Cumuruxatiba
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Cumuruxatiba é um daqueles vilarejos indígenas que encantam pela rusticidade, preservação de costumes e valorização cultural. Com 4 mil habitantes, é considerado um distrito de Prado.
Cumuru, como é coloquialmente conhecida, faz parte das cidades que compõem a Costa das Baleias, da onde é possível ver as baleias-jubarte fazendo criativas piruetas. As praias encontradas na costa abrangem vários quilômetros de extensão de belezas que reúnem falésias, águas límpidas, areias em sua maior parte claras, rochas, coqueiras e rios que entrecortam o mar.
A rusticidade é tanta que na praia que dá nome à cidade se encontram vestígios de um antigo píer. As praias são em sua maior parte desertas, mas algumas abrigam barracas e bares, onde é possível saborear pratos tradicionais. As faixas largas de areia que permeiam toda a orla também são indicadas para longas caminhadas. É possível até se aventurar e caminhar uns quilômetros de uma praia à outra dependendo da distância.
O passeio rústico de barco pelas falésias e pelas praias desertas também é um dos mais requisitados. Reserve um dia completo para conhecer a Ponta do Corumbau, uma das praias mais belas da região. Aproveite um tempo livre também para andar pelo distrito e conhecer as peças artesanais nos ateliês na Rua XV de Novembro.
Gastronomia também é um dos pontos fortes do vilarejo que abriga uma infinidade de locais para se comer bem dentre restaurantes, bares e barracas na orla da praia. Deguste os saborosos pratos de camarões e lembre-se de apreciar as cocadas, doces típicos nordestinos.
O que fazer em Cumuruxatiba
O pequeno vilarejo é abrigo cultural, histórico e repleto de belezas naturais. A questão cultural se denota pela influência indígena com costumes preservados até hoje. O histórico se observa pela presença dos portugueses em solo brasileiro no período do descobrimento do Brasil. Já as belezas naturais fica evidente através dos achados da natureza como as praias do Corumbau, Cumuruxatiba, Cahy e muitas outras semi desertas ou totalmente desertas que são constantemente desbravadas por fãs da natureza.
Baleias-jubarte
O passeio até as baleias-jubarte começa com uma palestra explicativa em que um biólogo explica a espécie e seus hábitos. Depois, um passeio de barco de quase uma hora leva até alto-mar, da onde se vê as gigantescas baleias. O ponto alto do passeio é quando um hidrofone é colocado no mar e pode-se ouvir os sons emitidos pelas espécies.
Ateliês
As produções e valorizações em cerâmica e argila se encontram nos ateliês de artistas regionais em Cumuru. Vale a visita no Ateliê Eliana Begara e Renata Homem.
Ateliê Eliana Begara
Este ateliê é dedicado à produção de peças em cerâmica como pratos e recipientes, além do Raku peça com efeitos da serragem. Fica na Rua XV de Novembro.
Ateliê Renata Homem
Neste ateliê o foco da produção é em materiais com argila. Assim mandalas e peças utilitárias são aquecidas em alta temperatura e formam lindos objetos. No verão é desenvolvido um evento cultura de exposição das peças.
Passeios
Passeios interessantes de barco podem ser realizados em Cumuru. Um leva até o recife de Carapeba da onde é possível realizar deliciosos mergulhos e conhecer praias desertas, já o outro é uma plena vivência biológica de contato com as baleias.
Barco até Corumbau
A embarcação que parte logo cedo leva até o Recife de Carapeba com direito a parada para mergulho. Ao redor, diversas praias desertas compõem o cenário paradisíaco. Ao final a parada na praia Ponta do Corumbau completa o passeio.
Praias de Cumuruxatiba
O cenário de natureza envolto pela mata Atlântica não poderia ser mais abençoado em Cumuruxatiba. O paraíso tropical das praias é repleto de águas esverdeadas, coqueirais e falésias coloridas que propiciam oportunidades de mergulho agradáveis.
A prática de windsurf e outros esportes à vela, além da pesca também podem ser realizadas na pequena vila.
Ponta do Corumbau
Praia selvagem, paradisíaca e deserta abriga um mar azul resplandecente e areias brancas e fofas. As piscinas naturais formadas em maré baixa são as melhores para banho. De barco leva-se duas horas até a praia.
