Maceió
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Águas mornas e transparentes, pedras, faixas extensas de areia, envoltas por coqueirais e falésias. Piscinas naturais contornadas pelas nove ilhas de Lagoa de Mundaú. Noite badalada ao som do melhor forró nordestino. Restaurantes com pratos sofisticados tendo como carro-chefe as receitas com frutos do mar. Doces artesanais e tapiocas de mil e um sabores. Centro repleto de história arquitetônica e clássica. Cultura local difundida pelas mãos das rendeiras e artistas locais valorizados nos centros de artesanato e museus da cidade.
Precisa de mais motivos para visitar Maceió? Esta cidade é capital do estado de Alagoas que não poderia ser melhor representado. Em uma simples voltinha pode-se observar como a natureza foi generosa, delineando um mar turquesa com um imponente e radiante sol ao fundo.
A receptividade da cidade fica por conta também dos nativos que dão as boas-vindas da melhor maneira: com forró e comida à vontade nas barracas de pura agitação na orla. A abundância dos pratos se destaca na iguaria da região, o sururu! Um molusco de 2 cm que compõe a maioria dos pratos típicos nos restaurantes de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, local onde se concentram os melhores hotéis, praias e estabelecimentos gastronômicos. Como falar de Maceió e não exaltar seu artesanato? A cidade abriga centros de referência em cultura folclórica com objetos de renda, barro, madeira, cerâmica e inúmeros outros materiais.
Para visitar a capital é preciso reservar ao menos uma semana para descortinar paisagens e desbravar territórios. Mas além das belezas impressionantes, os preços da cidade também são um dos principais chamarizes, hotéis com diárias a ótimo custo-benefício, drinks a preço de cerveja, sorvete a preço de banana, artesanato a preço justo, além de restaurantes com preços acessíveis que são um um ótimo convite para degustar algumas especialidades como o caldo do sururu, camarão ao alho e óleo, chiclete de camarão e outras delícias.
Apesar das singelas construções históricas que fazem parte do centro histórico da cidade, nada se compara à companhia do mar que funciona como plano de fundo para um jantar romântico ou uma caminhada no calçadão da orla das praias centrais. O pôr do sol em contraste com as coloridas jangadas que partem mar afora também são paisagens que surpreendem pela imensidão alaranjada que toma conta do céu. A dica para locomoção é o aluguel de carros, acordo com taxistas ou uso de transporte urbano. É importante agendar os passeios com antecedência com as agências de turismo e garantir os melhores passeios.
O que fazer em Maceió
Com uma das orlas urbanas mais atraentes do Brasil, Maceió forma a invejosa trinca Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca com uma das melhores infraestruturas hoteleiras, restaurantes e as praias mais belas da região. Abençoada, a paisagem abriga piscinas naturais, recifes, pistas de corridas e quiosques que trazem mais satisfação ao turista e o intenso desejo de retorno. As cabanas na orla das praias propiciam a agitação merecida com forró ao vivo e comida abundante. Além da natureza, Maceió possui características notórias no aspecto histórico e cultural. Histórico, pois abriga um centro histórico com igrejas e museus que impressionam pela arquitetura e acervo, e cultural pelos grandes centros e lojas de teares que se espalham próximos às praias.
Centro Histórico
O centro histórico de Maceió pode não ser o mais recheado do nordeste, mas merece respeito pelas características ecléticas que abriga numa mistura de tradição portuguesa, arquitetura barroca, neoclássica e gótica. Essas belezas se evidenciam nas igrejas Bom Jesus dos Martírios, Nossa Senhora do Livramento e Catedral Metropolitana de Maceió. Os dois grandes museus (Museu Théo Brandão e Museu de Arte Sacra Pierre Chalita) também não ficam para trás com um acervo regional surpreendente que abriga pinturas, acervo audiovisual e objetos.
