Morro de São Paulo
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Em uma localização extremamente privilegiada no litoral baiano, Morro de São Paulo fica entre a baía de Camamu e a de Todos os Santos. A capital se distancia 280 km das belezas de Morro. Do ladinho de Ilha de Boipeba, esta vila se diferencia da outra pelo agito e burburinho que costuma tomar conta das praias durante o dia e dos bares e restaurantes durante a noite. Certos dias, até as próprias praias que recebem banhistas durante o dia passam a receber os baladeiros de plantão à noite. Apesar da reforma urbanística e projeto paisagístico que a cidade recebeu nos últimos anos, ainda preserva-se a rusticidade do local. Já se vê pela preservação ambiental das matas e águas e pela proibição de tráfego de carros na vila. A hospitalidade dos nativos também é inegável com uma recepção acalorada nas muitas pousadas e barracas repletas de gostosuras.
Aliás, o quesito pousadas é forte na região. Principalmente na Primeira e Segunda praia onde ficam situadas as melhores opções de hospedagem com todo conforto que um turista merece. Não é preciso se movimentar muito para conhecer os pratos regionais que são servidos nos restaurantes das próprias pousadas. Agora, se o objetivo é desbravar as ruelas, vale uma visita na vila para degustar de cardápios baianos como o bobó, moquecas, frutos do mar e crepes e também da gastronomia internacional que é intensa devido à grande presença de gringos que apenas passam ou vivem ali.
Apesar dos nomes das praias que são enumeradas de Primeira à Quinta e outras duas com os nomes de Guarapuá e Gamboa nos vilarejos ao redor, nenhuma é designada como a número um. Pelo contrário, todas empatam em beleza e revelam paisagens diversificadas. Umas mais calmas, outras mais agitadas, umas com recifes, outras com coqueiras, cada qual tem um bônus que contribui para torná-las únicas por natureza. Na praia vale praticar caminhadas, futevôlei, peteca e muitas outras brincadeiras. Adeptos de esportes à vela e mergulho também tem espaço reservado em determinadas praias.
Para completar, indica-se um passeio rústico pela cidadela parando nos principais atrativos históricos e edificações com mais de dois séculos de existência. Os destaques são a Fortaleza do Morro e Farol do Morro que são verdadeiros mirantes, a Igreja da Nossa Senhora da Luz com acervo sacro e inspiração arquitetônica barroca e a Fonte Grande da onde se realiza a maior tirolesa do Brasil.
O que fazer em Morro de São Paulo
Morro de São Paulo é palco de badalação de dia e de noite.
As praias logo cedo ganham agitação nas barracas que se dispõem servindo deliciosos quitutes aos turistas. As belezas que circundam as águas são compostas por coqueiras, areia extensa e recifes. Existem desde aquelas mais animadas como a Primeira, Segunda, Terceira e Quarta Praia, até aquelas mais desertas, longe de tudo como a Quinta Praia, Guarapuá e Gamboa.
Turismo de aventura também é possível de realização nessas mesmas praias, atividades como trilhas, mergulhos e até tirolesa são procuradas constantemente por quem busca adrenalina. No resto do dia conheça os atrativos históricos e culturais e o agito noturno que tomam conta da vila.
Atrativos Históricos
Ir a uma cidadezinha como Morro de São Paulo repleto de história para contar e não apreciar os atrativos culturais é praticamente um crime. Por isso, vale reservar um tempo em meio ao agito e conhecer os mirantes da fortaleza do Tapirandu e Farol do Morro, apreciar a bela igrejinha clássica e uma fonte de 1746.
Veja a galeria de Fotos do Mirante - Morro de São Paulo
Ruínas do Tapirandu
A fortaleza foi erguida em 1630 e hoje as ruínas funcionam como mirante que descortinam as praias do Morro. São 678 metros de muralhas que resguardam várias belezas inclusive um espetáculo de golfinhos ao longe. As ruínas foram tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional. Fique para apreciar o pôr do sol. As ruínas ficam bem próximas à vila.
Farol do Morro
O farol construído em 1855 revela uma das vistas mais belas do Morro. Ali os aventureiros podem praticar a maior tirolesa do país com 57 metros de altura e 340 metros de comprimento de muita adrenalina. O acesso é de dez minutos por trilhas a partir da Praça Aureliano Lima.
Igreja da Nossa Senhora da Luz
Construída em 1845 esta igreja é possível após subir uma ladeira a partir do cais. A caminhada compensa pela beleza arquitetônica da igreja que abriga relíquias dos séculos XVII e XVIII. Se destacam também os altares trabalhados ao melhor estilo barroco.
Veja a galeria de Fotos de Igreja Nossa Senhora da Luz - Morro de São Paulo
Fonte Grande
Em 1746 quando foi construída o seu objetivo era decantação das águas. Hoje virou referência histórica. Ao seu redor foram erguidas as primeiras casas, restaurantes, bares e pousadas.
Praias do Morro de São Paulo
Das sete praias que compõem o cenário do Morro de São Paulo, quatro são movimentadas e três são desertas.
As agitadas são denominadas por ordem numérica de Primeira à Quarta com inúmeras barracas e pousadas ao redor e próximas ao comércio.