Barra do Caí
Nomeada como uma das mais bonitas do vilarejo, esta praia deserta é recheada de falésias e um rústico rio que se encontra com o mar. Situado a 18 km de Cumuru.
Praia do Rio Peixe
A praia é dividida em duas partes por um rio que corta, denominadas: Peixe Grande e Pequeno. Com bastante vegetação é rodeada de pousadas. Fica a 2 km da vila.
Cumuruxatiba
Esta populosa praia que tem o mesmo nome da cidade é repleta de quiosques e bares. As faixas largas de areia possibilitam caminhadas prazerosas ao ar livre. Os mergulhadores também se deliciam entre as falésias. A praia é também conhecida como Praia do Píer, pelo antigo píer de madeira situado na praia.
Praia do Tauá
Coqueiros altos, areia fina e falésias compõem o cenário dessa belíssima praia. Fica a 23 km do vilarejo.
Praia Japara Grande
O cenário dessa praia semideserta reserva falésias multicoloridas, piscinas rodeada de mangues e um mar verde que impressiona turistas desavisados.
Praia do Moreira
Coqueiros e recifes denotam toda a beleza desta praia que homenageia Moreira, um antigo morador. Fica a 3 km de Cumuru.
Praia Imbassuaba
As águas do rio Imbassuaba desembocam no mar desta praia. As falésias e piscinas naturais são um convite para mergulhos.
Praia Barra do Cahy
A praia é não só famosa pela história, mas também pela sua beleza. Diz-se que foi aqui que os portugueses pisaram pela primeira vez em solo brasileiro. A praia é rodeada de recifes e o rio Cahy cercado por manguezal corta a área.
Praia Japara Mirim
Cortada pelo Rio Japara, a praia é deserta e ideal para a pesca e esportes náuticos à vela. Fica a 8 km do centro.
Praia Areia Preta
Por possuir areia mais escura do que as outras praias, esta leva o nome de Areia Preta. Fica perto ao centro.
Praia Dois Irmãos
O límpido mar fica ainda mais bonito em contraste com as pedras que invadem a água. A praia é indicada para caminhadas.
Praia Calambrião
Ideal para pesca, esta praia possui areia macia. Fica dentro de uma propriedade particular, por isso é deserta e sem infraestrutura. Porém, a praia conquista os visitantes pelo visual.
Quando ir à Cumuruxatiba
Assim como em qualquer litoral, a melhor época para visitar Cumuru é no verão quando os passeios ao ar livre ficam mais agradáveis. Além disso, algumas pousadas e restaurantes apenas abrem na alta temporada, o que aumenta as opções de hospedagem e locais para alimentação.
Para apreciar as baleias-jubarte, viaje de julho a outubro. Os que gostariam de participar de algum festejo podem se divertir no dia 20 de janeiro, em que é preparada uma festa de São Sebastião que se inicia na Igreja da Matriz e se espalha por todo o vilarejo.
Outra dica de evento é o Cumuru Festival que ocorre sempre em setembro com mostras de orquídeas e preparo de pratos típicos na semana gastronômica. Além de apreciar os deliciosos pratos da culinária local, a mostra de orquídeas reserva palestras, oficinas e sorteio de flores.
Como Chegar em Cumuruxatiba
De avião:
Por transporte aéreo é possível desembarcar no aeroporto de Porto Seguro, a 240 km da cidade. Dali contrate uma van ou alugue um carro até Cumuruxatiba.
De carro:
Do sul, basta seguir a BR-101 até chegar em Teixeira de Freitas, passar por Alcobaça e chegar em Prado. Do norte siga a estrada até Itamaraju e depois Prado. De lá, siga por uma estrada de terra de 32 km paralela às praias. Outra opção em caso de chuva é se dirigir pela estrada principal com 40 km de extensão, porém mais segura até chegar em Cumuru.
De ônibus:
A companhia São Geraldo realiza o translado até Prado. De lá, a empresa Expresso Brasileiro leva até Cumuruxatiba.
informações Úteis de Cumuruxatiba
Informações turísticas de Prado – (73) 3298-1047
Rodoviária mais próxima na cidade de Prado – (73) 3298-1273