Veja a galeria de Fotos do Centro Histórico de Maceió
Museu Théo Brandão
O museu surpreende pelos três andares de arquitetura clássica. O museu abriga salas temáticas, fotografias, folhetos de cordel, livros, fitas de vídeo, discos, objetos artesanais com obras antigas e novas que refletem a cultura alagoana. Sobretudo as moringas e cerâmica de artistas conceituados locais se destacam. Países como México, Portugal, Espanha e África também são valorizadas. Fica na Avenida da Paz.
Veja a galeria de Fotos do Centro Histórico de Maceió
Catedral Metropolitana de Maceió
Situada na Praça Dom Pedro II, foi fundada em 1859 e chama a atenção pela estrutura imponente. Desde sua fundação foi reformada várias vezes, mas não perdeu os traços característicos e clássicos. O altar é composto de alvenaria, as cancelas de madeira, os candelabros de prata e os púlpitos com desenhos em ouro. Vale a visita como ponto histórico da cidade.
Igreja Bom Jesus dos Martírios
Era uma antiga capela, até se transformar nesta linda igreja em 1881. Esta igreja transformou-se em um verdadeiro misto cultural e arquitetônico, reunindo traços barroco, neoclássico, neogótico e azulejos portugueses. Ao alto, admira-se as torres com coroamentos retorcidos. O interior fica por conta do estilo art-nouveau. Fica na Praça Floriano Peixoto.
Igreja da Nossa Senhora do Livramento
Uma igreja que compreende o centro histórico de Maceió é a Igreja de Nossa Senhora do Livramento. Em seu interior compreende-se uma pintura que homenageia Imaculada de Conceição. No exterior além da arquitetura neoclássica, fazem sucesso os doces caseiros que são vendidos na porta. Fica na Rua Senador Mendonça.
Museu de Arte Sacra Pierre Chalita
O grandioso museu se divide entre o sótão com quadros de pintores brasileiros como Tarsila do Amaral, o térreo recheado de artefatos ao melhor estilo barroco e o primeiro andar, com obras de Chalita (o que dá nome ao museu). Ao todo, o museu contempla três mil peças, dentre elas: pratarias, pinturas, desenhos, mobílias, estátuas e quadros do século XVII ao XIX. Fica na Praça Marechal Floriano Peixoto.
Lagoa Mundaú
O passeio pela Lagoa Mundaú é um daqueles que são certamente obrigatórios para se ter uma viagem completa. Um conjunto de nove ilhas compõem a lagoa.
As escunas fazem o percurso pela bela lagoa desbravando cenários naturais que se estendem por 600 quilômetros de superfície. Uma parada é feita na Prainha para mergulho e alimentação nas barracas típicas. Nas ilhas por onde se passa é possível observar os pescadores e rendeiras trabalhando e contemplar manguezais, vegetação de restinga, crustáceos e praias isoladas. Reserve metade do seu dia, pois o passeio tem em média quatro horas, contando a partir da saída no Pontal da Barra.
Compras e Feiras
De que adianta pisar em Maceió e não levar nenhuma lembrança e testemunho da sua passada pelas incríveis belezas? Mais do que fotos, o artesanato local é a melhor referência e lembrança da cidade. Objetos de barro, cerâmica, couro, fibras, madeira, palha, renda, bilro e muito mais são encontradas na Feira de Artesanato da Pajuçara, Mercado do Artesanato e Núcleo do Artesanato do Pontal da Barra. Isso sem falar nos maravilhosos doces de se comer rezando encontrados na Associação das Doceiras de Massagueira.
Feira de Artesanato da Pajuçara: Uma das feiras mais procuradas da capital, a Feira de Artesanato da Pajuçara fica na Avenida Doutor Antonio Gouveia, à beira mar e reúne 200 quiosques de objetos regionais. Os objetos têm como mão de obra vários materiais: madeira, palha, fibra de coqueiro, cerâmica, couro e barro. Ao final do dia, os fãs de música podem curtir um animado forró no local. Veja as fotos.
Mercado do Artesanato: Bem localizado, o Mercado do Artesanato fica perto do centro da cidade e contempla 250 lojas de artigos tipicamente nordestinos como esculturas de barros, toalhas de mesa de renda, artefatos de madeira, dentre outros. Fica na Rua Melo Morais.