Já as desertas são mais extensas e de difícil acesso, com baixa infraestrutura abrigam visuais paradisíacos.
Primeira Praia
Pertinho do centro, a praia costuma ser a mais visitada. Os 300 metros de areia se dividem entre turistas e barracas que servem quitutes como sururu e sarapatel. Ao redor também se encontram casas de veraneio e pousadas. Por ter ondas fortes costuma atrair surfistas.
Veja a galeria de Fotos da Primeira Praia
Segunda Praia
Um pouco maior que a primeira, esta praia tem 400 metros repletos de barracas e próxima a vila, onde fica a agitação noturna.
Durante o dia banhistas curtem as águas claras e calmas da praia, assim como esportistas se esbaldam no vôlei de areia e futevôlei, já a noite jovens se divertem nos luaus constantemente realizados.
Veja a galeria de Fotos da Segunda Praia
Terceira Praia
Esta praia é uma das mais propícias para a prática de mergulho. Isso porque, próximo à Ilha de Caitá existem bancos de corais que abrigam peixes coloridos. Leve uma máscara e snorkel. Extensa, a praia reúne ainda barracas e restaurantes ali próximo.
Veja a galeria de Fotos da Terceira Praia
Quarta Praia
A maior de todas, a praia possui quatro quilômetros de extensão de ampla beleza natural e sossego em meio às piscinas naturais. Os coqueiros se dispõem como guardiões ao fundo protegendo as águas calmas. Fica a meia hora da vila
Veja a galeria de Fotos da Quarta Praia
Quinta Praia
Também chamada Praia do Encanto, é uma das menos frequentadas pelos turistas por ficar distante seis quilômetros. Na maré alta o acesso torna-se ainda mais complicado. Para chegar, uma opção é ir de charrete. Na região não encontram-se bares e barracas. Porém, a falta de infraestrutura compensa pelo visual intocado.
Garapuá
Essa pequena vila de pescadores reúne piscinas naturas de águas mornas rodeada de recifes e peixes. Praticantes de mergulho param para se divertir em meio às águas e espécies marinhas. Para chegar são duas horas a pé ou uma de barco.
Gamboa
Afastada do burburinho, esta praia fica em uma vila de pescadores. É perfeita para realizar esportes à vela por estar em frente a uma baía, o que permite favorável entrada de brisas. Chega-se após 40 minutos de caminhada ou quinze de barco.
Vida Noturna em Morro de São Paulo
A noite é uma criança em Morro do São Paulo. Já no pôr do sol a programação começa com a abertura dos bares e restaurantes, já depois da meia noite o agito fica por conta das festas e luaus organizados nas praias e que vão até o amanhecer.
Diversão a noite
As festanças costumam acontecer na Segunda Praia onde a praia dá lugar à balada a céu aberto. Algumas barraquinhas montadas na Rua Caminho da Praia oferecem drinks exóticos e refrescantes. Os restaurantes e barzinhos são uma boa pedida para quem procura uma atividade noturna menos agitada. Nesses estabelecimentos existem bons pratos típicos, bebida gelada e até som ao vivo dependendo do dia.
Quando ir à Morro de São Paulo
Para visitar Morro de São Paulo apenas evite o tempo ruim de março e maio quando acontecem pancadas de chuvas na região. A agitação é grande na maior parte do ano, mas fica mais intensa no verão quando acontecem luaus e festas todas as noites. As ruelas e bares sempre ficam movimentados também após o pôr do sol.
Para encontrar preços mais em conta viaje na baixa estação quando hotéis e pousadas costumam oferecer promoções. De julho a outubro as baleias jubarte ganham espaço nos mares. As belezuras podem ser observadas a partir de passeios programados com guias biólogos. Dois eventos marcam presença na cidade: O Festival de Primavera em setembro e a Ressaca do Morro, após o Carnaval.
Como Chegar em Morro de São Paulo
De avião:
Biomotores e monomotores viajam de Salvador e pousam nas proximidades da ilha.
De carro:
Uma opção é pegar os ferry boat até Itaparica da onde é possível serguir estrada pela BR-324 até a BR-101 em Santo Antônio de Jesus. De lá seguir por Nazaré e Valença, onde é possível pegar barcos e lanchas até Morro.
De ônibus:
A empresa que realiza o trajeto Salvador-Valença, cidade vizinha do Morro de São Paulo é a Águia Branca.
De barco:
Desembarcando em Salvador, basta pegar um catamarã no Terminal Turístico do Mercado Modelo e seguir por duas horas até chegar ao destino.
* Caso siga de carro lembre-se de deixá-lo nos estacionamentos de Valença, uma vez que o tráfego de veículos é terminantemente proibido.
Informações Úteis de Morro de São Paulo
Informações turísticas - (75) 3652-1104
Aeroporto de Salvador – (71) 3204-1010
Rodoviária de Salvador – (71) 3460-8300
Terminal Turístico Marítimo de Salvador (71) 3242-4366
Não há sinal para celular na cidade. Deve-se pagar R$ 15 de taxa para preservação ambiental. A circulação de carros é proibida.
Caixas eletrônicos: Banco do Brasil, Bradesco e Caixa.