Trancoso
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Longe da capital, mas pertinho de Porto Seguro, Trancoso reserva belezas naturais e opções de lazer em pousadas, resorts e hotéis, além de vida noturna agitada e um polo gastronômico renomado. Descoberto pelos hippies nos anos 70, o vilarejo se tornou hoje reconhecido internacionalmente e costuma receber inúmeros visitantes principalmente na alta temporada, período em que a agitação dos clubes de festa é mais intensa, assim como as opções no Quadrado que abrem suas portas no verão. São esses os principais atrativos de Trancoso.
Durante o dia as praias cheias de charme do vilarejo ficam tomadas de turista na alta temporada, principalmente as praias dos Nativos e Coqueiros. As outras: Rio da Barra, Rio Verde, Ponta de Itaquena e Itapororoca ficam mais distantes e permanecem mais desertas até mesmo em alta temporada. Isso porque o acesso não é dos mais fáceis, uma vez que o trajeto de carro fica comprometido e as caminhadas podem ser longas de uma praia à outra. Para descansar das caminhadas o método é simples: relaxar na espreguiçadeiras, tomar um banho nas piscinas naturais e se refrescar com refrescos e quitutes nas barracas ao redor das praias.
Depois de um dia de contato com a natureza é hora de se envolver com a cultura nativa. Por isso, é obrigatório dar um pulo no Quadrado, praça famosa de Trancoso localizado no alto de uma falésia que reúne belas casinhas coloridas que servem de ateliês de artesanato e também bares e restaurantes elegantes. A movimentação na praça é garantida, nativos e turistas se misturam no meio da multidão. Agitação pode ser encontrada em festas na praia na alta temporada ou nos clubes de festa com música alta ideal para arriscar uns passos. Para ter uma vivência gastronômica completa basta se dirigir aos restaurantes já citados na região do Quadrado ou nas pousadas e hotéis que servem pratos no capricho e são altamente indicados Brasil afora. Opções de relaxamento para os mais caseiros podem ser encontrados nos SPAs, serviços de massagens, piscinas de hidromassagem, dentre outros nos resorts da região.
O que fazer em Trancoso
Durante o dia a programação é lagartear nas praias e desbravar a partir de longas caminhadas praias distantes ou até quem sabe ir de bicicleta ou a pé até Arraial D’Ajuda.
Próximo às praias também é possível praticar ciclismo percorrendo trilhas com 25 km ou mais desbravando praias distantes.
No Rio Trancoso é possível praticar caiaque até a Praia dos Nativos com parada para banhos e o kitesurfe também na mesma praia.
Para os iniciantes é disponibilizado um mini curso preparatório para início das aventuras.
À noite, a programação fica por conta do Quadrado, uma praça que reúne lojas e restaurantes em charmosas casinhas coloridas.
Quadrado
Quadrado! Todos que pisam na Bahia ouvem falar desse lugar. Esta praça situada em Trancoso é a mais famosa do estado e abriga um campo de futebol onde a molecada se reúne para brincar no final da tarde, uma igrejinha clássica e diversas casas coloridas dispostas lado a lado e repletas de charme.
Não há como visitar Trancoso, conhecer suas belas praias e esquecer de dar ao menos um pulo no Quadrado. A Praça São João leva esse curioso nome de Quadrado por ter o formato de um retângulo com inúmeras casinhas coloridas dispostas no alto de uma falésia, assim como a Igreja de São João erguida em 1656 e com um mirante esplêndido. Fechado durante o dia, à noite as casinhas coloridas dão lugar às lojas, restaurantes rústicos e butiques que funcionam muitas vezes como ateliês de artesanato com peças de decoração de cerâmica e madeira produzidas por artesãos regionais.
Veja a galeria de Fotos de Quadrado
Praias de Trancoso
Disposição. Esta é uma predisposição para alcançar às mais belas praias de Trancoso.
Exceto a Praia dos Nativos e Praia dos Coqueiros que ficam mais próximo da vila, as outras praias mais desertas e preservadas ficam mais afastadas, possíveis através de caminhadas curtas ou semi longas.
Isso porque as praias ou possuem acesso complicado e mal sinalizado por carro ou por são proibidos percursos de carro devido à preservação ambiental existente nas áreas. Assim, relaxe as pernas e prepare-se para desbravar as praias em caminhadas com os pés na areia, nas sombras dos coqueiras ou na beira do mar.