Associação das Doceiras de Massagueira: Quem diria que uma vila de pescadores, situada em Marechal Deodoro a 15 quilômetros de Maceió seria abrigo de deliciosos doces e quitutes? Este abrigo da gula é casa das melhores doceiras da região. Neste local situa-se 30 quiosques com doces artesanais caprichosamente preparados. Destaque para: cocadas naturais e queimadas e as de sabores de maracujá, banana, goiaba, jaca e amendoim, além dos suspiros e bolos caseiros de coco. Fica na Avenida Antônio Cunha.
Núcleo de Artesanato do Pontal da Barra: Situada na famosa Rua das Rendeiras, às margens da Lagoa Mundaú, as profissionais expõem seu trabalhos em rendas e bordados nas mais variadas formas: toalhas, cortinas e até roupas para vestimenta tipicamente do litoral nordestino. A feira funciona todos os dias das 09h às 18h. Veja as fotos.
Praias de Maceió
Maceió é capital de Alagoas e referência em praias cristalinas, extensas faixas de areia, recifes e quiosques badalados. Palco de alguns campeonatos de surf e windsurf, as praias se dividem entre os esportistas, jovens moradores e turistas, principalmente na alta temporada. Os turistas que viajam a Maceió já chegam preparados para desbravar as praias afastadas e se divertir nas praias urbanas. Opções realmente não faltam, a natureza foi generosa ao escolher Maceió como berço de belezas naturais.
Pajuçara
Pajuçara é o destino certo para crianças e suas famílias se deliciarem nas águas calmas e claras. É permitido realizar mergulhos a dois quilômetros da costa. O trajeto é feito a partir de rústicas jangadas que levam ao melhor trecho para mergulho. Na praia ficam dispostos músicos e dançarinos que produzem um forró animado. A praia é destino também dos esportistas que se espalham pelas ciclovias e pistas de corrida.
Veja a galeria de Fotos da Praia de Pajuçara
Clique e faça um passeio virtual: Pajuçara
Ponta Verde
A praia de Ponta Verde é uma praia urbana de Maceió, com o calçadão mais badalado da capital alagoana. Os turistas que pisam na areia fofa se dividem entre o mar calmo e as barracas com comidas especiais. É ideal para a prática de mergulho e windsurf.
Veja a galeria de Fotos da Praia de Ponta Verde
Clique e faça um passeio virtual: Ponta Verde
Jatiúca
Boa para surfistas e outros esportistas náuticos, a praia de Jatiúca é palco de alguns campeonatos ao longo do ano. Abriga também barracas que são ponto de encontro dos jovens.
Veja a galeria de Fotos da Praia de Jatiúca
Clique e faça um passeio virtual: Jatiúca
Cruz das Almas
Com ondas fortes, esta praia já se tornou segunda casa dos surfistas. Não é indicada para mergulhos por causa dos recifes perigosos que permanecem submersos.
Jacarecica
A extensa faixa de areia firme é propícia para caminhadas. Famílias costumam vir a essa praia para passar o dia e mergulhar no mar verde e piscinas naturais que são formadas.
Veja a galeria de Fotos da Praia de Jacarecica
Guaxuma
Ao seu redor ficam dispostas as casas de veraneio e quiosques construídos para ampliar o movimento da região. As águas ficam envoltas por pedras e armadilhas para captura de peixes.
Veja a galeria de Fotos da Praia de Gaxuma
Clique e faça um passeio virtual: Guaxuma
Garça Torta
Pode-se dizer que esta praia é semi-deserta, devido à paisagem exuberante proporcionada pelos coqueiros e a escassez de quiosques.
Riacho Doce
É uma praia situada em uma rústica vila de pescadores. Abriga água calma e areia fofa. Chegou a ser até tema de uma minssérie no passado por toda sua beleza.
Praia Mirante da Sereia
A praia reserva uma estátua de uma sereia que fica sob os recifes, o que dá nome ao lugar, e um mirante com uma vista que descortina o horizonte litorâneo.
