Prado
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Os 84 quilômetros de extensão da cidade de Prado ao sul da Bahia abriga um cenário que mais parece ter saído de uma novela. A cidade mais parece cenográfica, com casinhas pequenas e uma mais colorida do que a outra dão o tom ao lugar. As ruelas de pedra também contribuem para dar o ar da graça do pequeno vilarejo. A cidade é referência histórica por abrigar a Barra do Cahy, local onde Pedro Álvares Cabral desembarcou em terra firme pela primeira vez.
O centrinho histórico é um incrível reduto de casarios coloridos do século 19, muitas ainda são residências outras igrejas interessantes como a Matriz de coloração branca e azul. Ali próximo, ainda no centro, fica o Beco das Garrafas com os restaurantes mais renomados de frutos do mar e outros pratos variados. Turistas passam por ali de dia para observar as belas construções e retornam à noite para se alimentar com a fartura merecida ao som de música ao vivo e até show de axé no verão.
Para completar ainda mais a beleza de Prado, as praias quase desertas são cortadas por três rios: Cahy, Jucuruçu e Corumbau que certas vezes se encontram com o mar formando incríveis paisagens. Em meio aos rios, também se encontram manguezais e caranguejos que vivem na região da onde é possível observar através de passeios de barquinhos.
Democrática, Prado reúne inúmeras opções de hospedagem de preços baixos em pousadas tão confortável quanto a casa de um pescador e de preços mais altos em resorts com variadas facilidades e serviços de lazer ao hóspede.
O que fazer em Prado
Prioritariamente envolta por paisagens desertas e semi desertas, as praias de Prado são conhecidas em todo o estado por abrigarem falésias enormes, coqueiros que parecem guardiões das belezas naturais, águas em sua maior parte calma e rasas indicadas para banhos, observação do encontro de rios com mar e por aí vai.
Contemplativos ou praticantes de windsurf podem fazer de Prado sua casa. Alguns passeios diferentes também agradam aos turistas, como a observação de baleias, já que Prado faz parte da Costa das Baleias. O percurso pelo manguezal no Rio Jucuruçu e mergulho em Guaratibas também são outras sugestões. Prepare-se para encontrar espécies marinhas sem muito esforço nos 84 km de orla.
Passeios
Seja lá qual for o passeio escolhido: observação de baleias-jubarte em alto mar que chegam à costa baiana para acasalamento, seja o mergulho de snokel entre os recifes da praia de Guaratibas ou um percurso pelo Rio Jucuruçu que é uma completa aula de fauna e flora. Qualquer um dos passeios trarão lembranças pra vida toda. Reserve um tempo para fazer as três opções em Prado e voltar satisfeito e sem arrependimentos para casa.
Observação baleias-jubarte
Seguindo pelo rio Jucuruçu em pleno alto mar, chega-se a um ponto ideal de observação de baleias jubarte que são mestres em acrobacias e se deslocam até a região para procriação nas águas mornas. O passeio de escuna dura umas cinco horas e é uma experiência inigualável para os amantes de animais marinhos.
Recife de Guaratibas
A praia de Guaratibas se destaca pelos seus recifes, possíveis de visualização através de mergulhos com snorkel ou cilindros. Em maré baixa um show de corais coloridos e tartarugas marinhas podem ser contemplados.
Rio Jucuruçu
O percurso de duas horas de barco ou canoas é acompanhado por guias. Durante o trajeto, o turista pode observar os manguezais e o encontro do rio com o mar que formam belas paisagens.
Praias de Prado
Atire a primeira pedra o turista que for a Prado por outro motivo que não seja apreciar suas belas praias. O ponto forte da cidade é a natureza, este fato é inegável. Com praias paradísicas e longínquas do centro e algumas mais populares e agitadas ao centro se destacam entre as opções de quem pisa em Prado.
Os que buscam paz interior terão momentos repletos de relaxamento em águas calmas que se misturam com rios e os animados de plantão poderão curtir as barracas e admirar falésias ao longe.
Praia Quati
As águas rasas da Praia Quati combinam perfeitamente com a sombra dos coqueiros. Fica a 16 km do centro.
Praia Guaratiba
O acesso a esta praia quase deserta é por um condomínio. A praia é quase que exclusiva dos moradores, mas também oferece acesso livre aos visitantes. Em seu entorno situam-se quiosques aconchegantes.
Praia Novo Prado
O bairro onde fica a praia é repleto de pousadas e casas de veraneio. A extensa areia clara é indicada para passeios a pé. Fica a 1 km do centro. Rodeada de barracas a movimentação aumenta nas estações quentes.
Praia da Lagoa Pequena e Grande
A Lagoa Pequena tem pequena faixa de areia, mas compensa com suas barracas e restaurantes que trazem atrativos aos turistas. Já a Lagoa Grande é uma praia ótima para banhos, pois reúne também áreas com água doce na maré alta.
Praia do Farol
Esta bela praia abriga coqueiros, riacho e mar para banho envolto por recifes. Do alto de um farol da Marinha se observa toda a extensa costa litorânea de Prado.
Praia da Viçosa
Também conhecida como Amendoeira fica entre as praias da Paixão e do Farol. Semi deserta, não possui barracas ao redor. Um riacho que se encontra com o mar passa por ali. Coqueiros e uma bonita amendoeira que dá nome à praia surgem para embelezar a paisagem.
Praia da Paixão
Esta praia apaixonante abriga uma infinidade de coqueiros e enormes falésias. Um rio corta a imensidão da praia dividindo as barracas. Com boa infraestrutura fica a 13 km do centro.
Praia Tororão
Esta praia se destaca pela cascata de água doce que sai do alto de uma falésia ao centro. Um conjunto de falésias coloridas surpreende os visitantes. Fica a 18 km do centro.
Praia das Ostras
Praticantes do windsurf passam por aqui para treinar devido às águas mansas e calma dessa praia. Os admiradores da natureza contemplam as falésias de tons vermelhos, ao mesmo tempo que mergulham nas piscinas naturais. Fica a 20 km do centro.
Praia da Barra
Esta praia tem ondas fortes de um lado e do outro o rio Jucuruçu rodeado por manguezal. O encontro do mar com o rio forma enseadas. Fica a 3 km do centro.
Praia do Centro
Praia mais popular da cidade, reúne areia macia, ondas agitadas e coqueiros. As barracas permanecem agitadas quase o ano todo e no verão são realizados shows.
Quando ir à Prado
Como o sol incide na cidade quase o ano todo qualquer época é indicada para viajar.
Para evitar alguns dias de chuva não viaje no inverno.
Prado faz parte das cidades da Costa da Baleia, por isso, para observar as espécies vá de julho a outubro.
No mês de outubro os apreciadores de gastronomia vão se esbaldar com o Festival Gastronômico com concurso de pratos que, se eleitos, poderão compor o cardápio dos restaurantes da cidade.
Como Chegar em Prado
De avião:
Por transporte aéreo é possível desembarcar no aeroporto de Porto Seguro, o mais próximo à cidade. Dali, contrate uma van ou alugue um carro até Prado.
De carro:
Do sul, basta seguir a BR-101 até chegar em Teixeira de Freitas, passar por Alcobaça e chegar em Prado. Do norte siga a estrada até Itamaraju e depois Prado.
De ônibus:
Águia Branca, Expresso Brasileiro e São Geraldo são os ônibus que fazem os trajetos.
Informações Úteis de Prado
Informações turísticas – (73) 3298-1047
Rodoviária – (73) 3298-1273
Bancos: Banco do Brasil, Bradesco e Caixa.
Mais infos no site:
www.pradoturismo.com.br