Praia dos Coqueiros
Esta belíssima praia reúne recifes coloridos, coqueiros, piscinas naturais e quiosques com famosos quitutes servidos à beira mar.
Veja a galeria de Fotos da Praia dos Coqueiros
Praia dos Nativos
Esta praia é uma beleza a parte. A mistura do mar com o Rio Trancoso traz uma coloração diferente às águas que formam lagoas deliciosas para banhos. É a praia que fica mais bem localizada, pertinho da vila. Várias barracas se dispõem ao som de DJs. É a mais frequentada pelos turistas.
Veja a galeria de Fotos da Praia de Nativos
Praia do Rio da Barra
Permeada por coqueiros, esta praia aconchegante e com boas áreas de sombra fica relativamente próxima à praia dos Nativos, da onde é possível chegar a pé.
Veja a galeria de Fotos da Praia Rio da Barra
Praia do Rio Verde
Esta praia é acessível através de uma caminhada mais amena, são apenas 15 minutos de percurso partindo da praia dos Coqueiros. Com barracas bem distribuídas, é uma praia tranquila, sem multidão, ideal para relaxamento. Já no verão o local é animado, os clubs de festa atraem turistas animados para celebrações diurnas com muita música e direito à bebida.
Veja a galeria de Fotos da Praia do Rio Verde
Ponta de Itaquena
Esta praia é larga e possui belas piscinas naturais perfeitas para banhos. O acesso é através de uma hora e meia de caminhada a partir da praia do Rio Verde. Por ser considerada área de preservação, carros são terminantemente proibidos.
Praia da Ponta de Itapororoca
A praia possui predominantemente águas calmas que formam piscinas naturais na maré baixa. O acesso é após uma hora de caminhada vindo da Praia dos Coqueiros. A leve caminhada vale a pena pela paisagem deserta de Itapororoca.
Veja a galeria de Fotos da Praia da Ponta de Itapororoca
Vida Noturna em Trancoso
A falta de iluminação pública cria um clima agradável à luz do luar, seja simplesmente para apreciar as estrelas na orla da praia ou para bebericar nos bares e clubes de festa do entorno.
Os atrativos à noite são vários, começando pela agitação da Praça São João conhecida como Quadrado com restaurantes e bares charmosos ou os próprios restaurantes das pousadas que preparam ambientes agradáveis para um jantar ao ar livre. As pistas de dança no Quadrado fazem sucesso na boate Pára-Raio e no forró do São Brás. Os que procuram mais animação podem se divertir nas barracas de praia ou nos clubes de festa também situados nas praias dos Nativos e Coqueiros com música, comida e drinks sofisticados servidos à luz do luar.
Quando ir à Trancoso
A regra é clara, se quer curtir o sol e as praias de Trancoso, evite abril e maio, período que ocorrem as chuvas. Agora, para aproveitar as lojas abertas no Quadrado e aproveitar as festas organizadas pelos clubes de praia viaje no verão, porém se quiser mais tranquilidade evite o Reveillon que costuma simplesmente lotar.
Como Chegar em Tracoso
De avião:
O mais próximo para desembarque é o Aeroporto de Porto Seguro, de lá atravesse o Rio Buranhém de balsa até Arraial D’Ajuda, onde é possível alugar um carro ou ir de ônibus até Trancoso.
De carro:
Use a via BR-101 até Eunápolis, depois a BA-367 sentido Porto Seguro e em seguida BA-101 para Trancoso. Para quem desce em Porto Seguro e chega até Arraial de balsa, siga por 38 km em pista simples até Trancoso.
De ônibus:
As companhias Águia Branca e São Geraldo realizam o trajeto na região sul e em próprio solo baiano. Ônibus de Arraial partem todos os dias para Trancoso.
Informações Úteis de Trancoso
Distância: Porto Seguro – 47 km / Eunápolis – 81 km / Salvador – 743 km.
Informações turísticas – (73) 3288-3708
Aeroporto de Porto Seguro – (73) 3288-1880
Rodoviária de Trancoso – (73) 3668-1147
Bancos: Bradesco e caixas do Itaú no Shopping Canto Verde, Banco do Brasil no Supermercado Nogueira e Caixa Econômico no Supermercado Sol e Mar.