Pratagi
A 18 km do centro da cidade, reúne piscinas naturais indicadas para banhos. A esquerda encontra-se um espaço mais reservado livre de quiosques e tumulto, onde é possível relaxar em meio à natureza.
Ipioca
As ondas fortes de coloração azulada trazem vários visitantes que se alojam nas populares barracas para apreciar a vista ao lado dos coqueiros e se banhar nas águas.
Veja a galeria de Fotos da Praia de Ipioca
Costa Brava
Protegida por mata nativa, a praia é tranquila, com mar esverdeado e extensa faixa de areia.
Paripueira
Conhecida por ser o marco do início dos bancos de corais que se estendem até o Pernambuco, esta praia permite banhos nas águas naturais mornas.
Veja a galeria de Fotos da Praia de Paripueira
Sonho Verde
A faixa clara de areia se contrasta com o verde do mar repleto de recifes. Os coqueiros na orla se confundem com os muitos condomínios e barracas do entorno.
Praia do Pontal da Barra
Fica em frente a um polo petroquímico, talvez por isso seu mar seja impróprio para banho. Mas a vista é uma beleza, rodeada de coqueirais e fica na Rua das Rendeiras, onde se destaca o artesanato local.
Praia do Francês
Pertinho de Maceió, a famosa praia do Francês se apresenta exuberante e eclética. Do lado esquerdo a praia é cercada por arrecifes transformando o mar em uma gigantesca piscina natural, além disso, a areia é repleta de restaurantes e bares que deixam a praia bem movimentada principalmente aos finais de semana. Já do lado direito a paisagem é rustica, apenas um belo coqueiral emoldura a praia que tem mar agitado e ondas fortes, tornando este lado point dos surfistas que estão sempre por ali.
Veja a galeria de Fotos da Praia do Francês
Clique e faça um passeio virtual: Praia do Francês
Praia do Gunga
Uma ponta de areia branca na foz da Lagoa do Roteiro, um mar de águas claras com uma imensa bancada de coral que forma piscinas naturais na maré baixa e um belo coqueiral em seu entorno, essa é a Praia do Gunga, uma das maiores belezas no entorno de Maceió que se tornou referência na capital alagoana, porém, a Praia do Gunga pertence ao município vizinho de Barra de São Miguel. Possui uma ampla estrutura gastronômica e de lazer.
Veja a galeria de Fotos da Praia do Gunga
Clique e faça um passeio virtual: Praia do Gunga
Quando ir a Maceió
Com relação ao clima, os meses de mais sol e menos chuva é de setembro a março, já as chuvas chegam em Maceió em maio e junho. Se for viajar no verão prepare o bolso para a alta temporada. Apesar dos preços, Maceió é uma das capitais mais baratas de todo Nordeste, por este e outros motivos, a cidade é atraente para turistas ávidos por conhecer as belas praias. Como um dos destinos certos para passagem do ano, o Reveillón da capital é movimentada, a cidade fica cheia e é preciso comprar ingressos para os eventos que são organizados com antecedência. Nos entornos o Carnaval é animado, assim como a grandiosa comemoração de São João.
Como chegar em Maceió
De avião:
O aeroporto de Maceió é o Zumbi de Palmares, famoso pela sua modernidade, fica a 25 km da orla urbana e recebe o ano todo turistas de diversas capitais brasileiras. As conexões diretas são para: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Aracaju.
De carro:
A principal via de acesso ao Nordeste é pela BR-101. Para chegar a Maceió, quando alcançar Messias siga pela BR-104.
De ônibus:
São Geraldo e Itapemirim fazem o trajeto das principais capitais.
Informações Úteis de Maceió
Secretaria de Turismo de Maceió (82) 3336-4409
Informações Turísticas – (82) 3336-5213
Aeroporto Zumbi dos Palmares – (82) 3036-5213
Rodoviária (82) 3221-4081
Informações do estado: http://www.turismo.al.gov.br/
Clima: tropical, entre 12° e 39°.