Canavieiras
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Com quase nenhum carro perambulando pelas ruas e com pouco movimento de moradores, este é o primeiro cenário com o qual os turistas se deparam à primeira vista. Chegando na pousada – onde a oferta é interessante com resorts e hotéis bucólicos – a recepção é acalorada e a decoração de muito bom gosto, sempre misturando o rústico através da decoração, espaços verdes e vistas para o mar com o modernidade de quartos bem equipados e serviços interessantes. Caminhando mais um pouco chega-se as praias de Canavieiras, essas sim são de surpreender qualquer desavisado. Desde a mais animada praia da Costa com barracas super bem estruturadas que sabem como ninguém servir os caranguejos até as mais desertas como a praia do Atalaia, Barra do Albino, Barra Velha e Praia do Sul. A maioria delas inclusive é envolta por coqueiros e algumas são circundadas por rios, manguezais e mata Atlântica. Quer cenário mais bucólico que esse?
Para continuar na linha de passeios rústicos, a travessia de barco e lanchas pelo rio Pardo é um atrativo e tanto. Os percursos levam a manguezais onde é possível vivenciar uma experiência única mergulhando na lama de propriedades medicinas e retornando revigorado e também adquirindo uma aula prática de Geografia e Biologia.
No ciclo do Cacau, Canavieiras teve seu auge econômico, porém ainda hoje abriga certa prosperidade com um centrinho caprichoso e um centro histórico bem conservado. É lá que se encontra a Prefeitura, Biblioteca Pública, restaurantes e um museu com objetos dos anos 19 e 20. Todos esses estabelecimentos estão em construções antigas e sobrados coloridos.
Em uma linha mais aventura, Canavieiras também tem seu público que podem ou realizar a pesca esportiva do marlim-azul (primo do peixe espada) que pode pesar até uma tonelada, mas nem por isso perde sua agilidade, como também o passeio no Ecoparque Una, uma área preservada que abriga a mata Atlântica com algumas espécies ameaçadas de extinção e trilhas que desbravam passarelas que servem de mirante. Para os profissionais em pesca esportiva, todo final do ano acontece um torneio mundial que atrai estrangeiros e brasileiros de todo o país.
Sendo cidade sede do caranguejo por servir pratos com o crustáceo fresquinhos recém-saídos dos mangues, é impossível não se alimentar bem em Canavieiras. Seja nos restaurantes das pousadas, no centro histórico ou em barracas de praia é indispensável saborear a iguaria antes de partir.
O que fazer em Canavieiras
A bucólica Canavieiras costuma abrigar tranquilidade em todos os cantos. Começando pelas praias desertas com paisagens paradisíacas permeadas por rios, lagos, coqueiros e vegetação de mangues e mata Atlântica não há como deixar de se deslumbrar com tanta beleza. Depois, os passeios pelo rio Pardo completa o marasmo do lugar com direito a mergulho na lama medicinal. Se aventurar no Ecoparque Una nas trilhas que levam a seringais e passarelas também é uma emoção e tanto. Aproveite também para se aventurar no windsurf ou com a pesca esportiva do enorme marlim-azul, farto na região no final do ano. Para completar o passeio rústico faça um passeio pelo casario histórico que resguardam objetos do Ciclo do Cacau e se delicie com um saboroso jantar nos restaurantes charmosos do centro histórico.
Passeios
Um dos melhores lugares do mundo para a pesca do marlim-azul e abrigo de belíssimas praias, Canavieiras é um lugar reservado àqueles que adoram um marasmo. Pescadores, banhistas e praticantes de windsurf e outros esportes náuticos se dividem entre as praias desertas do entorno. Passeios no Rio Pardo levam a manguezais e uma visita ao Ecoparque de Una é uma curiosa vivência na mata entre espécies de plantas e animais nativos. O centro histórico permite também uma volta ao passado do Ciclo do Cacau.
Rio Pardo
Três roteiros pelo rio levam a manguezais interessantes, são eles: Ilha das Garças com direito a mergulho na lama, Barra do Peso em um cenário deserto para banhos na praia e até a cidade de Belmonte com casario histórico. Alguns outros passeios de barcos passando pelo Rio Pardo também levam até Barra Velha onde no entorno ficam algumas comunidades ribeirinhas. Os barcos partem do cais em Canavieiras.
