Santo André
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
O povoado situado a 24 km de Porto Seguro fica em uma área privilegiada de proteção ambiental e é distrito de Santa Cruz de Cabrália. Essa área é composta por extensas praias com faixas largas de areia grossa, águas azuis e turvas quando na vazante do rio e imensos coqueiras. Algumas delas abrigam recifes de corais, porém os mais impressionantes se encontram nos passeios de barco pelas redondezas que levam a Araripe, Alagadas e Coroa Alta. Além desse passeio, guias locais levam os turistas em embarcações de Santo André e permeiam o rio João de Tiba e rio Santo Antônio nos arredores para banho de lama nos manguezais e obervação de restingas costeiras e fauna e flora.
A falta de comércio estruturado, agências eletrônicas ou postos de gasolina se explica pelos 800 habitantes que vivem ali sem muito luxo, como se estivessem parados no tempo. Qualquer emergência basta se deslocar até Santo André, cidade vizinha possível através da travessia de balsa ou até Porto Seguro, amplamente estruturada comercialmente falando. Com apenas uma rua principal, a diversão está mesmo em alto-mar. Para os adeptos da pesca esportiva, Santo André é considerado o melhor local para a pesca do marlin azul. Por terra, é possível fazer uns passeios de jipe por entre as praias, trilhas em meio à mata que levam a aldeias indígenas e se alimentar em casas de pescadores com pratos típicos.
No Reveillon um festejo já famoso é organizado na praia da Tartaruga reunindo turistas e nativos do entorno para comemorar a passagem do ano ao som de discotecagens animadas e muita bebida. O local ainda reúne pousadas sofisticadas e a preços justos, tranquilidade dentro e fora de temporada e restaurantes com gastronomia reconhecida.
O que fazer em Santo André
Dentre as delícias encontradas em Santo André, os atrativos são os banhos e caminhadas por entre as praias das Tartarugas, Santo Antônio, Guaiú, Mogiquiçaba, Santo André, Belmonte, Mar Moreno, Barra do Sul e Barra do Norte.
Umas mais perto outras mais distantes, umas mais tranquilas outras com mais movimentação de barracas, porém todas unânimes na beleza paisagística. Passeio por rios entre manguezais e Mata Atlântica e compra artesanal também estão entre os destaques.
Passeios
Alguns passeios rústicos podem ser feitos em Santo André, dentre eles dois passeios de barcos pelos rios João de Tiba e Santo Antônio tendo uma aula ambiental sobre a fauna brasileira. Ainda de barco é possível fazer passeios longos até recifes de corais coloridos nas redondezas que escondem espécies marinhas. Para completar, que tal adquirir alguns objetos de decoração e utensílios artesanais no entorno?
Passeios de barco
O delicioso passeio de três horas de barco pelo Rio João de Tiba inclui observação de fauna e flora típica da mata Atlântica e manguezais. Outro passeio de barco acontece pelo Rio Santo Antônio que, além de levar a manguezais, leva até uma reserva indígena da mata Medanha.
Recifes do entorno
Próximo ao Rio João de Tiba encontra-se áreas preservadas repletas de recifes coloridos onde também se encontram espécies graciosas como os golfinhos e as tartarugas marinhas. É possível mergulhar com snorkel para observar as espécies marinhas mais de perto. Os recifes visitados são: Araripe, Alagadas e Coroa Alta. Ao todo o passeio pode levar até cinco horas.
Pesca Oceânica
Santo André é privilegiada na pesca do marlin azul. É considerado um dos melhores pontos para pesca devido ao Royal Charlotte Bank, uma plataforma continental a 32 milhas da vila que atrai peixes de grande porte. A melhor época para pesca é de novembro até janeiro.
Artesanato
Já ouviu aquela frase, se Maomé não vai à montanha, montanha vai à Maomé? Pois então, em Santo André o artesanato chega até os turistas. As pousadas costumam comercializar produtos de artistas locais como luminária de folha de bananeira, pinturas e objetos de vidro e madeira para decoração. Alguns estabelecimentos também se espalham pela rua principal.
