival de cinema costuma valoriza tanto produções nacionais quanto da Espanha, Rússia, Holanda, Bélgica, Áustria, Croácia e Japão. Os curtas e longas - que são exibidos cada ano em um espaço diferente - reúne inúmeros aficionados pela sétima arte.
Pedrão
No meio do ano acontece uma das maiores festas do país em homenagem à São Pedro, padroeiro da região. Os shows se espalham pela cidade reunindo mais de cem mil foliões todos os anos. São sempre convidados cantores renomados do sertanejo, axé e forró.
Como Chegar em Porto Seguro
De avião:
Voos aéreos das principais capitais brasileiras parte para Porto Seguro diariamente. O aeroporto de Porto Seguro fica muito bem localizado, a apenas 3 km do centro.
De carro:
Vindo de Salvador siga pela BR-324, BR-101 e BR-367.
De ônibus:
Duas são as principais companhias que levam até Porto Seguro: São Geraldo que serve o sudeste e Águia Branca que atende outras cidades da Bahia.
Informações Úteis de Porto Seguro
Distâncias: Eunápolis – 60 km / Itabuna – 267 km / Vitória – 591 km / Salvador – 722 km / Rio de Janeiro – 1110 km / São Paulo – 1487 km.
Clima: Temperatura entre 15° e 40°
Secretaria Municipal de Turismo - (73) 3288-3708
Aeroporto Internacional de Porto Seguro – (73) 3288-1880
Rodoviária de Porto Seguro – (73) 3288-1914
Bancos: Bradesco, Caixa, Banco do Brasil, HSBC e Itaú.