Maragogi
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Denominado de Caribe Brasileiro, Maragogi em Alagoas, próximo a capital, é um daqueles cenários cinematográficos inspiradores em que realmente se encontram as belezas que tanto se vê em filmes, novelas e cartões postais. Em Maragogi, pode-se de fato sentir na pele o sol ardente, a brisa fresca, o mar límpido, azul e cristalino, se refrescar na sombra dos imensos coqueiras, admirar recifes e falésias, realizar caminhadas em bancos de areia, passeios de barco, trilhas na Mata Atlântica, bebericar e beliscar nos deliciosos quiosques a beira mar e muito mais.
Para completar, é possível realizar aquele sonho de mergulhar fundo com cilindro, ou ao menos se arriscar com snorkel na Costa dos Corais (área de proteção ambiental criada em 97 que reúne 13 municípios dentre eles Maragogi), onde fica uma das mais belas piscinas naturais. Em Galés, considerada a piscina natural mais interessante dentre as outras da Costa, surpreende pelas faixas de corais, uma das maiores do mundo.
Segundo maior pólo turístico do estado, a cidade abriga rústicas vilas de pescadores, artesanato de renome com produtos diferenciados feitos de folhas de plantas e outros materiais, orla de dois quilômetros que reúne bares e restaurantes que servem suculentos petiscos de frutos do mar e pratos de dar água na boca carregados de temperos nordestinos. Após um farto e merecido almoço ou jantar, lembre-se de se deleitar com o bolo de goma, uma espécie de bolacha de sequilho feita à mão por doceiras locais em formato de concha.
Grupos de turistas tendem a sair de Maceió ou até mesmo Porto de Galinhas para realizar o circuito da Costa dos Corais, porém este famoso bate e volta não é suficiente para desbravar as belezas particulares de cada lugar. Reserve mais tempo para aproveitar intensamente a natureza reservada de Maragogi, ao invés de apressadamente tentar captar o que há de melhor no entorno. Estender a viagem um pouco mais realmente vale a pena.
Na sua visita à Maragogi você também pode se interessar em conhecer outros destinos próximos:
- São Miguel dos Milagres - AL
O que fazer em Maragogi
Não é pra menos que Maragogi tem uma das mais bonitas praias, piscinas naturais e falésias de Alagoas. A cidade fica situada na conhecida Costa dos Corais onde se encontram águas claras e refrescantes, areias finas, coqueiros imponentes, recifes e a ótima infraestrutura do entorno. Praias paradisíacas ou agitadas, têm para todos os gostos.
Os aventureiros também têm destino certo na trilha do visgueiro e nos passeios de barco onde acontecem paradas para mergulhos rasos ou profundos em meio aos peixes coloridos que se escondem nas grutas e bancos de corais. O artesanato rola solto no vilarejo, assim, os turistas têm a oportunidade de levar presentes de fibras de bananeira e outros objetos de decoração produzidos caprichosamente pelos artesãos locais.
Artesanato local
Aproveite o cansaço dos passeios em meio às águas para fazer uma pausa na Vitrine do Artesão e na Feira de Artesanato. Nestes locais, artesãos regionais expõem seus produtos típicos alagoanos feitos de fibra de bananeira e outros materiais.
Vitrine do Artesão: A Associação das Mulheres de Fibra, experts em artesanato de fibra de bananeira expõem seus produtos na Vitrine do Artesão. Dentre os produtos, destaque para as sandálias, chapéus, bordados e até bijouterias.
Feira de Artesanato: Uma grande e movimentada Feira de Artesanato é montada na orla da praia Maragogi. A feira atrai inúmeros turistas aos finais de semana e os nativos durante a semana interessados nos típicos objetos.
Passeios de aventura
Chegar a Maragogi, em solo recheado de belezas naturais e não desbravar os horizontes descortinando vistas panorâmicas é puro desperdício. Através do passeio de barco até as piscinas naturais do entorno é possível realizar mergulhos de snorkel ou cilindro junto a espécies de peixes coloridos. Realizar a trilha até o visgueiro com meio milênio também é uma experiência e tanto para os aventureiros de plantão.
Barco até piscinas naturais: A região abriga o maior conjunto de piscinas naturais, dentre elas: Barra Grande, Taocas, Barreira de Peroba e Galés que fica a seis quilômetros da costa de Maragogi. Com rica vida marinha e belezas naturais, o passeio de barco é a melhor escolha para apreciar a paisagem e realizar snorkel ou mergulhos mais profundos com cilindro próximo aos bancos.
Trilha do Visgueiro: A incrível trilha dura cerca de duas horas de muita aventura em meio à mata Atlântica. No meio do caminho é possível desbravar cachoeiras cristalinas, casinhas de taipa, experimentar frutas regionais e visitar a Associação Mulheres de Fibra. O ponto mais alto da atração é a chegada ao visgueiro com 500 anos. O passeio exige a companhia de um guia regional.
