Porto de Pedras
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
As belezas naturais e também a história cultural do povoado são os chamarizes de Porto de Pedras, que faz parte da Costa dos Corais e é um dos destinos mais procurados no percurso da Rota Ecológica.
A recomendação para quem pisa nesse cenário paradisíaco é conhecer as belas praias do Patacho, Laje e a praia de Tatuamunha, onde deságua o rio de mesmo nome que se destaca por ser palco do Projeto Peixes-Boi. Lá é possível pegar um barquinho para ver os animais no seu habitat natural bem de perto.
Já as praias da Laje e Patacho abrigam belezas que inspiram qualquer turista, para muitos inclusive, são eleitas como as mais bonitas de toda a região.
Outro destaque da cidade é o seu interessante centro histórico com casarões centenários que colorem e dão o charme que faltava à cidadezinha.
O local também se destaca pela gastronomia com ótimos restaurantes no centro e nas pousadas. A cidade, apesar de pequena, abriga pousadas de charme bastante confortáveis e à beira mar com inúmeros serviços e facilidades aos clientes. Alguns estabelecimentos organizam os principais passeios da Rota Ecológica.
Outra atração muito indicada ou praticamente obrigatória pra quem passa por aqui é fazer a travessia de balsa do rio Manguaba sentido à vizinha Japaratinga, com um cenário composto por manguezais e coqueirais gigantes.
Distâncias
Maceió – 108 km
São Miguel dos Milagres – 15 km
Maragogi – 21 km
Destinos relacionados
Conheça também:
O que fazer em Porto de Pedras
A chegada à foz do Rio Tatuamunha avisa a chegada a Porto de Pedras onde ao sul se encontra a deliciosa praia do Patacho, uma das mais lindas da região. Semi deserta, a praia possui um acesso difícil, mas que é recompensada pelos imensos coqueirais e as águas verdes claras que se estendem até o horizonte.
As praias da Laje e Tatuamunha, um pequeno vilarejo com casarões antigos preservados também são atrativos indicados para quem passa em Porto de Pedras. Lembre-se de admirar o centrinho histórico da cidade e as casas coloridas dos pescadores que vivem no entorno.
Projeto Peixe-Boi Marinho
O Projeto Peixe-Boi Marinho, é um projeto do Instituto Chico Mendes para preservar esta espécie que está ameaçada de extinção e conta apenas com 500 animais no litoral brasileiro.
No rio Tatuamunha o projeto se encarrega de integrar à natureza os animais que nascem no criadouro de Itamaracá em PE, onde fica a sede do projeto.
Da vila saem passeios de jangada pelo Rio Tatuamunha, que levam os visitantes a conhecer e observar o dócil e grandalhão peixe-boi marinho, mas as visitas são bem controladas, é permitida a visita de no máximo 70 pessoas por dia.
Veja a galeria de Santuário do Peixe-Boi Marinho
Praias de Porto de Pedras
Das praias que fazem parte de Porto de Pedras se destacam a prainha da foz do rio Tatuamunha com sede do projeto peixes-boi com possibilidade de observação, a praia da Laje uma das mais preservadas e desertas da região e a praia do Patacho, uma das mais belas da capital.
Praia de Tatuamunha
Uma espécie de prainha, a Praia de Tatuamunha é constantemente visitada aos finais de semana. O local é sede do projeto peixes-boi que nascem nos criadouros em Itamaracá. A praia fica situada no vilarejo de Tatuamunha onde se encontram belos casarões antigos. A prainha, nada mais é do que a foz do rio que é praticamente reservada aos hóspedes das pousadas que ficam quase em frente ao rio.
Veja a galeria de Fotos da Praia de Tatuamunha
Praia da Laje
Considerada uma das mais desertas do entorno, tem acesso difícil por uma estradinha escondida após a entrada que sinaliza a Praia do Patacho. No entanto, o esforço vale a pena para conhecer os lindos coqueiras e águas cristalinas, um dos mais belos de Alagoas.
Praia do Patacho
Seguindo por uma estradinha íngreme, antes de chegar no rio Manguaba se encontra a praia do Patacho. A praia é extensa com inúmeras casas de praia ocupando a orla. Bares podem ser encontrados mais ao centro de Porto de Pedras, uma vez que a região da praia é deserta
Veja a galeria de Fotos da Praia do Patacho
Quando ir a Porto de Pedras
O período mais indicado para ir a Porto de Pedras e, consequentemente realizar a Rota Ecológica que também envolve os municípios de Barra de Santo Antônio e São Miguel dos Milagres é no verão.
Isso porque as águas ficam ainda mais refrescantes e as paisagens deslumbrantes com um belo pôr do sol todos os dias. No quesito eventos a cidade organiza: Carnaval, Festival de Coco, São João na Roça, Festa da Padroeira (Nossa Senhora da Glória) e Festa dos Pescadores em junho.
Como Chegar a Porto de Pedras
De avião:
Você pode desembarcar no aeroporto de Maceió ou Recife e de lá se deslocar de ônibus ou de carro até Porto de Pedras. É necessário atravessar o rio Manguaba através de balsa para chegar até Porto.
De carro:
Partindo da capital siga pela AL-101 ao norte até chegar em Porto de Pedras. Já partindo de Recife siga pela BR-101 Sul, depois PE-060 e finalmente AL-101 Norte.
De ônibus:
De Maceió, existem ônibus que partem para Porto de Pedras diariamente.
Informações Úteis de Porto de Pedras
Distâncias
Maceió – 108 km
São Miguel dos Milagres – 15 km
Maragogi – 21 km