Piranhas

Nesta página, você vai encontrar:

Veja também:

Conhecida pelo legado histórico que carrega até os dias de hoje, Piranhas, no estado de Alagoas, divisa com o Sergipe, ficou famosa por ser a cidade onde se deu a captura de um dos maiores cangaceiros da história nordestina.

Você já deve ter adivinhado, trata-se do local onde o tenente João Bezerra e o resto da polícia caçaram Lampião e seu bando. Lá aconteceu a emboscada na Grota do Angico que desencadeou na decapitação da gangue. As cabeças chegaram a ficar expostas na escadaria da Prefeitura em Piranhas por um tempo como lição para outros cangaceiros não se atreverem a enfrentar a polícia e a cometer os mesmos crimes. Na década de 30, Lampião era o homem mais procurado de todo o nordeste. Até hoje sua história gera polêmica, pois umas pessoas o defendem como líder do povo nordestino enquanto os outros o veem como um assassino impiedoso.

O município de Piranhas preserva até os dias atuais a memória e o seu patrimônio histórico do século 19, o que o coroou com o título de Patrimônio Histórico Nacional em 2003 pelo IPHAN. A histórica cidadela conta com 20 mil moradores que vivem em casinhas simples e charmosas às margens do Rio São Francisco. A cidade já foi palco de filmagens cinematográficas como os filmes Bye, Bye Brasil de 1979 e Baile Perfumado de 1997.

O passeio mais conhecido na região é a Rota do Cangaço que sai do atacadouro da cidade. O percurso leva cerca de quatro horas e meia e contempla um passeio pelo leito do Rio São Francisco, passa pelo pequeno distrito de Entremontes onde é possível conhecer bordados típicos da região produzidos pelas artesãs locais. Dali saem os catamarãs rumo a Grota do Angico que fica na cidadezinha Poço Redondo. Além do tradicional passeio histórico, a cidade reserva um centro de artesanato que exalta toda a produção local e construções interessantes do Centro Histórico de Piranhas. Os fins de semana costumam ser agitados nos barzinhos da cidade com muita música ao vivo e animação.

 

Avalie esta página
.

O que fazer em Piranhas

⇑ Voltar ao topo
.

Quando ir a Piranhas

⇑ Voltar ao topo
.

Como Chegar em Piranhas

⇑ Voltar ao topo
.

Informações Úteis de Piranhas

⇑ Voltar ao topo
Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.