Sítio do Conde
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Sítio do conde se destaca dentre os vilarejos vizinhos quando o assunto é beleza natural. Fica a 6 km do centro e abriga praias rodeadas de dunas, águas claras do mar e escuras banhadas pelos rios que cruzam a região. A presença de quiosques contribui para tornar a região ponto de parada de turistas que não se intimidam em percorrer toda a Estrada dos Coqueiros para chegar ao destino bucólico e paradisíaco. Na alta temporada a presença de visitantes aumenta, tornando a cidade mais movimentada. A infraestrutura de hotéis e restaurantes é a melhor da região, por isso, a maioria dos turistas se hospeda ali para conhecer todos os vilarejos vizinhos que permeiam Sítio do Conde.
Os 40 km de costa litorânea abriga belíssimas praias. Alguns dos vilarejos das redondezas mais procurados são: Baixio, uma vila de pescadores de ondas fortes e próximos à Lagoa Azul; Poças, pacato é o mais antigo vilarejo, é banhado pela água do rio; Barra Nova, rica em manguezais e espécies marinhas ideais para pesca artesanal de lagostas, camarões e peixes; Vila do Conde com igreja antiga, cruzeiro e mirante com bela vista do mar e da mata Atlântica; Cavalo Russo com uma duna que chega a 20 metros de altura, um perfeito escorregador natural que desemboca no rio; Cascatinha, uma propriedade que abriga queda d´água ideal para banhos e Rio de Pedras, um vilarejo onde fica o rio que fornece água para o povoado e também permite banhos na água cristalina.
Um passeio de barco pelo rio Itapicuru está entre uma das atividades obrigatórias. Os canais são utilizados para transporte de mercadoria, mas também abrigam cenários intocados. O tour contempla um complexo de manguezais, onde se realiza a pesca de arremesso. Na vizinha Conde, está a Passarela da Cerveja, uma rua repleta de barzinhos, ideal para um passeio noturno e para apreciar os saborosos pratos, petiscos e drinks lá servidos.
O que fazer em Sítio do Conde
Sítio do Conde abriga praias deliciosas e fica cercada por vilarejos vizinhos que apresentam trechos também interessantes do litoral.
As mais desertas e que podem ser visitadas a partir da estradinha é Poças e Siribinha, outras mais movimentadas, mas também rústicas também merecem destaque como a Barra de Itiriri, Baixio, Conde e Subaúma.
Vale um passeio de barco pelos manguezais do entorno e se divertir com a prática do “esquibunda” na duna de 20 metros do Cavalo Russo.
Redondezas
Além de curtir as praias do Sítio do Conde, uma indicação é se deslocar de barco ou carro, quando possível, até os vilarejos vizinhos que se distanciam alguns quilômetros e revelam paisagens deliciosas como a Barra Nova, rico em manguezais; a Vila do Conde com construções antigas e o Cavalo Russo com uma duna gigante
Poças
Este é considerado o mais antigo vilarejo da região. Banhado pelo rio Itapiciru, é um lugarejo pacato, envolto por estradas de terra. Um dos principais passeios é o de barco que leva até o estuário e a foz do rio, onde estão praias banhadas pelo rio e mar. Fica a 6 km da vila.
Barra Nova
Barra Nova é repleta de manguezais e lagoas, o que contribui para a farta pesca dos camarões e peixes que abastecem os restaurantes do entorno. Apresenta rica vegetação nativa, sendo um dos ecossistemas mais produtivos do mundo.
Vila do Conde
Aqui está a maior parte da história da região, abriga construções antigas, como uma igreja do século XVII chamada Nossa Senhora da Matriz e um cruzeiro com um exuberante mirante, da onde se descortina grande parte do povoado.
Cavalo Russo
Fica próximo à Barra de Siribinha e à foz do rio Itapicuru. Se destaca por abrigar manguezais e lagoas que levam a passeios de aventura inesquecíveis. O principal atrativo é uma duna de 20 metros, chamada de “cavalo russo” e onde os turistas podem descer escorregando até cair direto nas lagoas refrescantes.
Cachoeirinha
Localizada a 8 km da Estrada dos Coqueiros está Cachoeirinha, é uma propriedade particular aberta à visitação. A deliciosa cachoeira lá encontrada permite momentos relaxantes. A infraestrutura conta com restaurante, bar e pousada.
