Caravelas
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Caravelas se tornou referência dentre as outras cidadelas e vilarejos rústicos do litoral sul baiano por ser a porta de entrada do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. De lá partem embarcações de lancha para os mais acomodados ou de catamarãs para os mais aventureiros. O parque é um arquipélago com várias ilhas que detêm a maior estrutura de corais do Atlântico Sul com paredões que chegam a 20 metros no fundo do mar (chamados de chapeirões) possíveis de observação através de mergulhos estratégicos. É também um dos melhores pontos para mergulho, por este motivo atraem mergulhadores profissionais e iniciantes o ano todo, principalmente, de dezembro a março quando se tem melhor visibilidade de cardumes e outros animais marinhos.
Logo de cara, ao chegar no Parque é impossível não se deparar com atobás-mascarados (aves marinhas) e tartarugas marinhas que mostram sua graça nas águas esverdeadas. As ilhas no entorno do parque são: Redonda, Guarita, Siriba, Recife dos Timbebas e Sueste. Porém, o desembarque apenas é permitido em Siriba. Os passeios podem ser realizados em um único dia ou com pernoite no barco para os fãs de mergulho e ansiosos por observar baleias e outras espécies que surgem no oceano.
Em Caravelas também se encontram praias cristalinas que se misturam entre agitadas e desertas, as mais visitadas são a Iemanjá e Grauçá que abrigam quiosques e animação. Porém praias como a Barra do Sul, Barra Nova, Pontal do Sul, Quitongo e Ponta da Baleita também reservam seus atrativos. Para recuperar as energias longe das águas visite o centro histórico da cidade com construções antigas que abrigam sobrados e casinhas coloridas.
O que fazer em Caravelas
A pequena cidade de Caravelas, no litoral sul da Bahia aparentemente singela abriga passeios interessantes. Além de ser a porta de entrada para o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, um arquipélago repleto de ilhas e animais marinhos, a cidade reserva um centrinho charmoso com construções históricas de meados do século 18 e 19 com traços portugueses e barrocos.
Também vale citar as praias encontradas distantes do burburinho do centro e que reservam incríveis momentos de lazer e contemplação.
Centro Histórico
O charme da cidade fica por conta do belo centrinho histórico rodeado de construções coloniais do século 19. Na praça central ficam algumas igrejinhas em estilo colonial português e barroco que encantam os turistas que podem capturar várias fotos históricas.
As casinhas ao estilo art noveau com azulejos Macau nas fachadas ficam dispostas no Centro Histórico de Caravelas. Nas ruas Sete de Setembro e Barão do Rio Branco se concentra a maior parte das construções coloniais, já nas praças se encontram as igrejas em sobrados como a Matriz de Santo Antônio de 1725 com traços portugueses e a igreja de Santa Efigênia erguida em 1890 em estilo barroco que resguarda imagens religiosas dos séculos XVII e XVIII.
Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos já se tornou referência na Bahia. Constantemente procurado por turistas, o local abriga recifes de corais e ilhas de formação vulcânica. Mergulhos com snorkel são indicados para se ter uma visibilidade completa das espécies marinhas que nadam pelas águas verdes.
O circuito reúne uma imensidão de recifes e belas ilhas que ficam a 70 km da costa da Bahia, são elas: Redonda, Guarita, Siriba, Recife dos Timbebas e Sueste. O desembarque acompanhado de guias é feito da ilha de Siriba, da onde é possível admirar diferentes aves marinhas como a curiosa atobá branco. Lá também se encontram alguns fósseis de corais. A observação de espécies marinhas já começa no barco, mas é intensificado nos divertidos mergulhos que revelam tartarugas marinhas, cardumes coloridos e outras espécies ricas do litoral baiano. No fundo do mar, quem mergulhar fundo poderá encontrar os chamados chapeirões que são colunas de corais impressionantes de até 20 metros de altura. A chegada até o parque pode ser feito de lancha com duração de um dia ou mais e pode ser cancelado sem aviso prévio devido ao mal tempo.
Praias de Caravelas
De que vale passar por Caravelas e não apreciar suas praias? Apesar da cidade reunir história a partir do seu centro e um Parque Nacional referência em mergulho, belezas e observação de baleias, o passeio só fica completo ao contemplar as deliciosas praias Iemanjá, Ponta da Baleia, Quitongo, Pontal do Sul, Barra Nova e Grauçá.
Praia Iemanjá
Com boa estrutura de barracas na areia é uma ótima praia para banhos devido às águas calmas. Na praia se encontra uma estátua de Iemanjá que é homenageada. Fica a 10 km da praia do Grauçá e 10 km do centro.
Praia da Ponta da Baleia
De águas turvas e areia grossa, a praia fica a 2 km da Iemanjá. O nome Ponta da Baleia faz referência à grande quantidade de ossos de baleia já encontrados no entorno.
Praia Quitongo
Esta praia abriga águas escuras e é envolta por árvores frutíferas. Aqui também situa-se o Centro de Visitantes do Parque Nacional com réplica da imensa baleia-jubarte e sala de fotos e uma equipe que fiscaliza o Instituto Chico Mendes.
Pontal do Sul
Deserta, o trajeto até as deliciosas águas calmas é através de barco com duração de 20 minutos a partir da Ponte Grande e praia de Grauçá.
Praia Barra Nova
Do cais de Ponte Grande leva-se uma hora de barco até finalmente desembarcar na Praia Barra Nova que se destaca pelas ondas calmas e coqueiros.
Praia do Grauçá
A 10 quilômetros do centro, esta praia é rodeada de pousadas e alguns bares. A vila de pescadores hoje atrai bastante visitantes que competem pela sombra das amendoeiras.
Quando ir a Caravelas
Para quem busca apreciar as águas de Caravelas, e espera por uma visibilidade marinha mais limpa (de até 20 metros de profundidade) indica-se a viagem de dezembro a março.
De julho a novembro, pode-se observar as carismáticas baleias-jubarte que nadam na região no período de reprodução.
Como Chegar em Caravelas
De avião:
O aeroporto de referência é o de Porto Seguro que fica a 220 quilômetros de Abrolhos.
De carro:
O acesso ao nordeste é através da rodovia BR-101. Do norte siga pela BA-489 e BA-001 em Itamaraju. Do sul indica-se entrar na Teixeira de Freitas e seguir pela BA-290.
De ônibus:
As viações que seguem para Abrolhos são: Expresso Brasileiro partindo de cidades paralelas da Bahia, Águia Branca saindo de Salvador e a São Geraldo que parte das principais capitais do país.
Informações Úteis de Caravelas
Distâncias: Alcobaça - 35 km / Prado – 50 km / Porto Seguro – 250 km / Vitória – 420 km / Salvador – 869 km
Informações turísticas – (73) 3297-2133
Rodoviária – (73) 3297-1422
Bancos: Banco do Brasil