Ecoparque de Una
Uma extensa área de 383 hectares de pura mata Atlântica reservam passeios interessantes guiados até seringais onde ocorrem as extrações de borracha, trilhas que levam a pontes que são verdadeiros mirantes. Quando menos se espera é possível dar de cara com algumas espécies como o mico-leão-dourado, macaco-prego e preguiça. O parque foi criado em 1997 e o passeio dura cerca de duas horas. É preciso agendar com antecedência.
Pesca Esportiva
Um dos maiores pontos do mundo para a prática de pesca esportiva fica nos arredores. Lá é possível encontrar o marlim-azul em proporções gigantescas de até uma tonelada. O verão é a melhor época para a prática e em novembro e dezembro acontece um campeonato mundial. Fica a 45 km da costa.
Centro Histórico
Próximo ao rio Pardo começa um trecho reservado à memória do Ciclo do Cacau com construções históricas que permanecem preservadas até hoje.
Ali se encontram a praça da Bandeira, o Sítio Histórico, casinhas coloridas do século XIX e XX, algumas delas inclusive deram lugar à Prefeitura Municipal desde 1899 e a Biblioteca em 1900. Ali próximo está a Galeria do Porto, um ótimo lugar para uma aula de história com um acervo que reúne objetos de época, mobília antiga, roupas, osso de baleia, peças de carros e joias pertencentes às mulheres de coronéis na época do cacau. Alguns restaurantes charmosos também ficam dispostos ali e a noite formam um belo cenário para um jantar romântico.
Praias de Canavieiras
Os 40 quilômetros de orla são privilegiados e é o que, de fato, atrai a maioria dos turistas. As praias são entrecortadas por rios, manguezais e trechos de mata Atlântica. As ilhas se respaldam nos coqueiros e na vasta faixa de areia que se estende no horizonte. Mesmo em alta temporada, dificilmente as praias ficam lotadas. A maioria delas é semideserta com espaço de sobra para descansar. No quesito agito a que mais se destaca é a praia da Costa na ilha de Atalaia, com barracas variadas e turistas que pedem porções de caranguejos frescos.
Praia da Costa
A praia da Costa fica na Ilha de Atalaia e, comparando-se às outras é a mais animada com barracas estruturadas que preparam especialidades e servem refrescos e drinks gelados em dias de sol. É preciso chegar cedo aos finais de semana para garantir um lugar. Ao fundo se encontram coqueiros exuberantes que combinam perfeitamente com o mar calmo. Fica a 2 km do centro.
Praia Atalaia
A praia de Atalaia fica na ilha de mesmo nome e contempla uma aldeia de pescadores. Ao redor se encontram pousadas e quiosques.
Barra do Albino
Esta praia possui boas ondas para banho e a foz do rio ao norte. O acesso é possível através da praia da Costa. Situa-se a 11 km do centro
Barra Velha
De todas as outras praias esta é a mais rústica de Canavieiras. Reúne mangues, lagoas, coqueiros, enseadas calmas indicadas para esportes náuticos. A lama do mangue no entorno é constantemente utilizado pelos SPAS para tratamentos estéticos e em outros tratamentos médicos. Fica a 29 km do centro.
Praia do Sul
Deserta, esta praia é mais frequentada para a realização de pesca esportiva. É rodeada por mangues e mata Atlântica.
Quando ir a Canavieiras
O sol permanece brilhando quase o ano todo, porém no inverno costumam acontecer chuvas com mais frequência.
No verão a cidade recebe um maior número de turistas que viajam para curtir as praias ou praticar a pesca esportiva.
Na primeira quinzena de setembro é realizado um festival gastronômico reconhecido, é o Festival do Caranguejo com vários pratos tendo como base a iguaria capturada nos mangues do entorno.
Como Chegar em Canavieiras
De avião:
O aeroporto mais próximo da cidade é o de Ilhéus que recebe voos diariamente de todos os lugares do Brasil.
De carro:
Caso esteja vindo do sul, siga pela BR-101 e depois pegue a BA-101. Do norte, siga pela BR-324, depois BR-101 sentido Itabuna e aí então a BA-101.
De ônibus:
Quatro companhias fazem o percurso de diversas regiões até Ilhéus, são elas: Águia Branca, São Geraldo, Novo Horizonte e Rio Doce. Da rodoviária de Ilhéus é possível pegar outro ônibus em direção a Canavieiras.
Informações Úteis de Canavieiras
Distâncias: Salvador – 444 km / Ilhéus – 122 km
Informações turísticas - (73) 3282-1544
Aeroporto de Ilhéus – (73) 3231-7629
Rodoviária de Canavieiras – (73) 3284-1399