Mangue Seco
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Mangue Seco é um vilarejo que merece destaque. O local foi cenário para transmissão da novela Tieta, inspirado na obra “Tieta do Agreste” de Jorge Amado. As filmagens mostravam toda a beleza da praia que dá nome à vila, em meio a dunas imensas. A vila é a última da região dos Coqueiros, na região do extremo norte baiano e fica no município de Jandaíra que faz divisa com o Sergipe. Por isso, turistas de Aracaju, logo ao lado não resistem à Mangue e se deslocam alguns quilômetros para conhecer o rústico vilarejo. Alguns visitantes da Costa do Sauípe e da famosa Praia do Forte também aproveitam a peregrinação para conhecer o cenário paradisíaco.
Apesar de serem apenas duas praias ali existentes, o cenário compensa com as altas dunas da praia de Mangue Seco com ondas fortes na maré alta e relaxantes na maré baixa. Já a praia Costa Azul fica em evidência pela rica vegetação do entorno que contempla coqueiros, vales e montanhas. As praias agradam tanto turistas, quanto surfistas e pescadores que também encontram seu lugar ali. Algumas barracas estrategicamente colocadas, servem saborosos petiscos fresquinhos e bebidas geladas. Dentre os atrativos mais requisitados está o de bugue pelas dunas. Este é, inclusive, a melhor forma de acesso às praias, principalmente na maré alta.
O frescor dos mariscos e pescados se justifica pela privilegiada região onde fica situado Mangue Seco. O vilarejo é contornado pelos rios Fundo e Real, ambos se apresentam fartos em espécies marinhas e de água doce, uma vez que se misturam com a água do mar. O primeiro é conhecido por abrigar o peixe-boi, apenas encontrado no Rio Amazonas. Outros peixes encontrados são as arraias, aratu, cações e carapebas. O segundo rio, chamado Real, revela uma mistura de água doce e salgada que torna o ambiente ideal para banhos. Por estar na baía da Estância a região possibilita o fenômeno do encontro de seis rios com o mar, são eles: Real, Fundo, Piauí, Guararema, Priapu, e Saguí. Vale a pena o passeio em embarcações por entre os rios para apreciar o manguezal.
No centro do vilarejo se encontra uma praça central, uma igrejinha e ruelas de areia à beira do rio Real. Alguns poucos restaurantes ficam ali na região, já as pousadas ficam estabelecidas no caminho para as praias. Os passeios pelo local podem ser feitos a pé ou de bugue, uma vez que os carros são deixados na cidade de Pontal, do outro lado do Rio Real, da onde se atravessa a partir de barcas ou lanchas.
O que fazer em Mangue Seco
O vilarejo de Mangue Seco se destaca por suas dunas, coqueiros e vegetação de manguezal. Fica próximo à foz do Rio Real e Fundo, o que permite banhos relaxantes em água doce e contemplação da natureza por meio de passeios rústicos de barcos.
Conhecida por suas belezas naturais, Mangue Seco também se destaca pela rica quantidade de espécies marinhas encontrada em suas águas, devido ao encontro do rio com o mar, por isso é palco de pescaria e abastece os restaurantes com pescados e frutos do mar sempre fresquinhos. As praias possuem faixa larga de areia para caminhadas, águas límpidas e dunas altas que servem de mirantes.
Passeios
Dois passeios clássicos fazem parte do roteiro de Mangue Seco. O de bugue é obrigatório, uma vez que o melhor acesso as praias do Mangue e da Costa é percorrendo as dunas. Aproveite para conhecer alguns vilarejos vizinhos em passeios mais longos. Já o segundo é opcional, trata-se do passeio de barco pelos rios Fundo e Real, mas é extremamente indicado pela paisagem de manguezal.
Passeio de bugue
Inúmeros passeios pela região da Costa dos Coqueiros são oferecidas ali. Turistas podem fazer uma visita à praia do Mangue e percorrer as enormes dunas ou até o vilarejo de Coqueiros, próximo dali. Outro passeio mais longo de mais de 3 horas pode ser feito passando pela Praia da Costa, observação de destroços de um navio até a Barra de Siribinha, vilarejo logo ao lado.
Passeio pelo rio
Alguns rios cortam a região de Mangue Seco, os principais são: Rio Fundo que é uma das regiões mais ricas para a pesca, sendo o único lugar além do Rio Amazonas onde pode-se deparar com o peixe-boi, espécie ameaçada de extinção e o Rio Real com águas levemente salgadas sendo perfeitas para praticar mergulhos. Vale um passeio de barco pelos rios para contemplar a riqueza do manguezal e de espécies marinhas.
Praias de Mangue Seco
As duas praias de Mangue Seco são suficientes para atrair os turistas que passam pela Bahia na região da Costa dos Coqueiros. Ambas são possíveis após passeio de bugue, uma vez que são permeadas por belas dunas. Rios entrecortam as dunas, se misturando com o mar e, ao fundo, coqueiros e montanhas se erguem tornando o visual mais encantador.
Praia de Mangue Seco
Esta praia é famosa na região por abrigar dunas imensas que se expandem nos 30 km de extensão. Próximo ao rio, abriga águas tranquilas na vazante, ótimas para banhos. Na maré baixa é possível observar os destroços de um navio no caminho para a Praia da Costa. Já na maré alta, ondas fortes quebram e convidam surfistas para a prática. Nesta praia pode-se fazer um passeio de bugue em meio às dunas e os rios da região. Foi descoberta em 1548 por padres e hoje é um dos principais destinos da Costa dos Coqueiros. O acesso a partir da vila é através de caminhada pela orla do rio e caminho de areia na maré baixa e bugue na maré alta.
Praia Costa Azul
A larga faixa de areia torna o espaço ideal para caminhadas. As águas do mar são fortes na maior parte do tempo, atraindo assim surfistas. O acesso a esta praia pode ser feito de bugue.
Quando ir à Mangue Seco
A melhor época para curtir Mangue Seco plenamente é viajando no verão ou outras estações amenas. Assim, poderá aproveitar todas as praias com um sol a pino. No verão, o vilarejos costuma receber mais visitantes, mas nada extraordinário, sendo fácil achar espaços tranquilos para lagartear. Evite os meses de abril a junho quando chove mais na região.
Como Chegar em Mangue Seco
De avião:
O aeroporto mais próximo de Mangue Seco é o de Salvador.
De carro:
Deve-se seguir a Estrada do Coco e depois a Linha Verde até chegar em Mangue Seco.
De ônibus:
De Salvador utilize a empresa Expresso Linha Verde faz o trajeto. Confira os horários de partida no site da empresa.
Informações Úteis de Mangue Seco
Distâncias: Salvador –250 km / Estância – 41 km / Aracaju – 114 km.
Mais infos no site: http://bahia.com.br/cidades/mangue-seco-jandaira