Praias de Santo André
Santo André está em uma área de proteção ambiental, essa constatação já remete às belezas naturais que o vilarejo reserva. As praias são repletas de paisagens desertas e semidesertas, completamente preservadas e com baixa infraestrutura. Nelas é onde se encontra calmaria e paz de espírito.
Praia das Tartarugas
A praia é repleta de piscinas naturais gostosas para banhos que no verão ficam em um azul intenso, a areia é grossa, as faixas de corais são extensas e os coqueiros grandes resguardam boas sombras. Fica a 3 km da vila.
Ponta de Santo Antônio
A praia se caracteriza por ser semi deserta e fica em Santo Antônio, cerca de 9 km de Santo André. Afastada, o mar tem águas cristalinas para banhos com coqueiros à sua volta. Apesar do pouco movimento, algumas barracas oferecem serviços.
Praia Guaiú
Este paraíso deserto reúne piscinas naturais para banhos, areia fina e clara e o Rio Gaiú. O acesso é possível através de uma aldeia de pescadores. Fica a 16 km de Santo André.
Veja a galeria de Fotos da Praia de Guaiu
Praia Mogiquiçaba
A praia se destaca por abrigar interessantes espécies de água marinha. As boas ondas permitem a prática do surf e windsurf. Fica a 23 km de Santo André, atravessando a vila Mogiquiçaba.
Ponta de Santo André
Esta é a principal praia da vila e, apesar disso, também é deserta. Apesar dos poucos visitantes, possui barracas que servem saborosos petiscos. É indicada para mergulhos e pesca. É rodeada por recifes e na vazante do rio o banho pode se tornar perigoso pela baixa visibilidade.
Praia Belmonte
Situada em Belmonte, esta praia no trecho norte tem enseadas calmas. O trecho sul da praia é ainda mais deserto.
Praia do Mar Moreno
Com águas indicadas para banhos, fica próximo à foz do Rio Jequitinhonha. Uma estátua de um gaiuamum adorna o ambiente.
Praia Barra do Sul
Sem infraestrutura ao redor, esta praia é extensa e deserta devido ao difícil acesso por estrada de terra.
Praia Barra do Norte
A praia é também deserta e tem águas turvas e fortes. Fica a 15 minutos de barco através do Rio Jequitinhonha.
Quando ir à Santo André
Mesmo próximo a Porto Seguro, centro do fervo baiano, Santo André não perdeu a sua característica bucólica que a faz ser tão tranquila.
Assim, até mesmo no verão quando é alta temporada, é possível encontrar preços honestos e calmaria.
A chuva também não costuma atrapalhar o acesso às praias, mas para facilitar os passeios e aproveitar melhor o sol evite viajar no inverno, entre junho e agosto.
Como Chegar em Santo Andre
De avião:
Voos aéreos das principais capitais brasileiras partem para Porto Seguro diariamente. O aeroporto de Porto Seguro fica a apenas 23 km de Cabrália, da onde se pega uma balsa para Santo André.
De carro:
Vindo de Salvador siga pela BR-324, BR-101 (até Eunápolis) e BR-367 até Santa Cruz Cabrália, após Porto Seguro em um trajeto de 25 km. Do norte ou sul também siga pela BR-101.
De ônibus:
Duas são as principais companhias que levam até Santa Cruz Cabrália: São Geraldo que serve o sudeste e Águia Branca que atende outras cidades da Bahia.
*Chegando em Santa Cruz Cabrália a única opção é pegar uma balsa que atravessa o Rio João de Tiba e leva até Santo André em 15 minutos.
Informações Úteis de Santo André
Distâncias: Salvador – 746 km / Porto Seguro – 28 km / Santa Cruz Cabrália – 9 km.
Clima: a temperatura oscila entre 20° e 30°
Informações turísticas de Santa Cruz Cabrália - (73) 3282-1544
Aeroporto Internacional de Porto Seguro – (73) 3288-1880
Rodoviária de Porto Seguro – (73) 3288-1914
Balsa Santo André – (73) 3282-1094
Não há agências bancárias, postos de gasolina nem máquinas para pagamento em débito ou crédito. Leve dinheiro e carregue o tanque do carro.