Rio de Pedras
O Rio de Pedras é o responsável pelo abastecimento de água dos moradores. As águas claras e geladas refrescam banhistas, além de oferecer espaços agradáveis nos bares e restaurantes do entorno. Fica a 1 km da Linha Verde.
Praias do Sítio do Conde
As praias do Sítio do Conde costumam ser regadas de muito verde presente em toda a Costa dos Coqueiros, águas claras, areia fina e branquinha, lagoas e rica vegetação de manguezal, acompanhada pelo Rio Itapicuru e Rio Itariri que corre na região.
Praia Barra do Itariri
Aqui corre a foz do Rio Itariri, por isso é o melhor lugar para banhistas relaxarem nas águas escuras e tranquilas de água doce ou salgada. Algumas barracas ficam dispostas na longa faixa de areia. Turistas surgem aos finais de semana nos ônibus de excursão para apreciar as belezas. Um farol no alto do morro é um dos atrativos principais, da onde se pode visualizar uma vista panorâmica. Na maré cheia indica-se um passeio de lancha pelas redondezas. Fica a 13 km da vila.
Praia Poças
Os recifes encontrados nessa praia formam poças de água em plena areia, criando pequenas dunas. O cenário permite uma bela vista do horizonte.
Praia Siribinha
Esta praia extensa, em uma vila ao lado, é banhada pelo Rio Itapicuru. Por isso, é o melhor lugar para fazer passeios de barco em plena mata Atlântica e manguezais. O local é conhecido pela pesca do robalo, iguaria baiana. É repleto de coqueiros e amendoeiras que formam boas sombras. O acesso se dá por uma estrada de terra rodeada por imensos coqueiros. O filme Tieta inspirado na obra de Jorge Amado foi filmado aqui. Fica a 13 km da vila.
Praia Barra do Itapicuru
As principais atrações do local são os relaxantes banhos de mar, e de rio. Apresenta tanto dunas quanto manguezais. Alguns pescadores praticam a pesca de arremesso na praia. O acesso é complicado, possível apenas a partir de veículo com tração nas quatro rodas, canoa ou a pé a partir de Siribinha.
Praia Subaúma
Esta é uma das praias mais urbanizadas da região, isso porque apresenta quiosques na areia, casas de veraneio e restaurantes por toda a orla. A foz do rio Subaúma corre ali tornando a paisagem rústica. Na maré baixa surgem algumas piscinas naturais ao centro.
Praia Baixio
A praia é movimentada mesmo na baixa temporada. Bem localizada na estrada, tem mar de ondas fortes que atraem famílias e surfistas. Ali próximo fica a Lagoa Azul, um local perfeito para banhos.
Praia Sítio do Conde
É a praia mais deserta da vila, concentra uma quantidade considerável de barracas, mas permanece paradisíaca com chapadões e pedras na extensão da praia.
Praia dos Artistas
O mar na Praia dos Artistas é morno e relaxante com dunas e coqueiros que tornam a paisagem mais atraente. Alguns condomínios e sítios particulares ao redor, além de quiosques trazem infraestrutura à região. Fica a 3 km da vila.
Quando ir à Sítio do Conde
A melhor época para curtir Sítio do Conde plenamente é viajando no verão ou outras estações amenas.
Assim, poderá aproveitar todas as praias com um sol a pino.
No verão, o vilarejos costuma receber mais visitantes, mas nada extraordinário, sendo fácil achar espaços tranquilos para lagartear.
Evite os meses de abril a junho quando chove mais na região.
Como Chegar em Sítio do Conde
De avião:
O aeroporto mais próximo de Sítio do Conde é o de Salvador.
De carro:
Deve-se seguir por BA-233, BR101, BA-093, BA-324 ou BA-099. O mais indicado é seguir por essa última, uma nova estrada ecológica denominada Costa dos Coqueiros que é completamente asfaltada.
De ônibus:
De Salvador utilize a empresa Expresso Linha Verde, São Luiz ou Catuense para chegar até o destino. Confira os horários de partida no site das empresas.
Informações Úteis do Sítio do Conde
Distâncias: Salvador – 202 km / Conde – 6 km.