Veja a galeria de Fotos das Galés de Maragogi
Praias de Maragogi
As praias de Maragogi já se tornaram famosas por abrigarem piscinas naturais repletas de espécies marinhas que permitem mergulhos e banhos.
Praias mais afastadas, longe de tudo e de todos e aquelas mais urbanizadas com quiosques, hotéis e restaurantes ao redor podem ser facilmente encontradas.
Praia de São Bento
Praia com águas cristalinas ideais para banhos. Quando em maré alta, a água avança sobre a larga faixa de areia. Aqui ficam algumas casas de pescadores onde são produzidos os famosos bolos de goma. Localizada a quatro quilômetros da vila.
Praia de Maragogi
Praia mais urbanizada e, consequentemente mais movimentada da cidade, Maragogi é cercado por restaurantes, hotéis e casas de veraneio. Ao norte e sul é possível encontrar espaços mais desertos para caminhadas. A areia é fina e as águas são calmas. Dali partem as embarcações para as piscinas naturais de Galés, a seis quilômetros da costa.
Veja a galeria de Fotos da Praia de Maragogi
Praia de Burgalhau
O cenário encantador da praia é dificultado devido ao seu acesso, possível através da travessia de um manguezal em estrada de terra. Os fortes que chegam à praia Burgalhau se admiram com o mar e a barreira de recifes que contornam toda a orla. Fica a quatro quilômetros da vila.
Praia de Barra Grande
Com muitas casas de veraneio no entorno, possibilita um interessante passeio de bugue sobre os bancos de areia que dividem o mar formando belas piscinas naturais. Fica a seis quilômetros da vila.
Veja a galeria de Praia de Barra Grande
Praia de Xaréu
Com baixa infraestrutura e casas no entorno esta praia fica deserta por ser de difícil acesso a partir de carro. Porém, bastam dois quilômetros a pé partindo de Barra Grande na maré baixa para chegar ao selvagem destino. Fica a oito quilômetros da vila
Praia de Ponta do Mangue
Praia pequena, porém bela com recifes que formam piscinas azuis é mais frequentada pelos hóspedes dos resorts que ficam ali dispostos. Fica a dez quilômetros da vila.
Veja a galeria de Fotos da Praia Ponta do Mangue
Praia de Peroba
Aqui a bela vista fica por conta do encontro entre o rio Persinunga e o mar, em uma união de dois estados Alagoas e Pernambuco. A praia em si é calma, com pouco movimento. A doze quilômetros da vila.
Praia Bitingui
Isolada com vários coqueiros que permeiam a orla, mar cristalino e bancos de areia perfeito para longas caminhadas. Próximo dali fica uma vila de pescadores e alguns hotéis. Fica a 13 quilômetros do vilarejo.
Praia Barreiras do Boqueirão
Faz divisa com Boqueirão e é o ponto mais frequentado por surfistas que buscam as fortes ondas para praticar o esporte em meio ao cenário de falésias e pedras. As falésias que são encontradas chegam a 20 metros de altura. Situada a 15 quilômetros da vila.
Praia Boqueirão
Deserta, repleta de recifes, coqueiros e faixa longa de areia é ideal para os que buscam tranquilidade. A 16 quilômetros da vila.
Praia do Pontal
Daqui partem as balsas para São Miguel dos Milagres que integra a Rota Ecológica. Fica a 18 quilômetros da vila.
Quando ir a Maragogi
Apesar de entre maio e junho as chuvas aumentarem, em Maragogi faz sol o ano todo. Mesmo assim, prefira viajar no verão quando as águas estão ainda mais cristalinas e refrescantes.
Apenas é preciso ficar atento quando for maré baixa para marcar a viagem, pois, caso contrário, a maioria dos passeios ficam comprometidos.
Como Chegar em Maragogi
De avião:
O Aeroporto mais próximo é o de Recife, a 135 km. Também é possível desembarcar na capital, no aeroporto Zumbi dos Palmares que fica a 140 km de Maragogi.
De carro:
De Maceió siga pela AL-101 Norte e, de Recife pela estrada BR-101 Sul, depois PE-060.
De ônibus:
Os ônibus Real Alagoas saem das rodoviárias de Recife e Maceió, onde é possível chegar em Maragogi após duas horas e meia de viagem.
Informações Úteis de Maragogi
Distâncias: Maceió – 140 km / Recife – 135 km / Brasília – 2.185 km / Rio de Janeiro – 2.280 / São Paulo – 2.590.
Informações turísticas: (82) 3296-1305
Associação do Trade Turístico de Magogi – (82) 3296-1305
Clima: temperatura de 12º a 39º
Mais infos no site: http://www.maragogi.al.gov.br
Aeroporto Zumbi dos Palmares – (82) 3214-4000
Rodoviária de Maceió – (82) 3221-4615