Parintins
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Parintins na Amazônia é um local pouco visitado em certos períodos do ano, mas no final do mês de junho a celebração tradicional do Festival Folclórico de Parintins toma conta da cidade e convida muitos turistas. A festança dura três dias e é marcada pela disputa do Boi Garantido de cor vermelha e o Boi Caprichoso de cor azul. O Bumbódromo, estádio construído para dar início às festas, abriga as pessoas que chegam à cidade para curtir o festival que já virou tradição.
Mesmo em meses normais a rivalidade saudável trazida pela competição dos bois toma conta da população. No três dias em que ocorrem o evento histórias e lendas da população ribeirinha e da floresta são contadas ao público. Mais de cinco mil pessoas se organizam para se apresentar ao grande público que chega a 35 mil pessoas. São danças indígenas e outras manifestações populares que integram a programação.
Além da celebração dos bois, a cidade resguarda outros atrativos como o banho no rio Uiacurapá e a prática de esportes náuticos no Lago Macurany. Pode-se chegar até aldeias indígenas para conhecer o trabalho artesanal das tribos e ainda levar alguns presentes para casa. Para completar a vivência cultural não se pode ir embora sem degustar as delícias regionais como as peixadas e frutas exóticas.
O acesso à cidade é um pouco complicado, podendo ser realizado através de uma viagem de 18 horas de barco de Manaus ou com aviões que partem de Manaus e levam um pouco mais de uma hora de voo. Apesar da praticidade e agilidade do voo, muitos amazoenses preferem realizar o rústico passeio de barco para apreciar a rica paisagem amazônica. Em agosto praias de areia branca são formadas devido à vazante dos rios. Em setembro e outubro as águas estão propícias para a pesca de espécies diferentes nos rios da região.
Conheça também a capital Manaus.
Informações Úteis de Parintins
Distância: Manaus - 18 horas de barco ou cerca de uma hora de avião.
Mais informações no site: www.parintins.am.gov.br